Outras árvores de fruto

Quando plantar uma figueira

Quando plantar uma figueira
Imagem: apadrinaunarbrefruiter.com

A figueira é uma árvore de sequeiro da família das moráceas que tem um tamanho menor do que o resto. Na aparência é semelhante a um arbusto por sua baixa altura, entre dois e cinco metros. Produz dois tipos de frutos, as brebas durante o mês de Junho e os figos entre Agosto e Setembro. Ambos os frutos são muito procurados, tanto para serem comidos frescos como para serem utilizados como acompanhamento em algum molho ou prato de culinária. Além disso, este tipo de árvore não requer de muitos cuidados para se manter viva, por isso não é de estranhar que muita gente prefira plantar sua própria figueira e colher seus frutos. No entanto, sabemos a época em que devemos fazê-lo? Para resolver esta dúvida, neste artigo de umComo.com.br contamos a você quando plantar uma figueira.

Também lhe pode interessar: Como plantar uma figueira

Passos a seguir:

1

A figueira é uma das árvores que melhor suporta as mudanças de temperatura, pode aguentar de -7ºC até 40ºC. No entanto, a temperatura ótima para um melhor desenvolvimento desta planta frutífera é 18ºC. Ainda que possam suportar praticamente qualquer clima, é recomendável não expô-las a geadas nem a longas exposições à luz direta do sol. O mais recomendável é procurar uma zona na qual exista a temperatura mais próxima à ideal.

2

Tenha em conta que a figueira é uma árvore baixa, mas muito larga, por isso você deverá escolher um lugar em que ela possa desenvolver sua copa sem problemas. A forma mais fácil de plantá-la através de estacas de outra figueira, ainda que também possa ser feito com sementes.

3

A época do ano mais favorável para a plantação da figueira é o inverno, entre Junho e Setembro. Para isso, é conveniente escolher um adubo de qualidade feito com produtos orgânicos, fertilizantes ou estrume, e preparar a terra na primavera, para plantar a figueira no inverno no campo, ao ar livre.

4

Uma vez que tiver plantado sua figueira, você precisa saber que é uma das árvores menos exigentes quanto aos cuidados. Em geral, mantém-se com a água da chuva e a umidade da terra, mas é sempre recomendável regá-la de vez em quando sem chegar a encharcá-la. A figueira mantém-se com pouca quantidade de água, pois o excesso da mesma prejudica e danifica os frutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando plantar uma figueira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Rui Alberto Cabrita Gonçalves
Quando posso despor um pernada de figueira num vaso para mais tarde estar quebrada para por na terra obrigado
A sua avaliação:
Antonio Rodrigues
como pelantare istaca de figueira
Luciria Rezende
Posso plantar uma figueira chilena para fazer sombra no quintal de casa???
A sua avaliação:
vitor morais
Devo manter as figueiras juntas com outras arvores.
Imagem: apadrinaunarbrefruiter.com
Quando plantar uma figueira