Limpar com água sanitária

Água sanitária - O que é e como é feita

Água sanitária - O que é e como é feita
Imagem: candura.com.br

A água sanitária é um líquido criado quimicamente para desinfetar o banheiro, o chão e outras superfícies, também se pode usar para branquear a roupa, isto é o que a maior parte das pessoas sabe, mas o que poucas pessoas sabem é que a água sanitária é um produto que se encontra também no interior do nosso corpo. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhes várias coisas sobre a água sanitária: o princípio químico que a sustenta, as características da água sanitária e como agir se tocar nos olhos ou em sítios delicados.

Índice

  1. Princípio químico da água sanitária
  2. Propriedades da água sanitária
  3. Origem da água sanitária
  4. Propriedades da água sanitária
  5. Como atuar perante uma intoxicação de água sanitária

Princípio químico da água sanitária

O hipoclorito de sódio ou hipoclorito sódico é um composto químico cuja fórmula é NaCIO. Contém o cloro em estado de oxidação +I e por isso é um oxidante forte e econômico. Em solução aquosa só é estável em pH básico. Para acidificar na presença de cloreto liberta cloro elementar. Por isso, deve guardar longe de qualquer síntese de ácido. O hipoclorito sódico (em conjunto com o cloreto de sódio (sal)) obtém-se convenientemente por dissolução do cloro elementar numa solução aquosa de hidróxido de sódio numa reação de dismutação: 2 NaOH + Cl2 -> NaClO + NaCl + H2O.

Propriedades da água sanitária

As propriedades da água sanitária são conhecidas por todos e é um produto bastante usado para limpar e branquear. Devido a esta característica destrói muitos colorantes, pelo que não se utiliza como branqueadores. Também se aproveitam as suas propriedades desinfectantes.

Origem da água sanitária

A água sanitária é um composto químico chamado de hipoclorito de sódio, dissolvido em água. Foi desenvolvido pelo francês Berthollet em 1787 para branquear tecidos. Depois, no final do século XIX, Luis Pasteur comprovou o seu incomparável poder de desinfeção, estendendo o seu uso para a defesa da saúde contra germes e bactérias.

Veja mais em: Como fazer água sanitária caseira

Propriedades da água sanitária

A água sanitária é um produto corrosivo que deve tratar-se com cuidado pois é prejudicial para a saúde e por isso deve manter-se fora do alcance das crianças e deve mexer-se sempre com muito cuidado utilizando luvas. A sua ação corrosiva pode danificar aço inoxidável se se utilizar em concentrações elevadas e durante muito tempo. Também estraga a roupa se se utilizar como branqueador de forma muito frequente, chegando a modificar a cor branca em cinza. A água sanitária não é adequada para lavar nylon, seda ou lã porque as destrói. Por esta razão, é conveniente utilizar produtos comerciais que têm as concentrações adequadas para cada uso e que não são tão perigosas de manusear. Se quer branquear uma peça de roupa de algodão para efeitos especiais, pode aplicar água sanitária, mas quando conseguir o efeito desejado, tem que neutralizar a reação química da água sanitária no tecido, mergulhando a peça numa solução de água e vinagre (200 ml de vinagre num litro de água) e depois lavá-la com água com sabão neutro (3 a 5 gramas de aparas de sabão puro num litro de água). No entanto, apesar do quão poderosa a água sanitária é, a sua ação corrosiva desaparece à medida que vai atuando e termina descompondo-se em sal e água. A água sanitária que vai pelo ralo continuará a cumprir a sua ação de limpeza até perder todo o seu poder corrosivo e antiséptico. Por esta razão não afeta o meio ambiente.

Como atuar perante uma intoxicação de água sanitária

No geral, para neutralizar a ação da água sanitária, deve-se usar apenas água fria. Nos casos de ingestão acidental, não se deve induzir o vômito, mas sim utilizar grandes quantidades de água fria, leite, gelados ou antiácidos para neutralizá-la e chamar um médico para prestar a atenção correspondente. Se a água sanitária caiu na pele ou nos olhos, deve-se limpar ou lavar com água abundante durante pelo menos 15 minutos. Algumas combinações de água sanitária com branqueadores ou com alguns produtos de limpeza em pó e amoníaco podem libertar o cloro que pode causar asfixia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Água sanitária - O que é e como é feita, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Rivaldo Luiz
Gastaria de abrir uma mini industria de fabricação de água sanitaria, como faço e o que preciso?
A sua avaliação:
adriana
Gositária de saber se tem como fazer água sanitária diluindo pastilha de hipoclorito de cálcio?
A sua avaliação:
Jorge Felizardo Neves
Não satisfeito em função da minha questão colocada e que è a seguinte : Qual a percentagem de hipoclorito de sódio e água para servir de desinfectante ? Obrigado. Cumprimentos. jfn.
A sua avaliação:
ide silva
gostaria de saber se posso fazer agua sanitaria com sanitizante ,fui comprar o ipoclorito de sodio ,e a moça me vendeu o sanitizante,tem o mesmo efeito!obrigada
A sua avaliação:
jorge tadeu da silva
Bom dia qual a formula para se fazer, uma água sanitária de boa qualidade.
Aldemir Feliciano dos Santos
20 % hipoclorito de sodio
Rosiron Brandão Bilio
Como é feito a água sanitária???
Aldemir Feliciano dos Santos
agua 80% +1% barrilha leve ou carbonato de sodio +19%hipoclorito de sodio ou cloro de boa qualidade
asdfghjklç
eu queria saber seus componentes quimicos
Leide melo
Quais os ingredientes e como se faz agua sanitaria caseira kero aprender.posso esperar sua resposta?
Fernando
Alem de bactericida a água sanitária tem efeito fungicida ,que extermina fungos ,dês de que esteja livres de gorduras ,lavados com detergente .Os lava pês de empresas exigentes tem 2 tanques um com detergente um com água sanitária . espero ter ajudado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernando, obrigada pela sua visita e por a informação fornecida :)
karol
eu queria aber como ele foi fabricado
Imagem: candura.com.br
Água sanitária - O que é e como é feita