Aplicar verniz

Como aplicar o verniz

Como aplicar o verniz
Imagem: lmpinturas.com.br

O verniz é importantíssimo para todas as superfícies de madeira que tiver em casa. Sua função é manter a madeira em bom estado durante muitos anos. Por isso, se tiver móveis de madeira e, principalmente se estiverem expostos ao ar livre e ao sol, será importantíssimo aplicar uma demão de verniz. Aplicá-lo é muito fácil, para obter bons resultados você só precisa seguir os seguintes passos de umComo sobre como aplicar o verniz.

Vai precisar de:
  • Lixa
  • Pano
  • Verniz
  • Pincel
  • Pedaço de pau
Também lhe pode interessar: Como fabricar grafiato caseiro
Passos a seguir:
1

O primeiro passo e importantíssimo, antes de aplicar o verniz sobre uma superfície de madeira, você precisa lixar a superfície que quer pintar. Assim ela ficará bem lisa e sem imperfeições.

Como aplicar o verniz - Passo 1
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
2

Não agite a lata de verniz porque poderia criar bolhas dentro do líquido da lata. Ao aplicar o verniz posteriormente em uma superfície de madeira, podem aparecer bolhas na superfície quando já estiver seca.

3

Abra a lata de verniz e misture o líquido antes de usá-lo usando um pedaço de madeira ou um pincel. Desta maneira, misturam-se todos os seus componentes.

Como aplicar o verniz - Passo 3
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
4

Após misturar o verniz, mergulhe a metade ou 1/3 do pincel para absorver bem o verniz. Não é preciso mergulhar o pincel inteiro dentro da lata.

5

Para tirar o excesso de verniz do pincel não tem que esfregá-lo contra a beirada da lata. Só é preciso dar pequenos golpes, escorrendo o excesso.

6

A seguir já pode pintar a superfície de madeira com o pincel. Faça-o de maneira delicada, sem dar golpes na madeira e seguindo um padrão, ou seja, a direção a seguir é a das fibras da própria madeira. Você precisa aplicar o verniz com rapidez, espalhando o verniz úmido em um só lugar. Se começar a secar, ficará diferente.

Como aplicar o verniz - Passo 6
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
7

Quando tiver aplicado uma camada, deixe secar e espere alguns minutos até aplicar outra. Após cada camada, quando estiverem secas, é necessário limpar com um pano para tirar qualquer partícula.

8

E ser quer saber como pintar madeira envernizada, entre no nosso artigo e descubra o passo a passo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar o verniz, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • As superfícies planas são as mais fáceis de pintar, mas tem também de começar por uma ponta e terminar na outra, trabalhando sempre de forma horizontal e criando padrões suaves.
  • Se cometer algum erro terá que lixar toda a superfície e voltar a começar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Pilar
Há pouco passei verniz acrílico fosco sobre um móvel pintado com tinta acrílica. Algumas partes do móvel ficaram brancas, como se tivessem restos de verniz. O que posso fazer? A aparência do móvel vai melhorar se passar uma segunda camada de verniz ou devo fazer mais uma demão de tinta para ocultar as manchas brancas?
jose firmino
que verniz milagroso é esse que seca em minutos?
Imagem: lmpinturas.com.br
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
Imagem: equipedeobra.pini.com.br
1 de 4
Como aplicar o verniz