Bricolage de móveis

Como aplicar uma pátina

Como aplicar uma pátina

A pátina é uma capa semitransparente que se aplica a um móvel depois de terminado. O patinado é um processo válido para qualquer tipo de terminação em um móvel de madeira ou outro material, como o ferro ou forja. Aqui faremos com madeira ou um móvel, o que quiser. Se quiser saber como se faz veja o seguinte artigo de umComo.com.br, como aplicar uma pátina.

Vai precisar de:

  • Móvel ou peça de madeira .
  • 2 pincéis chatos de cerda.
  • Lixa extrafina.
  • Acrílicos: azul ultramar, azul noite.
  • Esponja de aço.
  • Verniz à base de água.
  • Glaseador à base de água e trincha.
  • Látex branco .
Também lhe pode interessar: Como fazer uma mesa de madeira

Passos a seguir:

1

Primeiramente prepare a base. Se a peça é de madeira, lixe a superfície no sentido do veio, retire o pó e cubra com duas mãos de látex branco, deixando secar muito bem entre camada e camada. Quando se trabalha sobre o MDF, só se deve retirar o pó com um pano e selar com duas mãos de látex branco.

Como aplicar uma pátina - Passo 1
2

Depois misture látex branco com uma pitada de acrílico azul ultramar e aplique com trincha uniformemente. Deixe secar. Adicione aos acrílicos azul ultramar e azul noite, um pouco de glaseador. Utilize um pincel de cerda para cada cor e aplique-as por setores em faixas irregulares, alternando um tom e outro, para que as cores sejam bem definidas e não se misturem entre si.

Como aplicar uma pátina - Passo 2
3

Sem deixar secar, arraste firmemente a tinta com a esponja de aço, sempre em um mesmo sentido. A esponja, por sua vez, irá tirando tinta, produzindo um delicado efeito listrado. Uma vez seco o trabalho, proteja com três mãos de verniz à base de água.

Como aplicar uma pátina - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar uma pátina, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
paulo
Comentario iss o e otimo pra aprender
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Muito obrigada pelo seu comentário :)
Solange David
Tenho muito interesse em aplicação de pátina tanto no estilo provençal como no estilo dos móveis de Minas aspecto com mais cores. Poderiam enviar alguns artigos nessa categoria? Obrigada
Bárbara
e o glaseador, o que é e como usar?
1 de 4
Como aplicar uma pátina