Aquecedores de piscina

Como climatizar uma piscina

Como climatizar uma piscina

Quem disse que as piscinas são apenas para o verão? Atualmente, a maioria das piscinas podem ser climatizadas, assim é possível desfrutar delas durante todo o ano. Deste modo, o fato de climatizar uma piscina pode permitir aumentar a temperatura da água se inclusive no verão for muito fria. Para que a climatização seja correta, considere diversos fatores como o tamanho da piscina, se está coberta ou descoberta, o clima da zona, etc. Neste artigo de umComo.com.br explicamos o que você deve saber sobre como climatizar uma piscina.

Também lhe pode interessar: Como limpar uma piscina verde

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que se considera climatizada uma piscina quando a temperatura da água é de 27-28ºC, de forma que são necessárias uma instalação e infraestruturas que permitam atingir e manter essa temperatura.

2

Desta forma, será diferente climatizar uma piscina que esteja coberta e uma que não o esteja, já que influenciará muito na manutenção da temperatura. A instalação de coberturas na piscina não garante por si só a climatização da piscina, mas sim que será uma forma de garantir que a água permanece à temperatura desejada, o que será conseguido através de sistemas de aquecimento.

3

Existem diferentes tipos de coberturas entre as quais poderemos escolher a que melhor se adapte à nossa piscina. Podem ser fixas ou móveis, de diferentes materiais, com maior ou menor altura, etc. Além de ajudar para que a temperatura da água não baixe, as coberturas também evitarão a evaporação da água. Na hora de optar por uma cobertura ou outra, tudo vai depender muito das características de nosso espaço, bem como também do orçamento que vamos destinar.

4

Quanto ao sistema de aquecimento que podemos instalar para climatizar uma piscina, encontramos:

  • Bombas de calor: trata-se de aparelhos que aquecem a água e, também, repartem esse calor por toda a piscina.
  • Painéis solares: a instalação de painéis que captem a energia solar também pode nos ajudar a aquecer a água. Trata-se de uma energia renovável e que após a instalação não produz consumo, mas cabe destacar que está em permanente dependência das condições climatológicas.
  • Aquecedores elétricos: também é possível usar a energia elétrica para aquecer a água que passa através do aquecedor.
5

As empresas especializadas em climatização de piscinas poderão fazer um estudo de seu caso particular para assim assessorá-lo sobre aquilo que mais lhe convém na hora de climatizar sua piscina para poder desfrutá-la a todo momento.

Dica: Confira esse artigo para saber como fazer deck de madeira para piscina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como climatizar uma piscina, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Aurora Calheiros
Estou interessada em receber uma proposta para climatizar a piscina da Quinta do Casal.
Como climatizar uma piscina