Ventiladores

Como consertar ventilador

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como consertar ventilador

Nos dias quentes, o ventilador é um grande amigo e só de pensar que ele pode estragar de repente dá ainda mais calor. No entanto, é possível conferir algumas dicas de como consertar ventilador, o que pode ser feito por você mesmo, conforme o problema que tiver. Mas quem não possui conhecimento de elétrica deve ter cuidado para não prejudicar ainda mais o funcionamento do aparelho. Para esclarecer algumas dúvidas, confira o que o umCOMO tem para dizer a respeito do assunto.

Passos a seguir:

1

Existem diferentes modelos de ventilador, como os de teto, de parede, com suporte ou portátil. Todos eles são muito eficientes para amenizar a temperatura de casas, escritórios e demais ambientes. Por isso, quando apresentam algum problema é preciso saber consertar ventilador ou pelo menos identificar o que tem de errado. Ter o mínimo de noção sobre as possíveis causas do dano pode, inclusive, ajudar você a fugir de profissionais que costumam enganar o cliente.

Como consertar ventilador - Passo 1
2

Os problemas mais comuns nos ventiladores, inclusive, os de boa qualidade são os relacionados ao seu desgaste, devido ao uso constante. Nesse caso, o ventilador pode simplesmente parar de funcionar, ou seja, travar totalmente. Uma dica se isso acontecer é verificar como está o estado do seu cabo de energia, que pode estar rompido junto à flecha ou à conexão com o corpo do aparelho. Se estiver tudo em bom estado, o próximo passo é desmontá-lo com cuidado na parte superior, onde se encontra o motor.

3

Quando você liga o ventilador e ele não funciona pode ter ocorrido o desgaste no eixo de sustentação, que fica junto ao motor. Para chegar até ele pode ser necessário remover alguma hélice. O eixo gasto pode ser observado por meio do seu aspecto irregular ou deformado e para consertar o problema uma dica é lixar com cuidado utilizando uma esponja de aço cada uma de suas partes. Isso vai deixar o eixo novamente liso.

4

Essa medida pode ser suficiente, mas já que você está com o aparelho desmontado aproveite para conferir se não existem fios desencapados ou até mesmo cortados, que podem atrapalhar o bom funcionamento do ventilador. Se isso estiver presente também pode estar causando um curto-circuito.

5

Por fim, aproveite também para lubrificar as engrenagens, bem como o eixo, assim, é possível usar o ventilador por mais algum tempo, uma vez que foi feita uma manutenção completa. Ao montar o aparelho, certifique-se de que tudo está no seu devido lugar. Mas se mesmo com tudo isso o aparelho não funcionar, é melhor levá-lo à assistência técnica, pedir um orçamento e avaliar se vale a pena mandar arrumar ou comprar um novo.

6

E se ao invés do ventilador você tiver ar condicionado em casa, confira as nossas dicas para limpar o ar condicionado e mantê-lo em bom estado. E se ele estiver perdendo água, no nosso artigo explicamos-lhe porque isso pode estar acontecendo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar ventilador, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como consertar ventilador