Manutenção do gramado

Como cortar grama

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 17 novembro 2017
Como cortar grama
Imagem: flickr.com

Cortar a grama nem sempre é uma tarefa fácil, se você quer ter um jardim perfeito, em qualquer época do ano, é essencial manter a grama aparada e fazer esse procedimento de maneira correta. Não é preciso pagar um jardineiro ou ser um profissional para conseguir deixar o seu quintal com a grama que você sempre quis, mas pra isso é preciso ter em mente algumas técnicas fáceis porem essenciais de como aparar a grama. Quer aprender como cortar grama? Então fique antenado aqui em UmComo.com.br.

Índice

  1. Como ter uma grama bonita
  2. Hora de cortar!
  3. Qual o cortador de grama ideal?
  4. Por onde começar a cortar?

Como ter uma grama bonita

Antes de saber como cortar a grama, é preciso ter em mente que para sua grama ficar realmente bonita você terá que dedicar cuidados a ela, até mesmo na hora de plantá-la! Para que ela cresça de um tamanho uniforme, certifique-se de que o solo onde você irá plantar a grama seja nivelado, e para que ela cresça saudável, adube o solo antes de plantar e irrigue sempre.

Outro cuidado que envolve o plantio da grama, é tomar o cuidado de colocar 2 cm de terra vegetal em cima da grama após plantá-la no solo; e irrigar diariamente durante 7 dias. Só assim você vai garantir que sua grama seja bonita, tenha uma coloração viva e que produza o efeito que você quer no seu jardim.

Como cortar grama - Como ter uma grama bonita
Imagem: meudedoverde.com.br

Hora de cortar!

Depois que sua grama cresceu majestosa, é hora de apará-la. Para isso você não pode esquecer de comprar um cortador de grama com lâminas realmente afiadas; não se esqueça que um cortador com lâminas cegas pode machucar a grama e pode até mesmo fazer com que ela seque e morra por completo, por isso cuidado!

Qual o cortador de grama ideal?

Não existe segredo na hora de escolher o cortador de grama, se ele possuir uma lâmina bem afiada então é ele que você deve levar. A única coisa que você tem que ter em mente, é que se o seu quintal for grande, você deverá comprar um cortador de grande porte também, porem se você tiver pouca grama poderá utilizar um cortador pequeno, sem ter problemas posteriores.

Entre os cuidados que você deve ter com o seu cortador de gramas, está na gasolina que você irá colocar nele. Tome sempre o cuidado de colocar apenas a quantidade exata de gasolina que dará para você cortar a grama daquele dia, o excesso de gasolina pode fazer com que gotículas caiam sobre a grama, dessa forma ficará uma mancha marrom na grama, prejudicando a aparência do seu jardim.

Dica: Não perca esse artigo que explica como cortar grama com roçadeira.

Como cortar grama - Qual o cortador de grama ideal?
Imagem: ferramentaskennedy.com.br

Por onde começar a cortar?

Não importa por onde você vai começar a cortar a grama, mas para que você tenha um resultado perfeito, é preciso começar a cortar pedaços pequenos, tiras, até terminar todo o quadrante que você deseja aparar. Não corte pedaços largos, pois a grama poderá ficar falhada.

Você pode também fazer uma adubação com nitrogênio para sua grama crescer de forma saudável e depois passar o rasteiro sobre a grama para que o nitrogênio se espalhe de maneira uniforme sobre o gramado; essa técnica deve ser usada principalmente se o tipo de grama que você plantou for grama esmeralda.

Como cortar grama - Por onde começar a cortar?
Imagem: gramalinda.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar grama, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos

  • Gostou das nossas dicas sobre como cortar grama e mantê-la saudável? Então marque positivamente este artigo e deixe um comentário!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cledson Saviski
Como vou fazer para colocar 0,02 cm de terra sobre a grama??? isso é uma camada muito fina... equivale a 2/100 de um centímetro. penso que houve algum erro nessa parte da medida
Imagem: flickr.com
Imagem: meudedoverde.com.br
Imagem: ferramentaskennedy.com.br
Imagem: gramalinda.com.br
1 de 4
Como cortar grama