Construir jardins

Como criar um jardim suspenso

Como criar um jardim suspenso
Imagem: womanlywoman.com

Se você gostaria de ter lindas plantas mas não tem tempo nem espaço para isso, chegou a hora de aprender como criar um jardim suspenso neste artigo umComo. Se mora em apartamento as suas desculpas para não poder plantar acabaram. Há diversos modelos de jardins verticais que dão um pouco de verde à sua casa. Pode criá-lo em vários sítios da sua casa como a parede da sala, da cozinha ou até da varanda. A diferença entre este tipo de jardim e o comum é o facto de serem colocados na horizontal e não na vertical, sendo necessária uma atenção especial à rega para que não tenham nem carência nem excesso de água.

Também lhe pode interessar: Como fazer um jardim vertical

Índice

  1. Escolha as plantas para o seu jardim suspenso
  2. Jardim PET
  3. Jardim de sapateira
  4. Outras formas de criar jardim vertical

Escolha as plantas para o seu jardim suspenso

Os jardins verticais são adequados para qualquer planta, seja decorativa ou cultivo. No entanto, deve ter atenção na escolha das suas plantas. Além de ser bonita, tem que se adequar à localização onde você quer que ela cresça. Existem três grupos de plantas:

  • Plantas de pleno sol - Precisam de, no mínimo, quatro horas de sol direto por dia (como as azaleias e as onze-horas);
  • Plantas de meia-sombra - Não recebem sol direto mas precisam de pelo menos quatro horas de luz indireta por dia (como a violeta-africana e o lírio-da-paz);
  • Plantas de sombra - Recebem apenas luz difusa entre quatro e seis horas por dia, sem sol ou claridade direta (como a jibóia e a palmeira-ráfis).

Depois de adaptar a escolha das plantas ao local onde vão ficar, preste atenção ao seu tamanho e à quantidade de vento da sua casa. Quando comprar, peça dicas ao profissional de venda sobre a instalação, as regas e as podas. Muitos jardineiros recomendam que use substrato à base de turfa (matéria orgânica que ajuda a desenvolver a sua planta, retendo mais umidade do que os substratos convencionais).

Como criar um jardim suspenso - Escolha as plantas para o seu jardim suspenso
Imagem: jag.ind.br

Jardim PET

Para fazer um jardim com garrafas de plástico, ou garrafas PET, escolha um local em que o piso possa receber umidade - pode haver um excesso de água escorrendo para o chão. O ideal será montá-lo numa zona de gramado ou num local onde possa cair água sem problema. Para construir este jardim, você precisa:

  • Garrafas PET de dois litros;
  • Tesoura;
  • Corda de varal, cordoalha barbante ou arame;
  • Arruelas (para quem optar por cordoalhas ou arames);
  • Terra;
  • Muda de planta.

Lave e seque as garrafas. Corte-as, criando uma espécie de janela que será a abertura onde crescerá a sua planta. Não corte completamente as laterais da garrafa, ou o substrato vazará. Faça dois furos numa região próxima das aberturas, em cima e em baixo. O cordão que segura as garrafas vai passar por esses buracos. Para manter a simetria do jardim, essas marcações devem ser iguais em todas as garrafas. Fure também o fundo da garrafa para escoar o excesso de água. Antes de colocar a planta e o substrato, Coloque algumas pedras e uma pequena camada de manta geotêxtil (um tipo de tecido que ajuda a drenar o jardim). Escolha uma forma para fixar as garrafas - pode pendurá-las em sequência num varal. Não se esqueça de regar e podar as suas plantas!

Como criar um jardim suspenso - Jardim PET

Jardim de sapateira

Pode também usar uma sapateira de porta de nylon para criar um belo jardim suspenso. Para construir esta opção ecológica na sua casa, você vai precisar de:

  • Sapateira de nylon;
  • Varão de cortina de 1,50 m com suportes;
  • Pá de jardinagem;
  • 1 kg de argila expandida;
  • 1 kg de terra vegetal.

Sugerimos o uso de plantas suculentas pois são mais resistentes e somente necessitam de ser regadas uma vez por semana. As espécies indicadas são: aórtia cuspidada, ripsális arbustivo, colar de pérolas, dedinho-de-moça, e rosa-de-pedra. Defina o espaço onde o seu jardim vertical vai ficar instalado. Assim como no jardim PET, a água excedente da rega pode escorrer. Tenha em atenção o tipo de piso para que o jardim não cause problemas de infiltrações. Coloque o varão na parte superior da sapateira e instale-o na parede como uma cortina. Coloque cinco dedos de argila expandida em casa divisão da sua sapateira. Cubra metade do espaço que sobrou depois de colocar a argila e coloque as mudas. Tenha especial cuidado com as raízes no momento do plantio.

Como criar um jardim suspenso - Jardim de sapateira
Imagem: blog.giulianaflores.com.br

Outras formas de criar jardim vertical

Existem várias maneiras de criar jardins suspensos. Você pode usar paletes, grades de ferro, calhas ou até janelas para prender suas plantas na parede. Quanto aos vasos, experimente com cestas de bambu, vasos meia lua, calhas e até lâmpadas estragadas. Outra maneira fácil de dar ainda mais personalidade ao seu jardim é apostar numa boa iluminação. Use a sua imaginação e decore a sua casa de uma forma única e original! Não se esqueça dos cuidados necessários para manter o seu jardim vertical saudável e bonito.

Como criar um jardim suspenso - Outras formas de criar jardim vertical
Imagem: 3bp.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um jardim suspenso, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Se a sapateira não drenar bem, faça pequenos furos no fundo de cada divisória. Isso vai evitar que suas mudas fiquem encharcadas e morram.
  • Se optar pelo jardim suspenso em sapateira, coloque as plantas maiores nos bolsos mais baixos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Cristina
Tudo maravilhoso, amei😘
Alexandra Faria
Olá Nídia já comecei a fazer o meu jardim vertical. Se desse para enviar uma fotografia mostrava-te o que o teu artigo já fez ao meu pátio, ainda numa fase embrionária, mas já dá para ver que vai ficar lindo. Beijinhos e continua com artigos interessantes.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Olá Cláudia,

Obrigada pelo comentário. Infelizmente não é possível colocar fotografias nos comentários. No entanto, não duvido que o jardim está lindo!

Votos de boas jardinagens!

koracy
Gosto e quero receber sempre
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Olá Koracy! Para receber todas as novidades basta selecionar a opção "Avisem-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: Vasos e jardins e a Newsletter" quando fizer um comentário. Obrigada pelo seu comentário!
Fernando
Amei as dicas, vlw
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Obrigada pelo comentário Fernando! Depois conta como ficou.
Imagem: womanlywoman.com
Imagem: jag.ind.br
Imagem: blog.giulianaflores.com.br
Imagem: 3bp.blogspot.com
1 de 5
Como criar um jardim suspenso