Decoração Feng Shui

Como criar um jardim zen

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como criar um jardim zen
Imagem: jardinezen.blogspot.com

Gostaria de ter um lugar de meditação em sua casa? Construir um jardim Zen, meditação em japonês, é uma maneira de simbolizar a beleza e a simplicidade. Com este pequeno lugar de contemplação, você conseguirá inspirar a serenidade e a paz em seu lar. Não precisa de muito espaço para criar um e pode construí-lo tanto no interior como no exterior de sua casa. O importante é que reúna todos os elementos essenciais que canalizem a essência do jardim Zen: a simplicidade, o espaço e a fluidez. Por isso, em umComo.com.br ensinamos você como criar um jardim Zen miniatura para que consiga estar relaxado após um dia duro de trabalho e elimine o estresse através desse lugar de paz.

Imagem: jardinezen.blogspot.com

Vai precisar de:
  • Recipiente de pouca profundidade.
  • Granito, cascalho fino ou pedras pequenas.
  • Elementos decorativos: rochas ou ramos.
  • Um rastelo pequeno.
Também lhe pode interessar: Como pintar um cesto de vime
Passos a seguir:
1

Para criar seu jardim Zen, procure uma base adequada. Pode usar uma caixa entre 2 e 10 cm de altura no máximo ou uma bandeja de plástico ou metal. Se precisar e tiver tempo, pode personalizar seu próprio molde.

2

Procure um recipiente não muito fundo para seu jardim Zen. Deve ser de preferência de madeira, mas pode escolher o que mais gostar. Lembre-se de que o recipiente deve ficar plano sobre a superfície onde decida colocá-lo: mesa, móvel, estante ou escritório.

3

Encha o recipiente com pedrinhas pequenas, granito moído ou cascalho fino. Cubra só a base, um quarto do recipiente aproximadamente. Caso não encontre granito ou cascalho, pode usar diversos tipos de areia colorida. Lembre-se de que o cascalho fino servirá para que possa fazer desenhos sobre a areia com o restelo.

4

Decore seu jardim Zen com rochas, ramos, velas, incenso ou outros elementos que alegrem o meio natural. Pense que os jardins Zen tendem a simbolizar as ondas com a areia, e as montanhas com as rochas. Tudo isso reunido em um pequeno espaço de meditação.

5

Utilize um pequeno rastelo para fazer desenhos na areia de seu jardim Zen. Isto ajudará você a relaxar e a conseguir um momento de paz após uma longa jornada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um jardim zen, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Lembre-se que o jardim Zen tradicional contém poucas pedras ou rochas. É recomendável que o número de elementos seja ímpar, de preferência três.
  • Se não sabe que elementos incluir em seu jardim, você pode consultar fotos de jardins Zen e observar os elementos que mais chamem a sua atenção, com o fim de incorporar seu refúgio de paz.
  • Você pode encontrar a maior parte dos materiais necessários em qualquer loja de artesanato, jardim, bricolage ou ferragem.
  • Lembre-se de que o jardim Zen é um lugar de meditação. Se tiver crianças pequenas ou animais, pense bem onde vai situá-lo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: jardinezen.blogspot.com
Como criar um jardim zen