Conselhos para conservar a flor

Como cuidar das hortênsias

Como cuidar das hortênsias

A hortênsia é uma planta muito atrativa para decorar devido às suas grandes e formosas flores que crescem durante a primavera. Como não se adaptam às outras estações do ano, estas flores só se mantêm durante esta época. Durante o resto do ano, a hortênsia deve ser cuidada e tratada para estar preparada para a próxima floração. Se quiser saber como cuidar das hortênsias e desfrutar de sua beleza, leia o seguinte artigo.

Também lhe pode interessar: Quando plantar hortênsias

Passos a seguir:

1

A hortênsia é uma planta que precisa de luz, por isso durante a primavera como desfrutamos de muita luz solar, é necessário que o vaso esteja localizado onde haja sol, para que aproveite a energia da luz solar tão favorável para seu crescimento.

2

Durante a noite, quando terminar as horas de luz, faça o possível para que a hortênsia esteja em um lugar fresco. Não submeta a planta constantemente a temperaturas altas.

3

Para mantê-las sempre frescas, é aconselhável, durante a época de maior calor, regá-las todos os dias. Também não abuse da água para que não chegue a apodrecer, mas tente não manter a terra sempre úmida.

4

É recomendável que esteja constantemente pendente do vaso e que tire todas as ervas daninhas que crescem à seu volta. Isso dará força e energia para o crescimento da planta. Além disso, tente podá-la constantemente e fazer com que o crescimento esteja centralizado em 3 talos. Desta forma, acumulará neles toda a força e energia e crescerão fortes.

5

Antes da época de temperaturas mais baixas e possíveis geadas, mude sua hortênsia para uma área interna. Éla é muito sensível ao frio extremo e pode morrer. Evite o frio para que na época da primavera ela cresça e dê muitas flores.

6

Quando a hortênsia estiver em uma área interna nas estações frias, tente fazer com que receba um pouco de luz solar de forma indireta. Isso ajudará a manter a energia e vida e a conservá-la melhor durante esses meses tão duros para ela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das hortênsias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
59 comentários
A sua avaliação:
Ana Lima
Bom dia comprei 4 hortênsias lindas, plantei conforme me indicaram meti adubo e cor azul junto com a terra mosturei tudo e plantei, nos dias seguintes todas as manhãs estavam meias murchas, fui metendo água, passou uma semana e hoje fiquei triste as florezinhas estavam todas queimadas ou secas não consigo preceber... Estou tão triste.... Será que às perdi??
Agradeço a vossa ajuda...
Obrigada...
elisangela barbosa ferreira
ele e uma planta muito linda ela requer muito cuidado, quando adoece uma folha logo ela muda de aparecia por isso ela quer atenção praticamente só pra ela no caso do sol ela necessita da luz solar do calor, mas também ela precisa de um pouco de sombra pra que as folha fique sempre verdinha e não pegue fungos que tanto apareces nelas. e também ela tem um adubo químico que requer cuidado quando colocar nela que não pode ser diretamente na raiz tem quer ser ao redor do local onde ela estar, porque se não ela morre.
CARLA CONCEIÇÃO SANTANA DE SOUZA
MINHA HORTÊNCIA NÃO FLORESCE
EMERSON BENEDITO
pergunta: as hortensia estã, morrendo secando as folhas de pouco a pouco
Maria de Lourdes Santos Spådoa
Como devo tratar hortensias no NE, em vasos? As folhas estão enferrujadas e amareladas...
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Lourdes! Dê uma olhada nesse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-ferrugem-nas-plantas-22057.html
Vera Lucia Barreto Pelegrina
Ganhei um vaso de hortênsia rosa faz três dias e hoje ela estava murcha coloquei água mas ela parece triste despencada.O que faço?
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Experimentou as dicas do texto?
A sua avaliação:
Brunilda Pereira
Comprei uma muda de hortênsia branca faz três dias e hoje ela estava murcha coloquei água mas ela parece triste despencada. Gostaria de colocá-la em um vaso de cerâmica.O que faço?
A sua avaliação:
Maria Hortense Nogueira
Nos últimos anos pelo meu aniversário oferecem-me um vaso com hortenses e tenho muita pena quando vejo que começam a perder a flor, depois as folhas até que se perdem totalmente. Este mês tive mais um vaso de azuis lindas, mas num vaso tão pequeno que vou passa-las para um maior e preencher o espaço com turfa ecológica "humus" será que faço bem? Gostei muito do seu artigo e ajudou-me
A sua avaliação:
laudineide gomes
olá, eu queria tirar uma dúvida, minhas hortensias, criam uma cor escura e fica rececadas, como se fosse um mofo uma ferrugem..não explicar bem, queria sua ajuda porfavor, obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Laudineide! Saiba como evitar a ferrugem nas suas plantinhas com essas dicas: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-ferrugem-nas-plantas-22057.html
A sua avaliação:
fatima teresa
gostei muito fiquei sabenda de muita coisa que nao sabia.pensei que hortencia so dava em lugares frios.que bom,pois moro no Rio.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
genesy ribeiro de melo
minha hortênsia esta sem flor queimando as folhas
A sua avaliação:
paulo cezar jesuino
gostaria de ter essa matéria no meu facebook; como posso ter?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Para ter essa matéria no seu Facebook, só tem que clicar no ícone correspondente que aparece no topo da página quando faz scroll, ou então copiar e colar o link do artigo para a sua página. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Catarina Martins
Boa tarde Tenho yma hortencia que comprei ha um mes com 3 ou 4 enormes flore de um rosa escuro lindo e agora so tem uma quase a secar e outra a crescer. Eu moro em inglaterra. Ela tem apanhado sol todas as manhas mas comeca agora a ficar um pouco mais frio. A minha duvida e em relacao as folhas que parecem esbranquicadas, como se tivessem po. O que pode ser? Agradecia mais algumas dicas para a estacao fria que se aproxima. Obrigada. Catarina
A sua avaliação:
aywah gomes martins
gostei das instruções, vou segui-las, Gostaria de saber o tipo de adubo para elas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aywah! As hortênsias devem ser adubadas na primavera, de preferência com adubos que contenham potássio e pouco nitrogênio e fósforo. Existem até adubos específicos para estas flores. Já no inverno elas devem ser adubadas com orgânicos, de forma a estimular o seu crescimento. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido a sua dúvida :)
A sua avaliação:
yolanda moraes
Ola ajude-me porque minhas hortênsias não florem. abraço
A sua avaliação:
MARIA CLARA
muito bom vcs deviam fazer isso com papoulas e rosas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! De papoulas ainda não temos, mas pode aprender a cuidar de uma roseira seguindo estes conselhos: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-uma-roseira-2923.html Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
celia maria ramos
Eu tenho uma hortëncia ja faz algum tempo. No inicio me deu flores lindas, lilas. Depois comecou a aparecer uma ferrugem. As folhas ficam secas, algumas murcham e caem. Nao sei o que fazer. Preciso socorrer minha hortensia.
A sua avaliação:
Aparecida do Carmo Martins
gostaria de saber qual a melhor terra para cuidar da planta
A sua avaliação:
Onildo Gonçalves
Mora em Belém do Pará, gostaria de saber quando devo fazer a poda das Hortensias, já que aqui não temos as estações devinidas
A sua avaliação:
DANIELLE
mUITO LINDA AS hORTENSIAS
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Danielle! Muito obrigada valeu :)
Como cuidar das hortênsias