Outros As flores

Como cuidar de begônias

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 setembro 2018
Como cuidar de begônias

Procedentes de regiões tropicais, as begônias são flores muito usadas para a decoração da casa e do jardim. Cabe destacar que existe uma infinidade de espécies e variedades desta planta, mas a verdade é que, regra geral, elas precisam de cuidados similares para crescerem vigorosas. Por isso, no umComo.com.br queremos explicar-lhe com detalhe como cuidar de begônias para que você também possa ter estas bonitas flores em sua casa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de amor-perfeito

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, devemos destacar que as begônias não são consideradas propriamente plantas de interior e devem reunir determinadas condições para crescerem corretamente. Por isso, em zonas de climas frios, durante o inverno é conveniente mantê-las dentro de casa para protegê-las do frio intenso, já que a temperatura ideal para as begônias se situa entre 15 e 23ºC.

2

Assim, a begônia requer um clima com um nível de umidade elevado e luz solar indireta. Deste modo, recomenda-se colocá-las em um lugar ventilado onde recebam a luz do sol, mas sem que esta possa queimar suas folhas.

Como cuidar de begônias - Passo 2
3

Quanto à irrigação das begônias, é necessário uma irrigação abundante durante o verão e época de floração, ainda que sempre com precaução para não encharcar e causar então o apodrecimento das raízes. Durante o inverno, pode-se reduzir as irrigações, sendo suficiente molhar uma vez por semana.

4

Da mesma maneira, será importante que a terra conte com um bom sistema de drenagem para que esta não se acumule na superfície e possa ser absorvida corretamente. Normalmente, recomenda-se optar por um substrato leve rico em húmus e onde as begônias possam ser crescer horizontalmente.

5

Assim sendo, será fundamental adubar as begônias no verão com uma quantidade de potássio, aproximadamente, a cada 15 dias. No entanto, durante a temporada de inverno, os adubos param.

Sugestão: Como cuidar de uma begônia rex

6

Será importante também evitar molhar as folhas das begônias para evitar que apodreçam ou apareçam manchas, bem como também se deve retirar as flores e folhas secas para que a planta possa crescer com mais força.

Veja também os seguintes artigos que lhe podem interessar:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de begônias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
flora mascaro barrionuevo
como combater os fungos das begonias? calda bordaleza não deu
A sua avaliação:
ODAIR MAGNO MORGADO
gosto muito de flores, muro em apartamento grande hoje tenho mais de 80 vasos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Odair! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
A sua avaliação:
Nilcelia de sousa santos
desejo comprar mudas de plantas que dão flores o ano inteiro.
1 de 2
Como cuidar de begônias