Cuidados das plantas

Como cuidar de uma buganvília

Como cuidar de uma buganvília

A buganvília é uma planta de origem sul-americana conhecida também como três-marias, pau-de-roseira, ceboleiro, santa-rita... e com muitos outros nomes segundo o país. Trata-se de uma colorida trepadeira que se adapta a qualquer tipo de terreno, por isso será ideal para decorar qualquer jardim ou varanda. Se você também quer desfrutar desta bonita flor, é só prestar atenção a este artigo de umComo e aprender como cuidar de uma buganvília.

Também lhe pode interessar: Plantas trepadeiras com flores

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante saber que a buganvília é uma planta trepadeira, por isso, o ideal será que disponha de um lugar adequado em seu jardim ou varanda onde a planta possa subir e ir crescendo à vontade. Isto implica que deverá prever um espaço suficientemente grande, porque as buganvílias vão se estendendo.

2

Deste modo, entre os cuidados da buganvília, encontra-se o fato de instalar algum suporte ou estrutura que guiará às flores e sobre o qual ela irá subindo. Nas lojas de jardinagem e centros de bricolagem poderá encontrar elementos destinados especialmente a este uso que poderá colocar, por exemplo, na frente de paredes como uma separação no seu jardim.

Se preferir, também existe a possibilidade de colocar diversos canas para que as flores possam ir subindo e se enrolando, tal como se faz com outras plantas.

Como cuidar de uma buganvília - Passo 2
3

É importante que localize suas buganvílias em um lugar ensolarado, já que é uma planta que requer muita luz solar. No caso das espécies de buganvília que crescem no interior, existem inúmeras variedades desta espécie, será necessário colocá-las nos locais com mais luz ou em sacadas.

4

Será fundamental regar as buganvílias três vezes por semana no verão, enquanto na época de frio poderá espaçar mais a irrigação. Nunca deverá encharcar a terra onde as buganvílias estão plantadas, já que as raízes apodrecem e acabam com a planta.

Como cuidar de uma buganvília - Passo 4
5

Quanto ao solo onde a buganvília será colocada, um substrato universal servirá, mas deverá adubá-la com determinada frequência. Para que as flores cresçam fortes e bonitas, recomenda-se um adubo orgânico no inverno e mineral durante o verão.

6

Também será necessário podar as buganvílias para fomentar o crescimento e conseguir uma planta mais saudável. Deste modo, durante os meses de fevereiro ou março deverá cortar os ramos que estejam em mau estado, ou muito longos; com isto conseguirá que os brotos jovens cresçam com mais força.

Como cuidar de uma buganvília - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma buganvília, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
vera bombardelli
Minha buganville está próxima à piscina. Há risco de ela tornar-se um caule grosso por baixo da terra e assim afetar a estrutura da piscina?

gislane de oliveira
como fazer a muda?
Sirlene
Gostaria como faço mudas tambem
Bruno Alesson Silva Santos
em quanto tempo apos feito o plantio de buganvillia por estarquia, ela coloca uma folhagem que possibilita sua venda?
cecilia vasquez
también he adquirido una planta ornamental que aquí en El Salvador llaman cenizo, que da unas florecitas moradas y la hojas efectivamente se ven cenizas. Me dijeron que igualmente es una planta de sol. Como debo cuidarla. Me encantó las recomendaciones para el cuidado de la bugamvilia.
1 de 4
Como cuidar de uma buganvília