Cultivar manjericão

Como cuidar do manjericão

Como cuidar do manjericão

O manjericão é uma das plantas mais versáteis que podemos encontrar e um ingrediente fundamental na gastronomia italiana que a fez famosa no mundo inteiro. Quem gosta de cozinhar sabe que não há nada melhor do que contar com ervas aromáticas frescas, para fazer os nossos pratos, mas além disso ocupam pouco espaço e são realmente úteis, por isso se está a pensar em fazer a sua própria horta, em umComo.com.br damos-lhe as chaves para que descubra como cuidar do manjericão em passos simples.

Também lhe pode interessar: Como plantar cebolinha

Passos a seguir:

1

Para ir desde o mais básico te convidamos a consultar o nosso artigo sobre como cultivar manjericão em casa, siga as instruções e comece o seu próprio cultivo. A melhor época para plantar manjericão é a primavera.

2

Vamos aos cuidados com o manjericão. Esta planta precisa de muita água, por isso se você vive em um local com clima muito quente deverá regá-la com frequência, cada vez que a terra esteja seca. O ideal é que o faça a cada 2 ou 3 dias. No inverno o manjericão necessita de menos água.

3

O manjericão precisa de luz e o ideal é que esteja exposto ao sol por pelo menos 3 horas por dia[1]. Também não se sente bem com o frio, por isso no inverno deverá tê-lo dentro de casa.

4

Esta erva aromática cresce muito bem dentro de casa e se receber boa luz pode inclusive manter-se muito melhor que ao ar livre, sempre com os cuidados adequados.

5

Pode-o regularmente para que não floresça, esta floração tem como consequência um sabor a anis que é transferido para toda a planta e poderá tornar-se desagradável. Do mesmo modo, é recomendável a cada três semanas retirar as folhas secas para que cresça melhor e mais saudável.

6

De vez em quando pode fertilizar a sua planta de manjericão preferivelmente de forma natural para que cresça mais, descubra como fazê-lo neste artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do manjericão, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. CASA VOGUE. Como cuidar do manjericão. Disponível em: <https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-manjericao-em-casa-1289.html> Acesso em: 11 de maio de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
dinorah de souza
comprei um vase e manjericão e depois de uns dias notei uns pulgões como afasta los
Nelson Marques da Silva
Gostaria que me explicassem qual os pratos que deco usar o mangericão
A sua avaliação:
Francisca
Obrigada adorei a ajuda
Ana
O meu manjericão esta secando o caule. as folhas estão verde, mas ele está morrendo o que posso fazer para salva´-lo?
A sua avaliação:
Solange
Meu manjericão está crescendo bem, ficando alto, porém muitos caules estão finos e escuros. Até agora as respostas que achei para esse problema é que seria falta de sol, mas ele fica no quintal, pega o sol da tarde, após o meio-dia até o final do dia. Também já mudei o vaso e coloquei-o em um maior. O que será que está acontecendo? Muito obrigada.
alberto
Corte as folhas de cima para que não fique muito alto. Manjericão, até onde sei, fica mais saudável quando tem mais galhos e folhas na parte de baixo. Para isso é necessário podar por cima.
Cristiane
Como acabar com a mosca que vem no pé de manjericão, as folhas ficam todas manchadas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristiane! Para acabar com a mosca branca confira os remédios caseiros que damos neste artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-contra-a-mosca-branca-13511.html
Obrigada pelo comentário e espero que consiga se livrar delas!
Geovanni
Bom dia. Ganhei um vazo medio com 7 tipos de plantas mas não estou sabendo cuidar e algumas estão morrendo tem algum macete para manter todas vivas ou pelomenos salvar a maioria elas são : Comigo ninguém pode, Espada de são jorge, Arruda, pimenta, manjericão, alecrim, Gostaria muito de salvalas ois foram presente. muito obrigado.
geovanni
Detalhe e que todas estão no mesmo vazo trei que separalas ? acho que sim ne !!
TIM MAX
OBRIGADO
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Tim! Muito obrigada pelo comentário valeu :)
A sua avaliação:
filima
muito bom tenho em casa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Filima! Que bom saber! Muito obrigada por comentar e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Mônica Nanci Pagotti
Quero saber mais sobre ervas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mônica! Que outras ervas você gostaria de saber?
Ana Caroline
Meu manjericão deu uns bichinhos brancos. A uns três meses ele está com as folhas amareladas e agora parece que está secando. Será que da p recuperar? Como combater essa praga?
Mônica Nanci Pagotti
Vi que vocês tem o que preciso, estou começando a cultivar a ervas em casa! Grata
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mônica! Boa sorte para os seus cultivos :)
Maria Eunice
Ana, seu manjericão contraiu cochonilha, uma espécie de mosca branca, pode, dê uma pulverizada com detergente neutro, e ela crescerá novamente. Cuide pois esse tipo de praga mata as plantas.
dinah caixeta
eu acho q as informcaoes sao muito genericas e cada planta tem suas diferencas.
Giselle
O meu cresce, mas o caule vai ficando escuro da raiz e vai subindo. Como se estivesse queimado. Está na sombra, pq descobri que murcham no sol direto. É sombra, mas com muita luz e molho todos os dias, pois percebo que resseca fácil. Não sei porque está acontecendo isso.
Eloísa
Adorei!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eloísa, que bom que foi do seu agrado! Obrigada pelo comentário e siga nos acompanhando ;)
Deise
Meu manjericão esta no quintal crescendo com muitas flores, porém está com folhas queimadas o que fazer?
natasha
também plantei manjericão mas eles não passam de umas míseras 4 folhinhas e mais nada. não sei o que fazer
Patricia
Molhe dia sim, dia não. As folhas queimadas pode ser excesso de água.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Obrigada pela dica :)
Como cuidar do manjericão