Arte no jardim

Como decorar o jardim com pedras

Como decorar o jardim com pedras
Imagem: yardshare.com

O jardim é a área exterior de uma casa, na qual os moradores podem passar algum tempo ao ar livre, se dedicar à jardinagem e decorar o espaço em redor da habitação. Existem vários estilos de jardim possíveis de recrear no exterior de sua casa, sendo que um dos mais populares é o jardim com pedras, pela sua fácil manutenção. Mas caso você apenas queira colocar algumas pedras, conciliadas com a vegetação, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe ensinamos como decorar o jardim com pedras!

Vai precisar de:
  • Rastelo
  • Pedras e pedriscos
  • Delimitador de grama
  • Manta de Bidim ou manta para jardim
Também lhe pode interessar: Como fazer um jardim com pedras

Índice

  1. Definindo o espaço
  2. Escolhendo as pedras
  3. Preparando a decoração

Definindo o espaço

Existem infinitas possibilidades de decorar seu jardim com pedras, e será mais fácil colocar mãos ao trabalho se você estabelecer previamente onde pretende posicionar as pedras. Será que as quer exclusivamente criando um percurso no jardim, ou delimitando o espaço da vegetação? Se optar por pedras maiores pode distribui-las pelo jardim, se forem menores pode dispô-las de modo a substituir o gramado.

Tenha também em conta o espaço de que dispõe, pois ele poderá limitar o uso de pedras no seu jardim. Quando se trata de um jardim de grandes dimensões, você pode experimentar vários tipos de decoração com pedras, mas quando o jardim é pequeno, é preferível que escolha apenas uma forma.

Como decorar o jardim com pedras - Definindo o espaço
Imagem: softgardening.com

Escolhendo as pedras

A escolha das pedras dependerá do efeito decorativo desejado, possibilidades econômicas e gosto pessoal. Em geral, quanto maiores forem, mais caras serão, sendo que as pedras mais acessíveis são as de cor mais escura.

Segue uma lista dos tipos de pedras mais populares na decoração de jardins:

  • Seixos: pedras de formato arredondado facilmente encontradas em leitos de rios;
  • Brita: pedra de formato grosseiro, pequena e geralmente de cor cinza ou branca;
  • Mármore e granito: pequenas pedras polidas semelhantes a seixos;
  • Pedra vulcânica: pedras perfuradas, ideais para colocar espalhadas pelo jardim;
  • Dolomita branca: uma boa alternativa aos seixos de cor branca;
  • Pedriscos: pedras de tamanho pequeno, geralmente saraiva miúda ou brita;
  • Argila expandida: não é considerada pedra mas é usada como tal na decoração de jardins.
Como decorar o jardim com pedras - Escolhendo as pedras
Imagem: blog.gerencialconstrutora.com.br

Preparando a decoração

Misturar vários tamanhos e cores de pedras é uma dica simples para conseguir um efeito decorativo e bonito em seu jardim. Para que as pedras não se misturem, você pode facilmente delimitar o espaço delas fazendo uso de delimitadores de grama, acessório que o ajudará também a criar eficazmente curvas de pedras em seu jardim.

Outro elemento importante a adquirir é a manta de Bidim, ou manta de jardim, sobretudo se você escolher usar pedras pequenas no seu jardim. Ela o ajudará a separar a terra das pedras, conseguindo que elas não se enterrem e se mantenham limpas mesmo em dias de chuva.

Para a ajudar a decidi como pretende seu jardim decorado com pedras, faça um esquema de paisagismo, definindo o local para as pedras e para a vegetação. Uma ideia charmosa é cultivar uma planta que pretende destacar e rodeá-la na pedras dispostas em faixas de cores diferentes.

Como decorar o jardim com pedras - Preparando a decoração
Imagem: floresjardim.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar o jardim com pedras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Encontre as pedras decorativas em lojas de materiais de construção ou jardinagem.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Marcio
Belos Jardins!!!
Grama Esmeralda São Carlos Santo Agostinho Bermudas Coreana Japonesa Batatais Amendoim
A sua avaliação:
Luh Martins
...Estou reformando minha casa, e como meu quintal é amplo, estou fazendo várias jardineiras de canto, e gostaria de umas dicas de flores de sol, obrigada!
adriana annuccio camargo
Trabalho em UMA Escola na APAE e gostaria de enfeitar a frente dela tem um gramado enorme mas sem enfeite vida alguma gostaria de enfeitar com pneus coloridos um amigo doou restos de marmore e não sei o que fazer vcs poderiam me dar alguma idéia desde já agradeço obrigada
Catiane Benites
Minha casa tem bastante pedrinhas cinzas e naum sei como fazer para deixa-los bonitos
Clélia Regina Sanches
Boa tarde por favor eu quero fazer um jardim em minha casa tenho muito espaço mas não posso gastar muito eu posso mandar fotos pra vcs de como é meu quintal pra vcs me ajudarem
Margotte
Olá, tenho um canteiro 3metrs x2, gostaria de decorar com pedras. A terra ganha muitas raizes por causa duma arvore de grande porte junto ao caminho, gostaria de ideias aguardo ajuda e desde já agradeço. Marg
Gramas Pardim
Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!! Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil. Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos: Grama Esmeralda Grama Bermudas Grama São Carlos Grama Batatais Grama Santo Agostinho Grama Coreana Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos: Grama em São Paulo SP Grama em Campinas SP Grama em Guarulhos SP Grama em Ribeirão Preto SP Grama em Belo Horizonte MG Grama em Rio de Janeiro RJ Confira !!!
Wilma oliveira
Simplesmente amei todas as ideias.Perfeita. Porem meu espaço em casa é pequeno devido a garagem,mas tenho uma área de sol dentro de casa e gostaria de ideias de como usa-la para um jardim.Amo o verde das plantas.e a cidade que moro é bem quente
Sara Silva
Olá Wilma, confira neste artigo como fazer um jardim interior: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-jardim-de-inverno-13320.html
carla
Posso substituir areia lavada pela manta de bidin?
Sara Silva
Olá Carla. Pode sim, mas em todo o caso você terá de cobrir a manta com outro material, como areia ou pedras.
valmira celina de souza cruzeiro
Moro em uma fazenda do estado(SP) é uma fazenda da secretaria da agricultura; em frente a minha casa é um espaço imenso, e do lado de cima é como se fosse um bosque. Infelismente pedirão para um jardineiro da cidade desenhar e plantar flores. Pense em um lugar lindo que daria para ser o jardim dos sonhos, ficou horrivel é de dar pena. então como não temos recurso pretendo eu mesma fazer,so não sei como. Tenho tantas idéias que não sei como aplicalas.
Imagem: yardshare.com
Imagem: softgardening.com
Imagem: blog.gerencialconstrutora.com.br
Imagem: floresjardim.com
1 de 4
Como decorar o jardim com pedras