Ideias para decorar a sala de estar

Como decorar uma sala grande

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como decorar uma sala grande

Normalmente estamos habituados a morar em casas mais pequenas do que gostaríamos, onde temos de usar toda a nossa imaginação para conseguir uma decoração bonita. Por isso, quando chegamos a uma casa maior, às vezes não sabemos o que fazer com tanto espaço. Em umComo queremos ajudar vocês com nosso artigo sobre como decorar uma sala grande deixando várias ideias para que aproveitem todo o espaço e desfrutem da casa.

Também lhe pode interessar: Como decorar uma sala pequena

Índice

  1. Ideias claras
  2. Se sua sala for quadrada
  3. Se sua sala for retangular
  4. Se sua sala for irregular

Ideias claras

O mais importante na hora de decorar uma sala grande é saber exatamente o que procura e o que quer conseguir. Por exemplo, a sala muitas vezes é dividida com a sala de jantar, e inclusive com o hall. Por isso, antes de começar a comprar coisas e a acumular objetos que realmente vão incomodar mais do que ajudar, o melhor é que decida e ponha no papel o que quer. No nosso caso propomos a você:

  • Sala com sofás e área de televisão.
  • Sala de jantar para toda a família e celebrações.

Ao ser um cômodo grande não há problema de espaço, por isso é algo que pode ser feito facilmente.

Depois disso, desenhe sobre um papel o contorno do cômodo, tentando guardar as proporções. Faça-o a lápis para ir marcando os móveis e fazendo diferentes combinações.

Se sua sala for quadrada

Se o cômodo for quadrado, é simples. O melhor é deixar uma pequena área livre em torno da porta como hall de entrada e depois reservar uma metade centrada desde um dos cantos para a área de sala de jantar e o resto como sala de estar. Coloque os sofás como modo de separação de costas para a mesa, inclusive pode colocar uma pequena estante na parte de trás para criar um corte maior e dar a sensação de estar em dois ambientes diferentes. O efeito é como o da foto. O móvel da televisão fica melhor no lado oposto à área de sala de jantar.

Como decorar uma sala grande - Se sua sala for quadrada
Imagem: ociohogar.com

Se sua sala for retangular

A melhor distribuição possível, aqui fica fácil. Divida o local em duas metades e, se puder, coloque a sala de jantar na parte do cômodo que não sirva de passagem para outros quartos, pois assim será bem mais cômodo. Aqui você já pode conseguir uma sala de jantar mais completa e diferenciada, e pode colocar um tapete sobre o conjunto todo para conseguir um corte maior. Compre uma mesa extensível para suas celebrações e cadeiras extras para seus convidados. Estas cadeiras podem ser guardadas em algum quarto ou garagem ou deixadas em uma lateral, colocadas uma ao lado da outra como lugar extra: não fica nada ruim e é muito prático. Agora você também pode incluir móveis, espelhos e uma decoração mais marcada. A ideia consiste em criar um cômodo dentro de outro.

Quanto à sala, coloque os sofás de forma a que não estejam de costas para a entrada do cômodo. Assim dará uma sensação mais acolhedora e de amplitude. O melhor é colocar dois sofás que formem uma "L" e completar com umas poltronas ou puffs (estão muito na moda!). Compre também uma mesa de centro em torno da qual possa distribuir tudo e um móvel de televisão que ajude a ter as coisas mais organizadas.

Como decorar uma sala grande - Se sua sala for retangular
Imagem: ociohogar.com

Se sua sala for irregular

No caso de salas irregulares, a dificuldade é maior. Em umComo recomendamos a você que coloque a sala de jantar na parte com mais luz natural, principalmente se tiver grandes janelas. Se fizer ao contrário, lembre-se que terá que contar com persianas ou cortinas opacas para evitar os reflexos da luz sobre a televisão, e isto pode ser bastante incômodo. O objetivo é criar estes dois espaços diferenciados: uma sala de jantar em torno de uma mesa extensível (pegue bem as medidas para que não fique tudo muito estreito quando estiver aberta) e uma sala com dois sofás e uma mesa de centro de cara para a televisão, mas com outras atividades de lazer como leitura, revistas ou música.

Alguma outra sugestão que queira compartilhar conosco?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar uma sala grande, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ociohogar.com
Imagem: ociohogar.com
1 de 3
Como decorar uma sala grande