Outros Ferramentas elétricas e equipamentos

Como distinguir os cabos segundo a cor

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como distinguir os cabos segundo a cor

Já alguma vez reparou que os cabos têm diferentes cores? Isto acontece para se poder diferenciar segundo suas funções e evitar possíveis confusões e problemas quando se fazem ou consertam instalações elétricas. Se tem que revisar alguma instalação elétrica ou uma caixa de luz encontrará muitos cabos de várias cores mas, seria capaz de diferenciá-los? Continue lendo este artigo do umComo.com.br onde lhe explicamos o código que ajudará você a saber como distinguir os cabos segundo a cor.

Também lhe pode interessar: Como esconder os fios e cabos eletrônicos

Índice

  1. Os diferentes tipos de cabos e suas funções
  2. O código de cores dos cabos
  3. Segurança em primeiro lugar

Os diferentes tipos de cabos e suas funções

Em uma instalação elétrica, seja nos eletrodomésticos de casa ou no carro, podemos encontrar muitos cabos os quais podemos distinguir segundo sua função. Estes são os três tipos diferentes de cabos segundo suas funções:

  1. Condutor fase: serve para que a energia elétrica entre em sua casa, por isso também se chama condutor positivo.
  2. Condutor neutro: devolve a energia utilizada e por isso se chama também condutor negativo ou de saída. Cada circuito da casa deve ter seu próprio cabo neutro, já que não se pode utilizar um só para vários. Além disso, também ajuda a captar a energia derivada ou a sobrecarga para passar ao fio terra ou de descarga.
  3. Condutor terra: a função deste condutor elétrico não é transportar energia dentro ou fora do lar de forma habitual, mas que envia fora de casa, isto é, a terra, o excesso de carga elétrica que se produz quando há um aumento na tensão, uma fuga ou derivação, evitando assim que quem maneja o aparelho se eletrocute. Estes cabos são obrigatórios desde 1975 evitando, assim, muitas sobrecargas e incidentes elétricos em casa. Ainda há muitos edifícios antigos que não possuem em sua instalação um cabo neutro, já que supõe realizar uma mudança de toda a instalação elétrica do edifício, ainda que possa ser chato ou caro é altamente recomendável fazer.
Como distinguir os cabos segundo a cor - Os diferentes tipos de cabos e suas funções

O código de cores dos cabos

Como já comentamos, os cabos podem ser distinguidos segundo sua função e para os diferenciar à primeira vista criou-se um código de cores que é muito útil se tem que fazer a instalação elétrica ou se tem que modificá-la por algum motivo. Estes são as diferentes cores que pode encontrar em um cabeamento elétrico segundo o código estabelecido:

  • Vermelho, azul escuro, preto, marrom ou cinza: estas são as cores que nos indicam que estes condutores elétricos são de tipo fase, por isso transportam a energia elétrica dentro da casa ou do aparelho em si.
  • Azul claro ou branco: são as cores que nos informam que esse cabo é neutro e, portanto, que se usa como via de retorno da energia. Às vezes, segundo o país, a cor branca pode ser usada como fase em vez de neutro. Por isto, é aconselhável o marcar com fita de cor preta ou vermelha para destacar que não se trata de um neutro, mas que esse cabo é de fase e está entrando energia.
  • Verde, verde com uma linha amarela ou um cabo de cobre sem isolamento: estas cores ou se o cabo não tem nenhum isolamento, nos indicam que se trata de cabos de terra ou de descarga que tirarão o excesso de energia para fora de casa quando se produzam sobrecargas.
Como distinguir os cabos segundo a cor - O código de cores dos cabos

Segurança em primeiro lugar

Agora que já conhece as cores de cada tipo de cabo pode atrever-se a fazer algum arranjo em casa ainda que, claro, sempre será melhor que o faça um eletricista, evitando assim possíveis problemas ou incidentes que possam surgir. Mas se vai fazê-lo, deve lembrar-se que a segurança vem primeiro, assim sendo, antes de tocar algum cabo ou inclusive antes de levantar a tampa de algum aparelho elétrico deve desligar a eletricidade de toda a casa e tentar realizar o conserto quando tenha suficiente luz natural ou tenha uma lanterna à mão. Além disso, se tem luvas e sapatos isolantes é recomendável que os utilize.

Como distinguir os cabos segundo a cor - Segurança em primeiro lugar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como distinguir os cabos segundo a cor, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como distinguir os cabos segundo a cor