Livrar-se das traças

Como eliminar as traças dos alimentos

Como eliminar as traças dos alimentos

Por mais que todos relacionemos as traças com a roupa, a verdade é que também podemos encontrar estes animais em nossas despensas e armários da cozinha. Trata-se, pois, da traça da fruta seca, mariposa-da-despensa ou traça indiana da farinha (Plodia interpunctella). O inseto adulto tem as asas de cor bronze ou com faixas e mede entre 16 e 20mm, enquanto a larva é esbranquiçada com a cabeça escura e chega a 12mm. É importante termos certeza de que este tipo de traças não se introduza em nossos alimentos e, caso o façam, deverão ser tomadas medidas para acabar com elas. Neste artigo de umComo explicamos mais detalhadamente como eliminar as traças dos alimentos.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para eliminar as traças
Passos a seguir:
1

As traças dos alimentos, (Plodia interpunctella,) recebem uma infinidade de nomes, entre eles: traça da fruta seca, mariposa, mariposa-da-despensa ou traça indiana da farinha. A fêmea da traça põe os ovos numa superfície com alimentos e estes depois explodem e tornam-se larvas esbranquiçadas com a cabeça escura que chegam a 12mm. O inseto adulto tem asas de cor bronze ou com faixas e mede entre 16 e 20mm.

Como eliminar as traças dos alimentos - Passo 1
2

Cabe destacar que a prevenção é a melhor arma que podemos usar para evitar as traças da comida. Desta forma, recomenda-se conservar os alimentos em embalagens herméticas e comprar tão somente o alimento necessário para que não seja armazenado durante muito tempo.

3

De mesmo modo, será necessário examinar com frequência os cereais, farinhas e demais produtos secos para comprovar que não contenham traças ou outros insetos, como também os armários e as despensas. As teias de aranha ou fios de seda na superfície dos alimentos são um sinal de que a traça da comida mora aí. Caso encontre-se algum alimento infestado, será necessário jogá-lo fora e eliminar também alimentos próximos que não estejam em recipientes hermeticamente fechados.

4

Será fundamental também a limpeza de armários, principalmente se já soubermos que as traças fazem ninhos aí. Você deverá esvaziar os armários e limpá-los a fundo com água e detergente para conseguir acabar com as larvas e traças que moram em sua cozinha ou despensa.

5

Na hora de eliminar as traças dos alimentos, existem armadilhas que contêm feromônios naturais que atraem as traças e estas ficam coladas na superfície pegajosa. Esta será uma forma de atacar o ciclo reprodutor e reduzir a população de traças. Você poderá encontrá-las em farmácias, supermercados e hipermercados.

Como eliminar as traças dos alimentos - Passo 5
Imagem: swissinno.com
6

Também existem inseticidas que podem ser úteis na hora de desfazer-se das traças da comida, mas será recomendável que quem realize a desinfecção com estes produtos seja um especialista em controle de pragas. Acontece que o uso indevido dos inseticidas pode provocar uma intoxicação em humanos, especialmente quando se trata de alimentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as traças dos alimentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
ANA FALCAO
NA MINHA CASA COMEÇOU APARECER MUITAS BORBOLETINHAS,E EU NÃO SABIA D3E ONDE VINHA,ATÉ QUE ME DEPAREI COM LARVAS NO ARROZ DEPOIS NO FEIJÃO,NÃO SEI MAIS OQUE FAZER,PRECISO DE AJUDA
sonia andrade
Estou com um sério problema de traças nos alimentos,li as recomendações, mas não tive ajuda pra elimina-las.
Nalva Furlan
aqui vocês falam das traças, e eu estou procurando como eleiminar as mariporazas, mas não achei aqui,nada que possa elimina-las, onde eu encontro.,fui a hipermercados e farmácias e não encontrei.Falam das pragas, mas o príncipal da eliminação não encontrei,tenho uma casa pet, com várias rações,sacos fechados,mesmo assim elas tem se multiplicado, no milho.não posso jogar veneno,quero achar uma solução.grata
Carminha
Olá, espalhe cravo no armário em vários lugares q espanta os bichinhos, além disso não guarde alimentos abertos , esses guarde na geladeira. Tenho duas geladeiras, uma é praticamente uma despensa. Um abraço
Daniela
Ola, estou ha 4 meses num apto novo e tenho uma despensa nao ventilada. Ja guardei os alimentos em latas e tupewares e mesmomassim nao estou conseguindo acabar com As borboletas e larvas. Faco limpeza todos os dias. Preciso de ajuda para acabar de vez Com elas e confio na sua ajuda para me dar algumas ideias do que fazer.
antonio carlos
Ja fiz uso de todos os produtos que possa imaginar para formigas.... sem exito.
Draylton carlos
Jogar detergente que o melhor veneno pra elas jogar no ninho delas
sonia andrade
Olá Antonio!eu tive um sério problema com formigas em minha casa e procurando uma solução pra os cupins me deparei com um produto que comprei e foi tiro e queda,o nome do produto é ecoata, achei caro,inclusive comprei meio á meio com um amigo,mas valeu a pena os 250 reais que pagamos,fiquei livre das formigas,é bom também pra baratas e cupins.
silvia
como eliminar as traças dos armarios com alimentos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia, se o seu problema são traças nos armários nesse link poderá encontrar alguns métodos para as eliminar: http://casa.umcomo.com.br/articulo/5-truques-para-eliminar-as-tracas-da-roupa-604.html
Usuário anônimo
QUERIA ALGO CASEIRO E EFICAZ,,
Imagem: swissinno.com
1 de 3
Como eliminar as traças dos alimentos