O cortador de grama

Como escolher um cortador de grama

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 julho 2017
Como escolher um cortador de grama

Para ter uma grama bonita, precisamos de um bom cortador de grama e ao querer comprar um, surgem todas as dúvidas: quero um a gasolina, elétrico ou com bateria, com tal medida de lâmina, altura de corte, manual ou autopropulsado e, a última pergunta, com kit de lâminas. Na verdade são muitas perguntas para um novato que nunca teve um cortador de grama. Partindo desta base, em umComo tentaremos aconselhá-lo para comprar o melhor cortador de grama e não se arrepender no dia que for usar.

Passos a seguir:
1

Saber as medidas do jardim:Para um jardim de medidas reduzidas, um cortador de grama manual é suficiente. Ele é silencioso, fácil de usar e econômico. O único problema é que terá que colher a grama cortada, mas bem, nem tudo nesta vida é perfeito.Se o jardim já é um pouco grande, recomendamos um cortador de grama elétrico já que é fácil de usar e pesa muito menos do que um a gasolina, mas é preciso ter cuidado com o cabo elétrico pois ao girar podemos cortar o cabo sem querer.Atualmente, os cortador de grama elétricos têm uma potência que vai dos 600w até os 1600w. Também podemos encontrar cortadores de grama com bateria, assim evitamos o inconveniente de arrastar um cabo elétrico mas não economizamos, pois são bem mais caros. Preferir um cortador de grama elétrico ou de bateria deve vir em função da sua potência ou também em função do terreno que tenha e do desnível, pois atualmente existem cortadores de grama autopropulsados.

2

Comprar um a gasolina ou não:

Se quisermos ter um jardim "profissional", precisaremos de um cortador de grama à gasolina, já que proporciona maior liberdade de movimentos. A maioria são autopropulsados, portanto não temos que empurrar e o trabalho é mais cômodo. O inconveniente? São maiores e você precisa ter combustível em casa. Se o jardim for grande e além disso quiser dar um passo além, então recomendamos comprar um pequeno trator cortador de grama. Você economizará muito tempo cortando a grama mas lembre-se que é bem mais caro.

3

Largura do cortador de grama: Uma parte fundamental é a sua largura e a possibilidade de colocar diferentes alturas, quanto mais largo for o cortador de grama, maior quantidade de grama poderá cortar de uma só vez. É muito útil para jardins grandes mas de menor manobrabilidade. Os cortadores de grama de menor largura servem para ter uma maior manobrabilidade e poder cortar a grama em lugares estreitos. Variar a altura em um cortador de grama é fundamental para um jardineiro; existem várias formas de modificar sua altura.

4

O material com o qual é fabricado:Se o cortador de grama for de plástico ABS, é um material leve mas ao mesmo tempo é menos resistente que os de alumínio, que apesar de serem mais pesados resistem melhor com o tempo.

5

Cortador de grama rotativo ou helicoidal:Um cortador de grama com lâminas rotativas permite conseguir uma grama com um bom aspecto por um preço mais do que razoável. As lâminas podem ser retiradas do cortador de grama e lixadas pelo próprio usuário ou por um afiador profissional. Os cortadores de grama com lâminas helicoidais são mais indicados para profissionais. Seu sistema de corte permite cortar a poucos milímetros. Quanto às lâminas, devem ser afiadas por pessoal especializado.

Dica: Não perca esse artigo que explica como cortar grama com roçadeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um cortador de grama, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Consulte sempre um profissional na hora de escolher o que melhor se adapta ao uso que fará do cortador de grama.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como escolher um cortador de grama