Fazer uma cabeceira da cama

Como estofar a cabeceira da sua cama

Como estofar a cabeceira da sua cama

O quarto fica sempre mais elegante se a nossa cama tiver uma cabeceira, verá que se não a tiver e puser uma, vai captar os olhares de todas as pessoas que virem o seu quarto. Continue a ler e aprenda como estofar a cabeceira da sua cama. O resultado pode ser muito diferente em função do tecido que utilizar, no entanto, este tem que se adaptar à decoração do seu quarto (às cores das paredes e do mobiliário).

Vai precisar de:
  • Cabeceira (ou tábua)
  • Espuma
  • Tecido (à sua escolha)
  • Grampeador
  • Tecido qualquer (para por no chão como proteção)
  • Mesa
  • Metro
  • Lápis
Também lhe pode interessar: Como pintar a cabeceira de madeira da cama
Passos a seguir:
1

Remova a cabeceira da sua cama ou compre uma madeira com as dimensões de largura da cama ou maior para que saia para ambos os lados da sua cama e desse modo faça com que a cama pareça maior.

2

Marque as medidas em cima da espuma. Estas tem que ser as mesma que as da tábua mais cinco centímetros em cada parte da tábua. Tem que ser maior que a tábua onde a vamos colocar por que a espuma tem que cobrir toda a face da tábua e um pedaço do lado oposto, como se abraçasse a cabeceira. A espuma pode ser comprada na mesma loja em que comprar o tecido com que irá estofar a tábua.

3

O próximo passo é cortar a espuma com uma tesoura seguindo as marcas das medidas que marcou no passo anterior. A espessura da espuma costuma ser padrão, por não não será difícil cortá-la.

4

Ponha a cabeceira no chão ouem cima de uma mesa comprida e cubra-a com a espuma, assim ficará suave e confortável. Tem que dobrar a espuma que sobressai da tábua até à parte posterior da mesma e grampeá-la. A cada 2 ou 3 centímetros ponha um grampo na borda da espuma e à volta de toda a tábua. De forma a que a espuma fique bem apertada.

5

Uma vez grampeada a espuma da cabeceira da cama, faça o mesmo com o tecido que escolheu. Primeiro tem que pôr um tecido qualquer no chão para evitar manchar o tecido com que irá estofar a cabeceira. Depois tem que esticar o tecido no chão ou em cima de uma mesa comprida com o avesso do tecido para cima e depois colocar o lado da cabeceira da cama coberto com espuma em cima. Ficando assim a espuma virada para o chão, deitada para baixo.

6

Tal como com a espuma, as medidas do tecido também têm que ser maiores do que as da tábua. Mas neste caso será uns 7 centímetros a mais, porque temos que contar com a grossura da espuma que colocamos anteriormente. A seguir recorte as medidas necessárias com a tesoura.

7

Ponha grampos na parte traseira da tábua na borda do tecido, colocando um grampo a cada 2 ou 3 centímetros e tente esticar bem o tecido, tal como fez previamente com a espuma. Assim evitará que fiquem rugas na cabeceira da cama.

8

Já pode colocar a cabeceira de cama no seu quarto e desfrutar dela repousando as suas costas na tábua enquanto lê um livro antes de ir dormir. Terá uma cabeceira acolchoada e elegante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estofar a cabeceira da sua cama, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Se quiser para tornar o corte da espuma mais fácil, pode fazê-lo com o mesmo método que utilizou com o tecido. Ou seja, esticar a espuma no chão e por a cabeceira em cima. Depois recorte a espuma em volta da tábua mas deixando uns 5 centímetros de margem.
  • O estofo pode ser de tecido ou couro, depende do gosto de cada um e do material escolhido para que combine com o resto do quarto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
António Catarino
Bom dia, Não explica com resolve o problema dos cantos. Cumprimentos.
Como estofar a cabeceira da sua cama