Fazer produtos de limpeza em casa

Como fazer ácido muriático caseiro

Como fazer ácido muriático caseiro

Você tem em seu lar algum tipo de sujeira que não desaparece, não importa quanto limpe? Talvez o que precise seja tentar conseguir alguma solução um pouco mais forte. Atualmente, existe à venda uma grande variedade de marcas de produtos para tirar a sujeira definitivamente, mas se neste momento tem que economizar um pouco, lembre-se que você mesmo pode preparar ácido muriático ou ácido clorídrico caseiro.

O ácido muriático ou ácido clorídrico, como também é conhecido, pode ser usado em sua casa com múltiplos objetivos, mas principalmente para se desfazer das manchas mais difíceis de tirar. No seguinte artigo do umComo.com.br ensinamos-lhe como preparar ácido muriático caseiro e indicamos todas as precauções que deverá tomar durante esse processo.

Vai precisar de:
  • Água
  • Cloreto de hidrogênio
  • Embalagem de vidro ou plástico
  • Luvas de látex
  • Máscara
  • Óculos de proteção
  • Calçado de segurança
Também lhe pode interessar: Como limpar com ácido muriático
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos considerar é o risco que implica manusear esta substância. Como qualquer outro ácido, o ácido muriático é perigoso para qualquer ser vivo, pode provocar danos irritantes e corrosivos mais ou menos graves em função do grau de exposição ao qual nos submetamos.

Para evitar qualquer tipo de acidente tente ter todos os artigos de segurança necessários para seu uso, assim como o utilizar em espaços corretamente ventilados.

2

A seguir oferecemos alguns conselhos de segurança que deverá levar em consideração

  • No caso de contato do ácido com a pele é imprescindível limpar rapidamente a área afetada com água ou soluções que contenham bicarbonato de sódio e ligar para um médico imediatamente.
  • Quando há contato do ácido com os olhos deverá lavar rapidamente com água por pelo menos 15 minutos tentando manter as pálpebras abertas. Pode aplicar gotas de anestésico, cobrindo o olho afetado com um curativo.
  • Se o ácido for ingerido acidentalmente, deverá consumir de forma imediata grandes quantidades de água, para reduzir a concentração em seu estômago. Sugere-se também tomar água de calcário ou leite de magnésia que podem neutralizar o ácido. De qualquer forma é imprescindível ir a um médico de forma imediata.
  • Caso tenha sido ingerido e a pessoa comece a ter dificuldades para respirar, evite recorrer ao método da respiração boca a boca e leve-a imediatamente ao médico.
Como fazer ácido muriático caseiro - Passo 2
3

O cloreto de hidrogênio é um gás sem cor (ou de um leve tom amarelado) que se caracteriza por ter um cheiro penetrante e forte. Quando esta substância é exposta ao ar cria-se um vapor de cor branca muito denso que em contato com a água leva à formação do ácido clorídrico.

Para criar o ácido clorídrico devemos começar vertendo o cloreto de hidrogênio e a água em um recipiente de plástico ou de vidro, tentando manter uma proporção que ronde 36 g de cloreto de hidrogênio para cada 100 ml de água.

4

Após realizar a mistura na qual obtivemos o ácido clorídrico ou ácido muriático, os usos mais comuns dentro de uma casa costumam ser:

  • Dissolução da camada de óxido em metais
  • Curtir couros
  • Limpeza de privadas e pias
  • Limpeza de chãos
  • Eliminação de sujidade em recipientes
  • Limpeza de tanques e piscinas
Como fazer ácido muriático caseiro - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ácido muriático caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Caio
Até onde sei Cloreto de Hidrogênio é Ácido Clorídrico...
Sim
Estava lendo o artígo mas então percebi que pra você fazer ácido clorídrico voce precisa de ácido clorídrico.
EDUARDO TAVARES
O que é "Cloruro" de hidrogênio??? Eu conheço Cloreto de Hidrogênio. Eu não estou achando Cloruro de hidrogênio pra comprar.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Eduardo. O cloruro de hidrogênio é o cloreto de hidrogênio.
EDUARDO TAVARES
Então, "Cloruro" é uma palavra espanhola. Usá-la em português para indicar um composto clorado está errado, confunde e dificulta a quem está buscando o composto. O correto é usar "cloreto de Hidrogênio" ou "ácido clorídrico".
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Sim, você tem razão. Já foi editado para 'cloreto'. Obrigado pelo comentário!
Edilvan Alves Pereira
sou Quimico e me intereço por materiais de limpezas
1 de 3
Como fazer ácido muriático caseiro