Bricolage de móveis

Como fazer criado mudo com paletes

Como fazer criado mudo com paletes

O criado mudo é um item indispensável no quarto, pois é neste móvel que podemos colocar diferentes coisas que podemos precisar enquanto estamos na cama e, assim não precisamos de nos levantar para pegar. Para além disso, é um item que faz parte da decoração do quarto e que deve estar harmonia com a restante decoração. Mas se quiser algo diferente, original e econômico, uma forma legal de você fazer um criado mudo é com paletes. Aproveitar as paletes para fazer móveis está super em alta e, o resultado é bem original. Se gostou da ideia, não perca mais tempo e aprenda neste artigo de umComo como fazer criado mudo com paletes.

Vai precisar de:
  • Palete, de preferência um resistente. O caixilho consta de 10 tábuas (3x2 e 4x) unidas por 2
  • Pregos
  • Parafusos
  • Cola para madeira
  • Lixadeira de cinta
  • Serra de perfuração e serra vertical
  • Martelo
  • Serra circular
Também lhe pode interessar: Como fazer um criado mudo
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, para fazer o seu criado mudo com paletes, deve começar por desmanchar a palete. Para fazer isto, pode usar um martelo para tirar as ripas ou então um cinzel para afrouxar a ripa antes de utilizar o martelo, desta forma não danificará tanto a madeira.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 1
2

De seguida, corte as 10 tábuas com 52 centímetros utilizando uma serra circular.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 2
3

Selecione um conjunto de tábuas que vai usar para os lados e quais vai utilizar para a parte de trás.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 3
4

Coloque os jogos de tábuas um ao lado do outro e meça a largura total. Esta é a medida que deseja utilizar para os retângulos.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 4
5

Os retângulos consistem em 4 peças de vigas cada um. É muito importante cortar as vigas exatamente no tamanho adequado.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 5
6

Quando tiver terminado o corte das peças, os retângulos podem ser montados. Os retângulos estarão fora de visão quando terminar o seu criado mudo com paletes. Uma conexão bonita não é tão importante.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 6
7

As peças das vigas são de 70 milímetros de espessura, assim, precisará de parafusos longos. Certifique-se de fazer os retângulos quadrados e os dois exatamente iguais. Quando tiver terminado a montagem dos retângulos, tem que cortar as tábuas para a parte superior do criado mudo. Use uma serra circular para cortar os pedaços do tamanho adequado.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 7
8

Antes de montar as peças do batente, terá que limpar a madeira com a lixadeira de cinta. Faça um movimento circular com a lixadeira para criar um padrão agradável.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 8
9

Para a montagem pode utilizar apenas pregos. Também pode utilizar cola, mas não é necessário. O batente deve ser suficientemente resistente. Na montagem, certifique-se que a madeira está seca.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 9
10

Primeiro monte a placa superior em um retângulo. Depois prenda os tabuleiros dos lados e a parte de trás. Esta é a parte difícil. Tem que segurar tudo e fazer bem o quadrado antes de prender. Por último, pode montar o retângulo inferior.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 10
11

Para fazer a corredeira da gaveta pode colar duas peças de madeira compensada no interior do batente. A gaveta é feita com 5 peças de madeira e um pedaço de 4 milímetros de madeira compensada. Em primeiro lugar, meça o tamanho da madeira compensada e corte com a serra circular.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 11
12

Meça a altura e corte uma ranhura no tabuleiro frontal de 8 milímetros de profundidade. Isto encaixa na madeira compensada. Corte as outras tábuas. Coloque as tábuas na parte superior da madeira compensada e monte-as com pregos e cola. Quando tiver terminado a gaveta, pode colocar a prateleira. Utilize parafusos para fixar as duas ripas aos lados.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 12
13

Certifique-se de que as ripas são pares. Agora pode prender a prateleira nas ripas. Para terminar, a placa principal frontal. Pode fazer um buraco na forma que quiser. Em primeiro lugar, corte a tábua do tamanho correto.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 13
14

De seguida, desenhe a forma no lugar correto. Utilize a serra de perfuração e uma serra vertical para fazer o desenho na madeira. Agora pode montar este tabuleiro com uns pregos e cola.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 14
15

E o seu criado mudo com paletes está pronto. Para proteger a madeira e dar-lhe um pouco mais de detalhe, utilize um acetinado transparente. Limpe a madeira e lixe. Depois limpe de novo e aplique uma camada de acetinado e espere pelo menos 4 horas até secas. Lixe a madeira ligeiramente com uma lixa fina. Limpe novamente a madeira e aplique uma segunda camada de acetinado. Se desejar também poderá pintar o seu criado mudo com paletes de alguma cor que combine com a restante decoração do quarto. Se gostou deste artigo, não perca também este que temos para si com dicas sobre como decorar criado mudo.

Como fazer criado mudo com paletes - Passo 15

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer criado mudo com paletes, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Paulo Ronaldo Soares Bighi
Achei fantástico pouco investimento e acho muito vendável.
francisco
e você fala em 10 partes de 52cm, porem se contarmos os 03 lados que usou 03 peças e o tampão \ ainda usou 04 las costas do criado dando um total de 12 ripas.. e salta as medidas dos retângulos que vc não mencionou.... me passa as medidas.. ok


Carlos Augusto
Kkkkk retângulo quadrado é pra matar mais faltou também as medidas corretas pois parece não ter nenhum padrão
ronaldo santos ferreira
O importante e a mensagem carlos , ta preocupando com coisa atoa.. a mensagem dele foi dada para quem precisa. Obrigado!!
A sua avaliação:
André
A explicação estava meio confusa, mas me perdi de vez quando disse para fazer um RETÂNGULO QUADRADO. Como assim???? Andaram vendo muito Chaves e a bola quadrada do Kiko...
Ricardo
kkkkkkk Retangulo quadrado é.. rs eu nao li toda a explicação mas entendi so pelo modelo do criado mudo. axo q se eu n ja tivesse trabalhado com montagem de moveis nao teria entendido. mas ficou bom, apesar da madeira vista na foto esta quase q estragada, nao sei se é isso mesmo. mas faltou o acabamento envernizado pra dar o tok final. ou entao pintar com tinta sintética para ferro pois ja vem com o verniz. gostei !
1 de 16
Como fazer criado mudo com paletes