Construir uma horta

Como fazer hidroponia em casa

Como fazer hidroponia em casa
Imagem: tasaude.com.br

A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas em que se substitui o solo por uma alternativa inorgânica, que tanto pode ser lã de rocha, uma solução líquida que contém água e todos os nutrientes essenciais para a planta se desenvolver, pumicita, areia, entre outros. Esta forma de cultivo apresenta como vantagens a produção de plantas com melhor qualidade, redução no uso de inseticidas, colheita precoce, trabalho mais limpo e fácil de realizar e a possibilidade de ser colocado em prática em qualquer espaço, até mesmo no interior de nossa casa! Curioso? Continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como fazer hidroponia em casa.

Vai precisar de:

  • Um ou mais tubos de PVC de 75 mm
  • 2 tampas para cada tubo (serão usadas para fechar as extremidades deles)
  • 2 mangueiras de 20 mm para cada tubo
  • Bomba de água com vazão de 100 l/h
  • Temporizador/timer para a bomba de água (opcional)
  • Recipiente que servirá como reservatório de água
  • Copo de plástico e materiais de enchimento (terra, argila expandida, espuma...)
Também lhe pode interessar: Como fazer uma horta em casa

Passos a seguir:

1

Existem várias alternativas de plantio de plantas sob o sistema hidropônico, inclusivamente um kit de hidroponia caseiro pronto a usar. Neste artigo vamos ensinar-lhe como construir um sistema hidropônico semelhante ao da imagem ao lado, chamado de NFT, simples e indicado para o plantio de alface, morango ou tomates.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 1
Imagem: quiosquedasideias.com
2

Você pode facilmente colocá-lo no jardim, numa estufa pequena, afixado na parede ou até numa sacada. Para isso, reúna os materiais que constam da lista no final neste artigo e coloque mãos à obra seguindo os passos que indicamos em seguida!

3

Abra pequenos orifícios no tubo de PVC, alinhados e afastados em 15 cm uns dos outros. Neles você irá colocar sua planta em crescimento.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 3
Imagem: brazucadekimono.blogspot.pt
4

Prenda o tubo à parede ou fixe-o em uma estrutura instalada no chão, como a da imagem ao lado. É importante que haja um pequeno desnível no ou nos tubos, de forma a que a água circule. Tampe as extremidades dos tubos com a respetiva tampa.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 4
Imagem: sc.bomnegocio.com
5

Coloque a bomba no reservatório de água e conecte a ela a mangueira, que irá servir de tubulação de transporte da solução nutritiva das plantas. Em seguida, abra um orifício na tampa dos tubos para introduzir nela a outra ponta da mangueira. Ligue também o temporizador/timer para controlar a frequência com que o fluido irá circular, se bem que este passo é opcional.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 5
Imagem: tudohidroponia.net
6

Na outra extremidade do tubo de PVC, que deverá estar mais abaixo que a anterior, coloque uma segunda mangueira. Essa mangueira irá conduzir a solução novamente até ao reservatório. Apesar de no esquema ao lado a bomba de água se encontrar fora do reservatório, você pode guiar-se por ele para perceber o funcionamento deste sistema de hidroponia NFT.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 6
Imagem: urveg.blogspot.pt
7

Em seguida é o momento de colocar as plantas nos orifícios do tubo! Elas já deverão estar parcialmente desenvolvidas, ou seja, com raízes e algumas folhas, e devem ser inseridas em um recipiente que encaixe bem no orifício, como um copo de plástico esburacado. De forma a que se mantenham direitas, envolva-as em espuma, algodão ou coloque terra no copo.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 7
Imagem: hydroenv.com.mx
8

Coloque a solução nutritiva no recipiente e ligue a bomba de água para que o seu sistema comece a funcionar. Pode adquirir a solução específica para o tipo de planta que pretende cultivar em uma loja de agricultura. Agora é só esperar pacientemente para que suas plantas se desenvolvam! No caso das alfaces, você poderá ir colhendo as folhas e manter no sistema o caule a raiz, de forma a não ser necessário repetir o plantio.

Como fazer hidroponia em casa - Passo 8
Imagem: blog.institutobrookfield.org.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer hidroponia em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
36 comentários
A sua avaliação:
Artur Castro
Por favor, a solução nutritiva, só circula nos tubos ? Ou poderá ficar uma parte retida nos tubos, irrigando até a bomba ligar fazendo o liquido retornar a tanque de bombeamento ?
A sua avaliação:
Jefferson
👍 gostei muito
A sua avaliação:
Margareth
Obrigada, ajudou muito suas informações.
A sua avaliação:
Ivanildo Ribeiro
Quero receber informações sobre Horta em casa
A sua avaliação:
Weliton Felis da Silva
muito bom,gostaria de receber mais detalhes
A sua avaliação:
marival
sem comentario
taiguara abreu
bom dia , teria como enviar o passo a passo em video, para eu poder executar em casa?
José
Muito bom e instrutivo parabens
helenice durães
Olá, boa tarde!
Me impressiono como a forma de plantio através da hidroponia é inteligente. Desejo receber maiores informações.
Grata.
A sua avaliação:
Jose Assis de brito
como que chama o produto que coloca na água para Hidroponia
Elio Penha
acabo de fazer meu sistema de plantação hidroponica mas não tenho sol forte no local, tem bastante luminozidade e o sol fica a um metro acima das plantas. Deste jeito vai funcionar a minha plantação?
celso dias da silva silva
qual o produto que usa na agua para hidroponia
Emerson
Chamasse, solução nutritiva, e facilmente encontrado na net, nela a todos os macro e micro nutrientes para um bom desenvolvimento da planta!!
Marino Bauer
como fazer Hidroponia em casa,e aquiscao de produtos,como adubo etc
Emerson Lyma
Mariano, para se fazer uma hidroponia caseira, vc precisa em geral de uma bancada para conter os canos de pvc, canos de 50mm e 75mm de 3m cada, joelhos. Caixa de água, bomba submersa de boa vazão 3000l/h, e time analógico.
IVANIR MELO
bom dia, como fica situação do sol para as plantas? claro que sei que é estufa, mas qual deve ser a incidencia de sol para elas? pouco sol, nada de sol, a estufa deve ser coberta o tempo todo? obrigado pela atenção
Emerson Lyma
Ivanir, partimos do principio que todas as plantas necessitam de sol para se desenvolverem bem, se vc mora em um lugar com muito sol e pouca chuva e recomendado usar sombrite que diminui a incidência de luminosidade, preferência de 50%.
Neivaldo de anesclar
Gostaria receber novas publicações
Rubem Marques
1-Parabens pelas orientações que ficaram muito bacanas. 2-A partir de quantas plantas cultivadas uma família poderá viver honestamente com os filhos estudando e pagando plano de saúde para todos?
Edecir Genesio Torres Rodrigues
Tudo bem construir eu consigo, gostaria de saber onde adquirir a solução e como fazer a mistura dos componentes necessários, minha maior dúvida. obrigado
CALTON MALUA AYUBA
gostaria de ter mais informacao sobre como fazer hidroponia em casa de cultivo de tilapia usando sua agua para irrigar hortalica
A sua avaliação:
Severino campos da luz
quais sao os ingrentes nutritivo e onde pposso encontra moro em recife e tenho vontade de comessar a cultivar alfece. espero ser horientado grato
Raimundo Lira Maciel
gostei muito da explicaçao embora, para mim ela ficou um pouco imcompleta isto e nao com tanta clareza pois sou muito detalhista isto é, perguntador demais mais eu queria apenas uma mini horta com alface so para meu consumo pois moro na zona norte do ceara e adoro alface lisa mais aqui nao tem. tenho que plantar ela na sombra? ou nao sera que no sol ele ira tolerar as 12 horas de sol todos os dias no verao de junho a dezembro a menor horta para casa custa quanto o material pois a mao de obra posso fazer com certeza agradecidamenta Raimundo Lira Maciel - Groairas Ceara
Imagem: tasaude.com.br
Imagem: quiosquedasideias.com
Imagem: brazucadekimono.blogspot.pt
Imagem: sc.bomnegocio.com
Imagem: tudohidroponia.net
Imagem: urveg.blogspot.pt
Imagem: hydroenv.com.mx
Imagem: blog.institutobrookfield.org.br
1 de 8
Como fazer hidroponia em casa