Sistemas de aquecimento em casa

Como fazer um aquecedor solar caseiro

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 27 janeiro 2020
Como fazer um aquecedor solar caseiro

Esse é um projeto para começar a fazer e terminar antes que cheguem os dias mais frios. Vai demorar algum tempo mas os resultados podem ser bastante satisfatórios. Aqui no umComo vamos ensinar como fazer um aquecedor solar caseiro, sem gastar muito dinheiro e que pode ajudar a trazer aquele quentinho agradável que tanto gostamos.

Também lhe pode interessar: Como escolher um aquecedor para o inverno
Passos a seguir:
1

Antes de começarmos a montar o nosso aquecedor solar caseiro necessitamos de alguns materiais e ferramentas, e também de uma que esteja virada para o sol.

Ferramentas:

  • Martelo
  • Pregos e/ou Parafusos
  • Berbequim elétrico
  • Silicone para colar

Materiais:

  • 4 tábuas de madeira, o tamanho depende do que pretende mas pode fazer 90cm de altura por 60cm de largura.
  • Cola.
  • Latas vazias de comida ou refrigerantes, lavadas e secas.
  • Tinta preta e um pincel.
  • Uma placa de acrílico transparente ou plástico mais duro com dimensões proporcionais às tábuas de madeira.
  • Papelão para isolamento (pode usar o papelão dos caixotes e caixas lá de casa).
  • Uma ventoinha pequena (pode utilizar uma de um computador antigo que já não usa).
  • Tubo flexível de alumínio.
  • 1 folha de plástico (daquelas de encadernar os trabalhos da escola).
  • 1 marcador ou 1 lápis.
2

Agora que já temos todo o material necessário vamos começar a construir o nosso aquecedor solar caseiro. O primeiro passo é fazer a nossa armação, o esqueleto da estrutura. Vamos pegar nas tábuas e aparafusar ou se preferir pregar, fazemos isso em forma de retângulo, com as duas maiores a ficarem na vertical (de pé). Juntamos uma tábua na outra e com o berbequim fazemos um buraco que fure as duas madeiras. Aparafusamos elas e repetimos o processo até ficarmos com uma "moldura" do nosso aquecedor.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 2
3

De seguida vamos isolar a nossa armação com o papelão das caixas e caixotes que temos em casa. Para ficar bem isolado e não deixar escapar o calor vamos fazer um isolamento bem grosso, quase tanto como as tábuas de madeira, um pouco mais de meio de grossura deve chegar. Colamos tudo bem colado, e utilizamos alguns livros para fazer pressão e ajudar a colar.

Já temos isolamento vamos ao próximo passo do nosso aquecedor solar caseiro.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 3
4

Confira se a placa de acrílico vai encaixar no isolamento e ficar bem encostada na armação de madeira, isso é importante porque assim quando a colarmos com silicone à estrutura, vai ficar bem selada.

Agora vamos preparar as latas, pode ser de comida enlatada (salsichas, fruta), podem ser refrigerantes ou até ambos. Antes de pintar as latas de preto você deve retirar os rótulos delas, para ficarem todas com a mesma cor. O topo das latas deve estar todo aberto, e no fundo com a ajuda do berbequim vamos fazer uns furinhos para o ar passar, no final alinhamos todas e colamos com silicone.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 4
5

Após alinhar a primeira fila e verificar que está tudo bem pegamos numa lata de cada vez e colocamos no fundo exterior da nossa armação, com o lápis ou com o marcador desenhamos em volta fazendo um círculo. Essa marcação serve para sabermos onde cada lata vai ficar para podermos fazer um buraco na armação com uns 2,5 cm de diâmetro por onde o ar frio vai entrar para esquentar nas nossas latas. Depois de feitos os buracos vamos colar a folha de plástico tapando eles. Isso vai permitir que o ar frio entre bem devagar.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 5
6

Mais tarde pode substituir o papelão da traseira da estrutura por uma placa de madeira compensada, mais resistente à umidade e água.

O próximo passo é marcar a ventoinha na madeira compensada, bem no topo junto à nossa armação. Para podermos fazer um buraco onde colocar ela e deixar passar o ar quente. Assim que tiver marcado use o berbequim com uma boca de cortar madeira redonda, e faça o buraco. Depois de fazer o buraco está na hora de pintar o nosso aquecedor solar caseiro de preto, para esquentar mais facilmente. Quando a tinta secar coloque a ventoinha e aperte uns parafusos para segurar ela, o próximo passo pode ser feito ao mesmo tempo.

Não esqueça que pode utilizar um pequeno painel solar para fornecer energia à ventoinha ou então uma pequena bateria ou pilha para ela girar dentro da estrutura.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 6
7

Hora de pegar no tubo flexível de alumínio e colocar ele para trabalhar. Esse tubo vai servir para o ar quente do nosso aquecedor solar caseiro passar para dentro da casa. Não convém ele ser muito comprido pois o calor pode se perder pelo caminho. Com mais uns parafusos você vai apertar o tubo ao buraco da ventoinha, de preferência faça isso com uma flange e um anel de aperto para conseguir isolar o tubo, não deixando escapar o ar quente do nosso aquecedor caseiro.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 7
8

Agora que temos nossa ventoinha montada, colocamos as latas até ao cimo sem tapar a ventoinha. Colocamos o silicone no rebordo da estrutura e finalizamos com a placa de acrílico selando as latas. Com tudo finalmente acabado pegamos no nosso aquecedor solar caseiro e colocamos ele virado para o sol e com a saída do tubo flexível na nossa habitação, seja através de um buraco já feito, ou da janela. Nesse último caso convém arranjar algo para tapar o resto da janela que fica aberta. Porque não utilizar uma tábua de madeira, fazer um furo do tamanho do nosso tubo e colocar ela pra fazer de tampão na janela? Fica à sua escolha. Depois se gostar da ideia pode fazer maior ou mais pequeno conforme o que pretender, além disso pode usar e abusar da criatividade para melhorar a sua experiência com o aquecedor solar caseiro.

Como fazer um aquecedor solar caseiro - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um aquecedor solar caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como fazer um aquecedor solar caseiro