Pesticidas para as plantas

Como fazer um inseticida com alho e cebola

Como fazer um inseticida com alho e cebola

Sabe que pode aproveitar as propriedades dos alimentos para fazer seus próprios inseticidas? De fato, isto está cada vez mais na moda porque permitem proteger os jardins, as hortas urbanas ou as plantas de casa sem danificá-las de modo algum, e nem o meio ambiente. Existe uma grande quantidade de pragas que costumam aparecer em zonas verdes e neste artigo de umComo vamos mostrar como as pode controlar para que possa saber como fazer um inseticida com alho e cebola. Desta forma, conseguirá proteger o bem-estar de suas plantas, além disso não contribuirá no efeito estufa, protegendo assim a nossa Terra.

Também lhe pode interessar: Como acabar com lagartas nas plantas

Passos a seguir:

1

Por que optar por inseticidas naturais? Muito simples: são inofensivos para o meio ambiente, e também para a nossa saúde. Tenha em conta que se tem um jardim urbano em casa onde cultiva hortaliças ou frutas, o mais provável é que alguma praga o ataque; o uso de inseticidas pode diminuir esta invasão mas, ao mesmo tempo, também encherá seus alimentos de tóxicos e químicos, elementos nocivos para a saúde. No entanto, se optarmos por elaborar inseticidas com ingredientes naturais conseguiremos proteger as nossas colheitas de forma 100% natural.

Assim, se aprendermos a preparar os nossos próprios pesticidas conseguiremos colher alimentos deliciosos, nutritivos e perfeitos para o organismo. Entre todas as possíveis opções que existem, fazer uma mistura com alho e cebola é uma excelente alternativa porque ambos os ingredientes contêm ácidos voláteis que atuam como repelentes naturais dos insetos e das pragas invasoras.

Neste outro artigo contamos para você como fazer inseticidas naturais.

Como fazer um inseticida com alho e cebola - Passo 1
2

De seguida, vamos explicar como fazer um inseticida com alho e cebola de forma rápida, simples e, sobretudo, muito eficiente! Para isso precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • ¼ de cebola grande
  • Meia cabeça de alho
  • 1 colher de sopa de sabão branco ralado
  • 1 litro de água

A primeira coisa que tem de fazer para preparar o inseticida é picar o alho e a cebola em pedaços muito finos ou, se poder, usar um triturador que conseguirá esmagar ao máximo ambos os ingredientes. Uma vez prontos, adicione água e o sabão ralado e misture tudo até que se integrem todos os componentes.

Para conseguir um produto eficiente, deverá deixar que esta mistura repouse durante, pelo menos, 5 dias. E, depois, bastará coar o líquido para extrair qualquer resto que possa ter ficado da sua preparação, coloque em um recipiente com um spray difusor para que, assim, possa ser aplicado facilmente sobre as plantas.

O mais recomendável é que use este pesticida natural uma noite de semana e que continue com este tratamento até ver que a praga desapareceu.

Como fazer um inseticida com alho e cebola - Passo 2
3

O melhor deste inseticida de alho e cebola é que não só ajudará você a combater uma praga, como também serve para poder eliminar uma grande quantidade de pragas que possam ir a seu jardim. Algumas das quais poderá controlar graças ao inseticida são as seguintes:

  • Pulgão: são uns insetos que absorvem a seiva das plantas e acabam deformando suas folhas. Existem de diferentes cores e tamanhos e, com o tempo, podem afetar toda a colheita fazendo que não possa ser usada para nada.
  • Mosca branca: é outra das pragas mais comuns de plantas que também pode eliminar graças a nosso pesticida. Este tipo de mosca ataca as folhas das plantas e as enchem de uma substância pegajosa que pode debilitá-la ao máximo.
  • Formigas: estes insetos podem danificar a saúde de nossas plantas, além disso também favorecem a multiplicação dos pulgões, portanto, afetam duplamente nossos cultivos. Neste outro artigo contamos para você como eliminar formigas de forma natural.
  • Lagartas: são outros dos insetos que mais afetam as plantas e hortaliças e, também são muito nocivas porque atacam diretamente as folhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um inseticida com alho e cebola, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Galileu F.Grisi
Difícil é fazer uma inseticida para cada tipo de praga,os caracóis incomodas muito mais...
Paulo dinis
gosto muito
A sua avaliação:
Liliane Laça Mossmann
Boa tarde, Sara. Adorei o site e as ideias naturais deste inseticida. Fiquei com uma dúvida. Sabão branco seria o sabão comum meio amarelado? ou o sabão de côco?
Editor umComo.com.br
Oi Liliane! Foi usado o sabão meio amarelado aqui.
A sua avaliação:
jose carlos
vou fazer hoje mesmo prá usar no meu quintal.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose! Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
katarine Machado
Adorei, vou fazer para combater uma praga que está em meus tomates.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Katarine! Espero que dê certo! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Orlando Antonio Mallmann
obrigado pelas informações úteis e para as soluções naturais ao combate a insetos. pulgões, lagartas, mosca branca e outros. GOSTEI MUITO. ESTOU FAZENDO UMA HORTA PLANTANDO HORTALIÇAS E ÁRVORES FRUTÍFERAS;
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Orlando! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e boas plantações ;)
A sua avaliação:
george
otimas dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi George! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Alécio Sattler
Artigos muito interessantes e de bom uso. Parabéns!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alécio! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 3
Como fazer um inseticida com alho e cebola