Jardins interiores

Como fazer um jardim de inverno

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 31 janeiro 2020
Como fazer um jardim de inverno
Imagem: tadecorado.com

Um jardim é um belo elemento a incluir em casa, pois aproxima-nos da natureza e proporciona agradáveis momentos de jardinagem, contemplação e relaxamento. O ideal seria que pudesse criar um grande jardim no exterior de sua casa, como o jardim inglês, mas nem todas as pessoas têm espaço suficiente para isso. Assim sendo uma das opções passa pelo jardim de inverno, que consiste em criar um jardim no interior de casa ou apartamento. Continue lendo este artigo umComo.com.br e saiba como fazer um jardim de inverno!

Também lhe pode interessar: Como decorar um jardim de inverno

Índice

  1. Passo 1 - A escolha do espaço
  2. Passo 2 - A preparação do espaço
  3. Passo 3 - A decoração
  4. Passo 4 - A vegetação

Passo 1 - A escolha do espaço

A escolha do espaço ideal faz toda a diferença na criação do seu jardim de inverno, pois as plantas necessitam de receber luz natural e irão originar alguma umidade.

Assim sendo, se você morar em uma casa, pode adaptar um terraço fechando-o com vidros em vez de paredes (como uma estufa), construindo muros altos em torno de uma das paredes da casa, criando assim um corredor de jardim de inverno, ou construir um "cômodo" de paredes de vidro no interior de casa.

Se, por outro lado, você morar em um apartamento, feche uma varanda com paredes ou painéis altos, deixando-a aberta em cima. No caso de não pretender mexer com a área exterior da casa, o ideal é que coloque o jardim sob uma claraboia, teto de vidro ou escadas, reforçando a iluminação neste último caso.

Imagens: globohoje.com e meupalaciode64m.blogspot.pt

Como fazer um jardim de inverno - Passo 1 - A escolha do espaço

Passo 2 - A preparação do espaço

Em alguns jardins interiores as plantas são cultivadas diretamente na terra, uma opção mais natural. No entanto este método apresenta desvantagens: requer um espaço preparado de origem para o jardim, a rega poderá originar problemas de umidade no piso e paredes e as raízes das plantas crescerão desordeiramente.

Por essas razões, o ideal é que cultive suas plantas dentro de vasos, que poderão ficar visíveis ou submersos, consoante a profundidade que seja possível criar em seu jardim de inverno. Desta forma comece por revestir o piso com algum tipo de material isolante, como espuma de pavimento flutuante ou manta drenante.

Como fazer um jardim de inverno - Passo 2 - A preparação do espaço
Imagem: tiquinhodecoisa.blogspot.pt

Passo 3 - A decoração

Num jardim interior as plantas não são os únicos elementos que contribuem para a decoração e beleza deste.

Se der para criar profundidade no jardim de inverno, espalhe substrato em toda a área e enterre vasos de plantas nele, de forma a que apenas a planta fique visível. Complete espalhando na superfície casca de pinho, pedrisco, pedras, argila expandida e dispondo placas de deck.

Por outro lado, se a área for plana, simplesmente espalhe os elementos acima referidos sobre a espuma ou manta e coloque vasos de plantas, escolhidos em função do espaço onde o jardim interior será montado e do tipo de planta que irão albergar.

Como fazer um jardim de inverno - Passo 3 - A decoração
Imagem: meucantinhoatelie.blogspot.pt

Passo 4 - A vegetação

No momento da escolha da vegetação, você terá de ter em conta a quantidade de luz que o seu jardim de inverno recebe, pois algumas espécies de plantas necessitam de mais iluminação e outras não podem receber luz solar direta.

De qualquer forma, saiba que se deverá limitar às plantas de interior, sendo que as opções mais comuns passam pelas palmeiras raphi, bromélias, cactos e suculentas, zamioculcas, antúrios, samambaia, comigo-ninguém-pode, espada de são jorge, pau d'água, lírios da paz, violetas, begônias, entre outras.

Disponha as plantas afastadas umas das outras, dentro de vasos visíveis ou enterrados como indicado no passo anterior, e regue-as moderadamente para não encharcar o jardim.

Como fazer um jardim de inverno - Passo 4 - A vegetação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jardim de inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Nena Almeida
gostei muito das dicas
Ana paula
Meu jardim de inverno tem piso no chão como faço pra fazer um jardim em cima desse piso ?
Eliane marcia
Tenho um espaço de 1,00 por 1,00 e estou pensando em fazer um jardim vertical por causa do espaço que é curto, estou pensando em um painel de madeira de Deck e colocar 5 vasos com mudas de orquídeas ou bromélias. O que me indicaria? E colocar um vaso de palmeira raphes no chão com pedras brancas de mármore. O que acha? E fazer uma fonte em um vaso tipo uma bacia.
Eliana
Olá, tenho um jardim de inverno, mas o piso é revestido com caco de granito. Tem como cobrir com vasos e pedrinhas? Bate sol moderadamente pela manhã, então, gostaria também de sugestões do tipo de plantas. Obrigada.
Diana dos Reis Almeida Lino
Estou querendo fazer um jardim de inverno em um espaço de 1,50 de largura e 3 de comprimento , queria algumas dicas e sugestões !
Edna Cordeiro da Silva
Tenho um jardim inclinado e esta maltratado. Quero saber como posso cuidar dele, pois ele fica próximo da garagem e do lado de uma escada.
Sara Silva
Olá Edna. Comece por limpar o jardim e retirar as plantas e ervas daninhas. Consulte outros conselhos neste artigo umComo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-jardim-com-pouco-dinheiro-680.html . Esperamos ter ajudado!
Imagem: tadecorado.com
Imagem: tiquinhodecoisa.blogspot.pt
Imagem: meucantinhoatelie.blogspot.pt
1 de 5
Como fazer um jardim de inverno