Rega automática da planta

Como fazer um regador automático caseiro

Como fazer um regador automático caseiro

Por vezes vamos de férias ou de viagem de trabalho e não temos ninguém para nos regar as plantas. Nestes casos existem soluções muito práticas que podem ajudar a que as nossas plantas vivam mais tempo. O regador automático caseiro é uma boa forma de regar automaticamente poupando dinheiro. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe várias formas de regar automaticamente.

Também lhe pode interessar: O que fazer com as minhas plantas nas férias

Índice

  1. Gotejamento através de tecido de roupa
  2. Rega por gotejamento
  3. Rega por gotejamento subterrâneo
  4. Recipientes com água por baixo das plantas
  5. Gota a gota na banheira
  6. Sistemas artificias de gotejamento

Gotejamento através de tecido de roupa

Pegue uma garrafa cheia de água e ponha uma peça de roupa comprida bem molhada previamente numa ponta da garrafa e a outra ponta em cima da planta. Graças ao princípio da capilaridade a planta vai-se regando automaticamente.

Rega por gotejamento

Pendure uma garrafa com água e faça um buraco na tampa, ponha um tubinho muito pequeno e enterre na água.

Rega por gotejamento subterrâneo

Faça dois buracos muito pequenos na tampa da garrafa, em seguida enterre a garrafa virada para baixo para que a água vá umedecendo a terra. Com uma garrafa de 5 litros podemos estar uns 10 dias sem regar as nossas plantas.

Recipientes com água por baixo das plantas

Este sistema é um pouco perigos porque pode fazer com que apareçam mosquitos, uma vez que haverá água parada. O sistema é simples, pegue um recipiente maior que o fundo do vaso, com dois dedos de água, e ponha as plantas em cima.

Gota a gota na banheira

Ponha as plantas em baixo da torneira da banheira e deixe cair a água gota a gota para regar as plantas. Deve ter em conta que o gotejamento deve ser muito suave.

Sistemas artificias de gotejamento

Existem materiais tipo gelatina que o que fazem é recolher a água da planta, ou seja deve regar muito a planta e depois esse material gelatinoso irá libertar a água pouco a pouco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um regador automático caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se tem muitas plantas é melhor que faça um sistema um pouco automático, uma vez que estes conselhos de gotejamento automático caseiros são adequados para uma quantidade pequena de plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ANTONIOLLE
Muito bom o artigo, apenas faltou uma ilustração para exemplificar cada método, mas muito bom mesmo!
Como fazer um regador automático caseiro