Insonorização

Como fazer um telhado verde

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um telhado verde

Cada vez mais são adotadas medidas sustentáveis, de modo a contribuir de forma significativa para a preservação do ambiente. O telhado verde tem sido uma das tendências na área da construção, transformando completamente a aparência da sua casa, tornando-a mais bonita e deixando a paisagem da sua cidade mais verde. Esta técnica consiste na implantação de solo e vegetação sob os telhados de edificações, trazendo vários benefícios para o local. O telhado verde melhora a acústica do edifício, as condições térmicas internas, diminui a poluição ambiental e aumenta o número de espaços verdes. Se quer contribuir para um mundo melhor e mais verde, em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer um telhado verde.

Vai precisar de:

  • Manta ou lona asfáltica.
  • Manta de bidim.
  • Argila expandida.
  • Substrato.
  • Leivas de grama.
Também lhe pode interessar: Como insonorizar um quarto

Passos a seguir:

1

Para fazer um telhado verde não basta subir a casa e começar a plantar, é necessário preparar previamente a infra-estrutura. A área onde se pretende instalar o telhado verde deve ser plana, por isso as lajes são ideais para este tipo de telhados. No entanto, deve-se reforçar a impermeabilização aplicando uma manta ou lona asfáltica. A área também deve ter uma inclinação de cerca de 1,5%, de forma a que a água da chuva escoe por um ralo.

Como fazer um telhado verde - Passo 1
Imagem: modoconstrucao.blogspot.pt
2

Depois da superfície impermeabilizada, deve-se estender uma manta de bidim. Esta manta serve para filtrar a água, evitando que as partículas de terra ou as raízes passem pela tubulação de queda da água da chuva.

Como fazer um telhado verde - Passo 2
Imagem: ecodhome.com.br
3

Sobre a manta de bidim, coloca-se uma camada de argila expandida uniforme, de cerca de 7 cm de espessura. A camada de argila irá impedir o apodrecimento das raízes e facilitar o escoamento da água da chuva.

Como fazer um telhado verde - Passo 3
Imagem: cinexpan.com.br
4

Coloca-se novamente uma camada de manta de bidim sobre a argila expandida, para que a argila não se misture à terra.

Como fazer um telhado verde - Passo 4
Imagem: pinterest.com
5

Agora por cima da manta de bidim, coloque uma camada de substrato de cerca de 10 cm. Utilize uma terra adubada consoante a espécie de cultivo.

Como fazer um telhado verde - Passo 5
Imagem: pinterest.com
6

Em seguida, posicione as leivas de grama ou plante as espécies de cultivo, por exemplo a grama esmeralda. Para os telhados verdes, as espécies que não crescem muito são as mais indicadas. Por último, instale rufos metálicos para evitar infiltrações.

Como fazer um telhado verde - Passo 6
Imagem: ecotelhado.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um telhado verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos

  • A manutenção do telhado verde deve ser feita de 1 a 2 vezes por ano.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Blas Rodriguez Godoy
precios y proyecto
A sua avaliação:
natalia
Já comecei a construção das paredes que serão de forma tradicional. Preciso de orientação sobre o telhado. QUE TIPO DE MADEIRA USAR? QUE TIPO DE LONA PARA QUE ESSA MADEIRA NÃO VENHA A APODRECER, FILTRAR ÁGUA... EU QUERO PODER CAMINHAR FAZENDO A HORTA ORGÂNICA,...

Ivonete meira de sousa
Pessoas de baixa renda pode adquirir esse telhado? Para 12 metros ¤ quanto custa? Sou amante da natureza.
Imagem: modoconstrucao.blogspot.pt
Imagem: ecodhome.com.br
Imagem: cinexpan.com.br
Imagem: pinterest.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: ecotelhado.com.br
1 de 7
Como fazer um telhado verde