Remodelar um quarto

Como iluminar um quarto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como iluminar um quarto

Para iluminar um quarto devemos ter em conta os diferentes usos que vamos dar ao quarto: leitura, romântico, funcional e aparência. Uma boa luz de leitura, na área da mesa de cabeceira ou na cama, com uma iluminação geral clara e agradável que evite as sombras e permita realizar tarefas gerais e circular sem problemas e uma luz indireta combinada com o uso de espelhos para gerar um espaço romântico e sensual no quarto.

Também lhe pode interessar: Como pintar móveis de fórmica
Passos a seguir:
1

Para a iluminação geral do quarto deve ter em conta que deverá usar pontos de luz de 20 watts por cada metro quadrado de espaço como mínimo.

Como iluminar um quarto - Passo 1
2

Ilumine a divisão da forma mais homogênea possível, evitando sombras ou áreas escuras. Uma excelente solução é instalar vários focos no tecto, ora sejam encaixados ou colocados num trilho.

3

Para prescindir da luz clássica pingente pode-se utilizar um candeeiro de pé ou de mesa com uma boa iluminação, mas deve ter em conta que a luz geral deve iluminar desde a entrada do quarto ou, em todo caso, estar logo a seguir à porta.

Como iluminar um quarto - Passo 3
4

Em relação ao local de leitura, se temos um canto da divisão destinado para isso, o ideal é colocar algum candeeiro de pé. Pelo contrário, se optarmos por ler na cama - desta forma estaremos a economizar espaço e também teremos uma maior comodidade - devemos colocar uma lâmpada nas laterais, ora seja por cima de uma mesa de luz ou algum aplique na parede junto à cabeceiro, com um braço articulado que nos permita regular a altura do foco de luz e a sua intensidade.

Como iluminar um quarto - Passo 4
5

Pequenos candeeiros de mesa são essenciais para fornecer a luz suficiente na hora de nos deitarmos e levantarmos da cama. Estas podem-se substituir por pequenas lâmpadas penduradas de baixa altura, por apliques de parede na cabeceira da cama, ou por uns candeeiros extensíveis que permitam direcionar o foco de luz no quarto e que permitam uma certa atividade antes de dormir.

6

Para conseguir um efeito romântico use painéis de luz indireta por cima das mesas de cabeceira, tenha também em conta que pode usar velas para conseguir efeitos parecidos nos momentos que deseja.

Como iluminar um quarto - Passo 6
7

Para conseguir uma boa iluminação ambiental deve jogar com a intensidade, a temperatura e a cor da luz e também com o próprio design do candeeiro: para conseguir uma sensação de intimidade, opte por uma iluminação suave e quente; para conseguir um ambiente fresco, é preferível as halogêneas que dão uma luz mais branca e clara.

8

Se tiver televisão no quarto mantenha sempre uma luz suave enquanto a tiver ligada. Não apague todas as luzes, pois o contraste entre o "brilho" do ecrã e a escuridão da divisão, é inapropriado e cansativo para os seus olhos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iluminar um quarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • As divisões das crianças podem necessitar de uma luz mais geral e talvez de uma luz de estudo sobre o escritório ou área de leitura. Se a divisão for para mais de uma pessoa, necessitará de uma luz de noite independente para cada pessoa.
  • Se tem um closet é necessário iluminá-lo de forma geral e com uma luz bastante potente. As zonas de maquilhagem ou de qualquer outra atividade complementar (estudo, trabalho) terão de ser iluminadas de forma independente.
  • Pinte as portas e as janelas com cores quentes. Se o seu quarto não tem janelas ou dão para uma divisão interior, pinte as janelas e portas de verde claro para que haja um ambiente mais quente e alegre.
  • A orientação. Para os quartos a orientação é Este, que é a mais adequada e para os quartos de bebé é a Oeste porque oferece mais calor.
  • Um erro comum é colocar um único ponto de luz localizado no centro do quarto, inevitavelmente irá causar desconforto a quem está a tentar descansar, para além disso projetará a sombra do seu próprio corpo para os armários e espelhos. Este tipo de luz não permite a leitura.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como iluminar um quarto