Bricolage de móveis

Como laquear móveis

Como laquear móveis
Imagem: 2.fimagenes.com

Quando se quer dar uma nova aparência aos móveis sem gastar muito dinheiro, uma das melhores opções é laqueá-los. Laquear móveis consiste em pintar com uma tinta esmalte ou laca, que é lisa e pode ser brilhante ou acetinada. Ainda que o laqueado industrial seja perfeito, laquear seus móveis em casa pode dar-lhes um toque rústico que fica muito bem. Se você gosta de mudar seus móveis, neste artigo de umComo contamos a você como laquear móveis.

Também lhe pode interessar: Como envelhecer móveis

Passos a seguir:

1

O primeiro que você deve saber para laquear móveis é que existem dois tipos de tintas: o esmalte à base de água e o esmalte sintético (poliuretano). O primeiro é mais fácil de manipular e limpar, e mais inofensivo. O segundo é mais complicado de aplicar, pois é preciso dissolvente para diluí-lo e solta cheiro, ainda que o acabamento fique bem mais profissional.

Como laquear móveis - Passo 1
Imagem: nfopid.com
2

Antes de começar a laquear seu móvel, é recomendável que revise cada detalhe: qualquer golpe, arranhão ou dano que tenha seu móvel é necessário reparar, já que ao passar a tinta de laca se notará imediatamente até a mais mínima impressão. Pode reparar as imperfeições com pasta de madeira.

Como laquear móveis - Passo 2
Imagem: 4.bp.blogspot.com
3

Antes de começar a laquear o móvel, você deve se certificar que está limpo e seco. Se o móvel for de madeira, deve lixá-lo antes de começar a laquear, já que é necessário que a superfície a pintar esteja totalmente lisa e livre de imperfeições.

Como laquear móveis - Passo 3
Imagem: hogar-y-jardin.practicopedia.lainformacion.com
4

O primeiro que deve fazer para começar a laquear móveis é aplicar a base seladora. A base seladora atua, como seu nome o diz, selando qualquer buraco que não seja visível à vista para que a madeira não absorva mais tinta da que deve receber. A base seladora também oferece um acabamento mais impecável na hora de laquear móveis.

5

Assim como quando envernizamos madeira, após aplicar a base seladora deve-se lixar de novo a superfície. Lixe suavemente o móvel que deseja laquear e elimine qualquer resíduo de pó que possa ficar com um pano seco e limpo.

6

Com um rolo, de preferência especial para laquear, comece a aplicar a tinta esmalte-laca que escolheu. Passe o rolo sempre em uma mesma direção (de baixo para cima). Quando terminar de pintar a primeira camada, espera que seque, lixe suavemente e limpe o pó. Aplique uma segunda camada e espera que seque. Duas camadas deveriam ser suficientes, se deseja aplicar mais, lembre-se sempre de lixar entre uma camada e outra.

7

Quando terminar de aplicar as camadas de tinta e o móvel esteja seco, aplique cera incolor com um pincel. Após aplicar a cera, pode esfregar o móvel com um pano limpo para poli-lo e tirar um pouco do brilho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como laquear móveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
101 comentários
A sua avaliação:
Rosangela Paula
Interessante!!! Vou tentar fazer
A sua avaliação:
Eduardo Amorim
Como Laquear usando pistola de pintura com compressor de ar direto e como fazer pequenos móveis usando as fitas de VHS.
laura
tenho cadeiras estilo sec xvii forradas a couro gravado, tb as posso lacar como o móvel?
obrigada
A sua avaliação:
Osvaldo Luiz T.Reis
Muito interessante gostei bastante, vou testar minha capacidade.
Jose geraldo
Gostei muito da dica. Vejo anúncios de bandejas laqueadas mas não sabia como era feito o processo. Gosto de trabalhar artesanatos de madeira e ou mdf. Obrigado.
A sua avaliação:
Eliseu Andreo Gimenes
pretendo laquear pequenos objetos de madeira quais os acessórios mais recomendados?
Alvanete Maria Campos de Oliveira
Gostaria de fazer um curso online para lquear móveis
Rosita
Eu também gostaria
A sua avaliação:
renilton
Boa tarde, foi uma boa explicação, só gostaria de fazer uma pequena correção em relação as tintas, não existe esmalte Sintético Poliuretano, ou é Sintético que se utiliza conforme foi explicado ou é Poliuretano (PU) que é obrigatório o uso de catalisador.
vilmar molina machado
olá,boa noite; acho o máximo trabalhar com madeiras, é, realmente o laqueamento sabendo fazer fica esplendido da um requinte de 1º classe, gosto de todo tipo de pintura em moveis algumas da mais trabalho que outras mais no final é recompensador,tenho uma profunda admiração por quem trabalha na arte de trabalhar com madeiras seja ela com decoração ou fabricando, pois como eu fiquei desempregado alguns meses atras resolvi trabalhar com essa parte de madeiras,não tenho loja e nem oficina tudo que tenho é algumas maquinas de mão que me ajudam a fazer moveis de pallets algumas peças de artesanato com pallets em fim com madeiras reciclaveis,olha nota mil na avaliação,acho que hoje a internet é uma ferramenta para mostrar as grandes obras de artes feitas com madeiras por artistas que nem conhecemos as vezes parabéns com este seu trabalho,espero que na minha jornada ao longo do tempo posso aprender mais com vocês profissionais,quem sabe eu tenha um canal mostrando os meus trabalhos choooooooool,boa noite.
Editor umComo.com.br
Oi Vilmar! Que bom que gostou das dicas :) Continue nos acompanhando!
Maria Inês Oliveira de V. Alves
Gostei bastante do artigo e outras coisas mais que vi. Gostaria de saber o nome da página de voces pra conhecer e ter sempre comigo para minhas consultas, pode ser? Agradecida
Editor umComo.com.br
Oi Maria Inês! Você pode consultar nosso portal em www.umcomo.com.br ou descarregar nosso aplicativo móvel em:

Iphone: https://itunes.apple.com/br/app/umcomo-como-podemos-ajudar/id1062327874?mt=8

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=net.linktomedia.uncomo&hl=pt

Valeu pelo comentário!
edna maria pantoja
Bem explicado, só espero acertar para não estragar minha mesa.
patricia corina de carvalho si
gostei muito das dicas espero conseguir fazer sem problemas
washington de jesus
boa tarde estou aprendendo a laquear moveis, gostaria de saber quais é os produtos mais especifico e original que coloca a madeira bem mas envelhecido sem tocar originalidade do mesmo
Claudio
Valeu pelas dicas , agora é só colocar em prática !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudio! Muito obrigada pelo seu comentário! Espero que sejam úteis :)
A sua avaliação:
jesse m de campos
olha eu achei muito interessante mai pergunto se naõ é nessessario alguma maquina para laquear
A sua avaliação:
Jorge
Exemplo de tinta laca.
A sua avaliação:
ilda Mendes
Como laquear moveis antigos
A sua avaliação:
monica salgado
qual a melhor tinta para laquear um movel de madeira
A sua avaliação:
Francisca Marques
gostaria de receber mais informação de como laquear moveis antigos(mesa e cadeiras)
A sua avaliação:
MARIA HELENICE PEREIRA PEREIRA
gostaria de saber mais .
Imagem: 2.fimagenes.com
Imagem: nfopid.com
Imagem: 4.bp.blogspot.com
Imagem: hogar-y-jardin.practicopedia.lainformacion.com
1 de 4
Como laquear móveis