Limpar os móveis

Como limpar a cúpula de um abajur

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 junho 2019
Como limpar a cúpula de um abajur
Imagem: pinterest.com

Os abajures são elementos imprescindíveis na decoração de nosso lar, mas para que fiquem perfeitos temos que saber como mantê-los em bom estado, especialmente se eles possuírem cúpula. Os abajures de cúpula, tão habituais em quartos e salas, costumam se encher de pó e sujeira rapidamente, por isso é importante conhecer alguns truques para mantê-los em perfeito estado. Por isso em umComo.com.br explicamos a você como limpar a cúpula de um abajur dependendo de seu material.

Também lhe pode interessar: Como limpar um colchão
Passos a seguir:
1

Para começar é importante ter em conta que deverá limpar a cúpula de seu abajur superficialmente com certa frequência se deseja evitar que a mesma se encha de pó e que acabe afetando sua aparência.

Duas ou três vezes por semana pode usar um espanador para retirar o pó que se acumula nesta superfície e evitar que fique colado a ela.

Como limpar a cúpula de um abajur - Passo 1
2

Outra alternativa para limpar a cúpula do abajur para simples manutenção, é aplicar bicarbonato de sódio sobre ela e depois, com uma escova, esfregar a cúpula. Isto ajudará você a eliminar os resíduos que tenham ficado colados. Pode realizar este processo duas vezes por mês para impedir que a sujeira se acumule em grandes quantidades.

Como limpar a cúpula de um abajur - Passo 2
3

Para as cúpulas de plástico que tenham acumulado sujeira e gordura, existe um truque infalível de limpeza. Separe a cúpula do abajur e mergulhe-a em uma mistura de água morna, um pouco de amoníaco e um pouco de detergente. Deixe nesta mistura durante 5 minutos, depois enxágue com água morna e seque bem com um pano que não solte fiapo.

Como limpar a cúpula de um abajur - Passo 3
4

As cúpulas de abajur de pergaminho costumam ser muito delicadas, por isso é importante limpá-las com frequência usando o espanador. Mas no caso de que já esteja muito suja, então pode misturar um pouco de água com um pouco de vinagre branco de limpeza. Umedeça nessa mistura um pano limpo e passe com suavidade pela cúpula para retirar o excesso de sujeira.

Lembre-se que é de papel, por isso o pano não deve estar muito molhado. Depois deixe que seque sem tocar.

Como limpar a cúpula de um abajur - Passo 4
5

Por sua vez, as cúpulas dos abajures de tecido podem ser mantidos em muito bom estado se passamos o aspirador umas duas vezes por semana para eliminar o pó acumulado. No entanto, no caso de que estejam manchadas ou sujas, o mais conveniente é limpá-las a seco usando alguma espuma ou produto para lavagem a seco à venda no mercado.

Aplique o produto e esfregue delicadamente com uma escova macia para conseguir os melhores resultados.

Como limpar a cúpula de um abajur - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a cúpula de um abajur, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pinterest.com
1 de 6
Como limpar a cúpula de um abajur