Limpar um colchão

Como limpar um colchão

Como limpar um colchão

O colchão é um dos espaços que devemos manter mais limpos da nossa casa, uma vez que passamos neles uma grande quantidade de horas por dia. Além disso, os colchões acumulam uma grande quantidade de pó e ácaros que é necessário eliminar. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe alguns conselhos sobre como limpar um colchão.

Também lhe pode interessar: Como limpar um colchão viscoelástico
Passos a seguir:
1

Além de mudar os lençóis, será necessário limpar o seu colchão com certa frequência para evitar a acumulação de sujidade e mantê-lo sempre limpo.

2

Tente levar a cabo uma limpeza a fundo do seu colchão todos os meses ou se possível a cada 2 semanas. Também existem capas antiácaros que podem ajudá-lo a não estar em contato direto com estes micro-organismos e manter assim mais limpa a sua cama.

3

A primeira coisa que deverá fazer será passar o aspirador pelo colchão para retirar assim todo o pó e restantes partículas.

4

No caso do colchão ter alguma mancha, deverá aplicar água com sabão unicamente sobre essa zona. Não molhe demasiado o colchão, uma vez que a umidade poderá infiltrar-se até ao interior e será muito difícil de eliminar.

5

Se as manchas forem de urina, o mais indicado é limpá-lo com bicarbonato para eliminar por completo o odor e a mancha. Pode ver aqui com mais detalhe como eliminar a urina de um colchão.

6

E no caso do seu colchão estar manchado de sangue, recomendamos-lhe limpá-lo com água oxigenada. Esfregue a mancha, deixe atuar durante um tempo e limpe-o com um pano limpo e seco. Se o sangue estiver seco, talvez não desapareça por completo, mas verá como a mancha diminuirá.

7

Além disso, será necessário manter o colchão ventilado e dar-lhe a volta pelo menos duas vezes ao ano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um colchão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Sandra Maria
O colchão em questão ficou impregnado com óleo medicinal usado em um tratamento de saúde...cheiro bem desagradavel , ranço de gordura velha... quero limpar pra doar é um colchão de casal semi novo.

Maria Edjane dos Santos
Como tirar o cheiro de urina do colchão e a mancha amarela
Patricia
Adorei a dica.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Lilian gomes de oliveira
Tenho alergia a ácaros e cada vez q me deito no colchão fico me cosando como posso limpar esse colchão para melhorar essa minha alergia.
Como limpar um colchão