Limpar um colchão

Como limpar um colchão viscoelástico

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar um colchão viscoelástico

Os colchões viscoelásticos precisam de um cuidado especial na hora da limpeza. É verdade que, graças ao material sintético do qual são feitos, eles evitam a acumulação de ácaros em maior medida que os colchões de molas que são fabricados com materiais naturais, mas devemos manter uma higiene, porque também se sujam com o uso diário. A poeira, a poluição, nosso suor ou, em alguns casos, manchas pontuais de líquidos, urina ou sangue, podem ser eliminados se soubermos como fazer isto. No umComo.com.br damos-lhe as seguintes propostas sobre como limpar um colchão viscolástico perante qualquer imprevisto.

Passos a seguir:
1

Um dos melhores remédios para cuidar de um colchão é a prevenção, porque os colchões viscoelásticos mancham como qualquer outro colchão e podem acumular poeira, ácaros e pele humana, por isso recomendamos o uso de um protetor ou resguardo de colchão para prevenir isto.

Os protetores podem ser lavados na máquina de lavar sem problemas, assim evitaremos uma maior acumulação de partículas no próprio colchão. Este protetor precisa ser lavado uma vez por mês no mínimo. Se tivermos crianças pequenas em casa, podemos colocar um protetor impermeável sobre o colchão para prevenir que sujem se a criança urinar na cama ou vomitar.

2

Mas, diante da poeira, o melhor que podemos fazer é passar o aspirador no colchão viscoelástico e, de fato, é recomendável fazê-lo toda semana aproveitando a mudança de lençóis. Desta forma eliminaremos a poeira acumulada e os ácaros que podem provocar alergias respiratórias.

Para que o colchão seque perfeitamente, deixe-o em um ambiente ventilado para arejar, mas sem deixar diretamente ao sol, porque poderia se deteriorar, por isso também devemos tratar de evitar as fontes de calor diretas para sua secagem, como o secador ou as calefações.

3

Diante de uma mancha de alguma bebida podemos utilizar água e sabão ajudando com um pano úmido para evitar molhar diretamente o colchão e estragar o material. Se a água e o sabão não forem suficientes, podemos utilizar bicarbonato sódio sobre a mancha e esperar alguns minutos para que o produto atue sobre a mancha para depois retirá-lo com um pano úmido de novo.

Os produtos de limpeza à base de cítricos também podem ajudar a eliminar as manchas se os deixarmos agir sobre elas durante cinco minutos.

Como limpar um colchão viscoelástico - Passo 3
4

Para manchas de urina, trate de limpá-las quanto antes para que não penetrem no colchão. Conte com a ajuda de um pano absorvente para reduzir ao máximo a umidade. Em seguida e para eliminar os restos, bem como os cheiros, passe bicarbonato e deixe-o agindo durante toda a noite. No dia seguinte, aspire o bicarbonato restante. No umComo.com.br damos-lhe outros conselhos para que você possa eliminar a urina de um colchão.

5

As manchas de sangue são difíceis de eliminar em todas as roupas, tal como nos colchões. Por isso, deve-se agir assim que a virmos e não esperar secar muito. Para isso, a melhor opção é borrifar peróxido de hidrogênio na mancha de sangue e deixar durante um minuto para secar em seguida com um pano. Repita este procedimento tantas vezes quantas forem necessárias para retirar a mancha completamente.

Como limpar um colchão viscoelástico - Passo 5
6

Diante de manchas de umidade como de mofo, poderemos colocar no sol durante duas horas e as manchas desaparecerão quase completamente.

Para remover cheiros como a fumaça, a umidade ou outros mais penetrantes no colchão, passe bicarbonato de sódio no colchão e deixe secar para depois aspirar e borrifar com aromatizador ao trocar os lençóis. Deste modo reduziremos os cheiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um colchão viscoelástico, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar um colchão viscoelástico