Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar alface

Como plantar alface
Imagem: hortas.info

A alface é uma das hortaliças mais comuns e cultivadas no mundo inteiro, e te um grande número de tipos que variam na cor, textura e forma. Havendo diversos usos para cada uma delas, como a alface aspargo, onde os seus compridos e grossos caules é que são consumidos, e não as folhas. Alface americana, iceberg, manteiga são as mais comuns por possuírem folhas mais longas e separadas.

Neste artigo umComo te ensina como plantar alface.

Também lhe pode interessar: Como plantar Alface d'água
Passos a seguir:
1

A temperatura certa para o cultivo da alface varia entre 10ºC e 25ºC, mesmo que existam alguns cultivares que toleram temperaturas um pouco mais altas e outras que toleram as mais baixas, procure um lugar que não se desvie muito deste padrão para evitar encontrar problemas com o desenvolvimento das suas alfaces.

Temperaturas mais altas estimulam um florescimento precoce.

2

O pé de alface necessita de boa luminosidade, de preferência, direta. Sombras parciais são tolerantes, em casos de locais mais quentes a alface pode se desenvolver muito bem em meia sombra, ainda mais nos horários de pico do sol.

3

A faixa ideal de PH do solo é entre 6 e 7 e ele também deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O solo também deve ter disponibilidade de nitrogênio, não necessariamente, mas a presença desta substância só beneficiará a sua alface.

4

A boa fluidez do solo é necessária por que a alface precisa ser regado com frequência. Porém, um solo encharcado pode facilitar o aparecimento de fungos que causam doenças nestas hortaliças.

5

É importante escolher os cultivares de acordo com o clima do local em que você pretende plantá-las, assim como para a estação do cultivo. As alfaces se desenvolvem rápido e o cultivo não costuma ser demorado, desta forma você pode escolher um tipo que se adapte à atual estação.

6

Em climas mais amenos você pode semear já no local definitivo, seja em sementeira ou outro tipo de contêiner.

Em regiões mais quentes é recomendável o plantio em estufas para deixar o ambiente mais fresco e com menor variação de temperatura pois as sementes podem ficar dormentes onde a temperatura é mais alta que a ideal, o mesmo vale para os locais onde se faz muito frio.

Como plantar alface - Passo 6
7

Para semear, deixe cada semente a cerca de 1 cm de proximidade e o espaçamento entre cada semente pode ser de 20 à 30 cm para que uma planta não atrapalhe a outra e sobre nutrientes para todas. O transplante dessas mudas pode ser feito quando elas já possuem de 4 a 6 folhas. Deixe as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade no solo.

A alface também pode ser cultivada em vasos e jardineiras, desde que o solo e o lugar onde elas ficarão possua as necessidades básicas acima citados. Confira como cuidar de alface em vaso nesse artigo.

8

Você deve estar atento às chuvas, a alface não tolera chuva de granizo muito intensa por causa das suas folhas frágeis e caso ela ocorra, pode acabar destruindo a sua plantação. Se você mora numa região propensa à esse tipo de chuva construa uma rede acima do lugar onde elas foram plantadas, mas esta rede não pode impedir a luz solar.

9

A colheita, na maioria dos cultivares, pode ser feita de forma que você não precise replantar cada uma das alfaces. Deixando cerca de 3 cm de caule as folhas podem crescer novamente.

A primeira colheita pode ser feita entre 50 e 100 dias após o plantio. Mas isso depende da forma em que foram plantadas e se o seu clima facilitou o seu desenvolvimento.

Veja também:

Como plantar alface - Passo 9
Imagem: coisasdaterra.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alface, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
jose dosocorro de maximo
quero plantar alfaci hidroponica
A sua avaliação:
Adriano
Boa tarde estou criando uma horta em casa estou bem no início e cheio de dúvidas adquirir várias sementes teria algum email que eu possa mandar minhas dúvidas fotos para saber se estou fazendo certo? A princípio preparei uma calha posso plantar cebola e alho nela, tem as condições de clima porém tenho dúvida da profundidade é muito rasa?
Aldezi
Boa tarde. Olha me aposentei e estou fazendo uma horta, estou muito feliz com esse trabalho. Tenho acompanhado esses artigos, de como plantar, e está me sendo muito útil. Gostaria, se possível, continuar a receber mais dicas pelo meu e-mail.
Editor umComo.com.br
Oi Aldezi! Que bom saber que as nossas dicas têm sido do seu interesse! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Renato
Gostei, boas dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Renato, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
Imagem: hortas.info
Imagem: coisasdaterra.com
1 de 3
Como plantar alface