Aspargos

Como plantar aspargos

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como plantar aspargos

O aspargo é um dos vegetais que mais acompanha muitos pratos em muitos países. É composto por 90% de água e muito poucas calorias, por isso é uma boa opção para seguir uma dieta saudável e equilibrada ou perder alguns quilos. Entre os seus benefícios se destaca o efeito antioxidante, eficaz contra os radicais livres que se acumulam no organismo. O cultivo de aspargos requer o conhecimento de alguns aspectos básicos para que este processo seja realizado com sucesso e se obtenham os resultados esperados. A primeira coisa que deve saber é que os aspargos precisam de tempo e de espaço para crescer, por isso se estiver pensando em plantar em casa deve ter um espaço habilitado para isso. Se não sabe como plantar aspargos mas gostaria de saber mais sobre este processo, em umComo vamos explicar passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como plantar alface

Índice

  1. O lugar adequado
  2. Sementes ou raízes?
  3. O lugar para plantar os aspargos
  4. Cuidados dos aspargos
  5. Preste atenção às pragas e doenças
  6. Comprar sementes ou raízes de aspargos

O lugar adequado

Os aspargos não podem crescer em qualquer terreno. Em função de onde viver, as condições climáticas podem ser diferentes e é possível que não sejam as adequadas para o cultivo deste vegetal. Os lugares mais apropriados são os que possuem invernos frios, onde a terra chega a congelar, ou onde o verão é muito seco. No entanto, esta planta é bastante resistente e adapta-se a diferentes climas.

Tipos de aspargos

Devemos ter claro quais são as diferentes variedades de aspargos que podemos cultivar:

  • Espargos verdes trigueiros. É a variedade selvagem caracterizada por sua cor verde.
  • Aspargos cultivados. São os que podemos cultivar. Têm um corpo mais grosso e curto que o selvagem. Dentro deste grupo podemos diferenciar entre os brancos e verdes. Os primeiros devem ser cultivados sob a terra e não receberem a luz direta do sol. Enquanto que, os segundos devem se cultivar ao ar livre e não serem cobertos, por isso adquirem uma cor verde ao receber a luz do sol.
Como plantar aspargos - O lugar adequado

Sementes ou raízes?

Devemos começar decidindo se vamos plantar as sementes ou as raízes. Esta decisão terá influência na quantidade de tempo que os aspargos demoram a germinar e brotar, assim como para se desenvolver.

  • Sementes. As sementes de aspargos precisam de 3 anos de cultivo antes de serem coletados. Durante a primeira temporada, as sementes brotam e depois precisam de 2 anos para poder desenvolver as suas raízes na terra. Se escolhermos esta opção devemos iniciar a plantação em julho.
  • Raízes. Quando decidirmos plantar diretamente as raízes, pulamos um ano de processo, começando pela etapa de enraizamento. No caso de escolher essa opção, as coroas de aspargos devem ser plantadas após as geadas para evitar danos na planta.

Outro aspectos a considerar é se queremos levar a cabo uma grande produção de aspargos ou apenas pretendemos plantar alguns metros quadrados no nosso jardim. O primeiro precisará de um trabalho bem mais árduo, pois o terreno será bem mais extenso.

O lugar para plantar os aspargos

Este vegetal precisa de solos profundos, frescos e com uma boa drenagem. Uma drenagem inadequada pode causar a morte das raízes. Não devemos utilizar solos pedregosos porque poderiam danificar as cabeças dos aspargos tenros quando estivessem crescendo. Deve escolher bem o lugar onde cultiva os aspargos, pois podem crescer durante vários anos e se transplantar pode ocorrer a morte da planta.

  • Deixar 40 cm de espaço entre cada aspargo.
  • No caso de semear em uma só fileira é recomendável deixar 60 cm.
  • Se quiser cultivar aspargos em uma fileira dupla deve deixar cerca de 90 cm.
  • Lembre-se que os aspargos podem chegar a atingir 1,5 m de altura podendo fazer sombra em outras plantas.
  • Adubar com uns 5 cm de adubo antes do transplante, pois o aspargo precisa de fósforo.
  • Cave buracos de 10 cm de profundidade e 25 cm de largura no solo.
  • Cubra as coroas ou sementes com terra tentando não calcar.

O pH adequado da terra deve de ser de 6,5 a 7,8.

Como plantar aspargos - O lugar para plantar os aspargos

Cuidados dos aspargos

A irrigação

Após o cultivo dos aspargos deve saber como regar durante todo o processo. Esta hortaliça precisa de uma irrigação abundante, mas é importante evitar que ocorram encharcamentos ou a planta morrerá.

  • Regue mesmo depois de plantar os aspargos.
  • Tente que o terreno esteja sempre úmido, sem que ocorram encharcamentos.
  • A melhor opção é irrigar com o sistema de gotejamento, pois assegura uma umidade constante. Caso não disponha deste sistema, pode utilizar a irrigação de gravidade.

A poda

Para assegurar um correto crescimento dos aspargos deve eliminar com frequência as ervas daninhas. Este processo deve ser feito à mão e com muito cuidado para não danificar a planta. É recomendável retirar a erva daninha quando ainda for pequena.

Coleta dos aspargos

Como explicamos antes, os aspargos demoram 4 temporadas para produzir vegetais adequados para o seu consumo ou venda. Depois deste período, é possível começar a coleta e prolongar a mesma até aos 10 anos.

A coleta dos aspargos inicia-se na primavera mas pode se estender até ao verão. No caso dos aspargos brancos a coleta é realizada manualmente por meio de cortadoras afiadas especializadas. Por outro lado, no caso dos aspargos verdes, pode ser realizada mecanicamente, algo necessário em cultivos muito extensos.

Como plantar aspargos - Cuidados dos aspargos

Preste atenção às pragas e doenças

Após cultivar os aspargos deve controlar as pragas que podem ameaçar o crescimento da nossa planta.

  • Besouro do aspargo. Habitam as plantas que rodeiam os aspargos e invadem as suas folhas e caules.
  • Mosca do aspargo. É uma praga específica do aspargo cujas larvas criam túneis que atingem a coroa e a prolongam. Os caules murcham e a planta se debilita.
  • Moscas das sementes. Produz o mesmo efeito que a anterior.
  • Larva arame. Come as raízes, coroa e gomos.
  • Larva branca. Pode destruir a planta ao comer as suas raízes, rizomas e gomos.
  • Miriápodes. Criam pequenos orifícios na parte aérea e se a praga for muito extensa pode produzir estrias.
  • Pulgão do aspargo. É um pulgão de cor verde acinzentado que habita os caules e ramas.
  • Ferrugem do colmo. É um fungo que se reproduz rapidamente gerando manchas avermelhadas. Pode chegar a originar debilidade na parte externa da planta fazendo com que ela seque.
  • Rhizoctonia. Outro tipo de fungo que pode acabar com o seu cultivo de aspargos. Costuma aparecer depois de alguns anos de cultivo, atacando os rizomas e o caule sob a terra.

Comprar sementes ou raízes de aspargos

Tanto as sementes como as raízes de aspargo podem ser compradas em lojas especializadas. Ir a um destes centros é uma boa opção para se assessorar melhor sobre as condições que precisa para cultivar aspargos em função do terreno do qual dispõe e suas características. As sementes costumam estar disponíveis durante todo o ano, enquanto as raízes estão à venda na primavera.

  • As plantas de aspargos podem ser macho ou fêmea. As fêmeas produzem sementes e não têm tanto caule como os machos.
  • Escolha uma variedade que seja resistente ao óxido, como a "Mary Washington" ou "Jersey".
  • No caso de comprar raízes, prefira as que apresentam uma cor café cinzenta, grandes e esponjosas. Devemos comprar exatamente um dia antes do seu cultivo.
Como plantar aspargos - Comprar sementes ou raízes de aspargos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar aspargos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como plantar aspargos