A melhor forma de plantar hortaliças

Como plantar couve

Como plantar couve
Imagem: blog.bemzen.uol.com.br

A couve é uma planta muito utilizada na culinária, especialmente para sopas ou acompanhamento de alguns pratos. Tem inúmeros benefícios e, por isso, deve fazer parte da composição de uma dieta equilibrada e saudável.

Muitas pessoas optam por cultivar as suas próprias couves, para que as possam ter sempre à sua disposição e para que saibam exatamente o que estão a comer, podendo assim usufruir delas de forma saudável, livre de contaminações, adubos artificiais e substâncias menos apropriadas ao consumo.

Se você gostaria de saber como plantar couve, continue lendo esse artigo de umComo.com.br que nós ensinamos-lhe tudo o que precisa saber!

Vai precisar de:

  • Terra
  • Água
  • Vaso / sementeira
  • Tesoura de poda
  • Semente de couve / rebento
Também lhe pode interessar: Como plantar couve de Bruxelas

Passos a seguir:

1

Em regiões de clima ameno você poderá plantar couves durante todo o ano, em regiões de clima mais quente o ideal é plantá-las durante o Outono e o Inverno, pois elas aguentarão mais calor se já estiverem mais crescidas.

A couve é uma planta que pede grande luminosidade e contato com luz solar direta, pelo que deverão estar expostas à mesma. No entanto, em épocas de grande calor é melhor provir alguma sombra, para que o sol demasiado quente não queime as suas folhas.

Como plantar couve - Passo 1
Imagem: marquesices.blogspot.pt
2

O solo ideal para plantar couves é argiloso / arenoso e deve estar úmido e bem drenado. Deve ser um solo rico em matéria orgânica e nitrogênio e deve manter um pH entre 6 e 7.5.

A rega do solo deve ser frequente, de forma a que este esteja sempre úmido, mas nunca encharcado, para não danificar as raízes.

Como plantar couve - Passo 2
Imagem: quintaldolita.blogspot.pt
3

Para plantar couve, você pode recorrer a sementes ou a rebentos de plantas já adultas, neste último caso deverá escolher um da base da couve, já com cerca de 20 cm. Se optar por sementes, coloque-as a cerca de 1.25 cm de profundidade.

Você poderá optar por plantar diretamente na terra ou, se preferir, em sementeiras, fazendo posteriormente o transplante quando a couve já tiver entre 4 a 6 folhas e, preferencialmente, em dias chuvosos ou ao final da tarde, regando logo de seguida.

Se cultivar muitas couves, deverá deixar cerca de 50 cm ou 1 m de espaçamento entre as linhas de cultivo e 25 a 50 cm entre cada couve. Se não deixar essa distância, a couve não se desenvolverá tanto.

Se optar por plantar em um vaso, certifique-se de que ele tem pelo menos 25 cm de diâmetro, para que a planta tenha espaço para se desenvolver corretamente.

Como plantar couve - Passo 3
Imagem: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt
4

Você poderá podar suas couves, para que algumas folhas se desenvolvam mais. Se achar que estão ficando demasiado altas, corte a parte superior do talo principal, se, por outro lado, preferir que estas se desenvolvam mais nesse sentido, corte os talos laterais.

Como plantar couve - Passo 4
Imagem: commerciol.com
5

A colheita das couves é feita, normalmente, cerca de 10 a 16 semanas após o seu plantio. Prefira sempre fazer a colheita nas horas mais frescas do dia e deixe sempre pelo menos 5 folhinhas no caule, para que a couve continue se desenvolvendo.

Como plantar couve - Passo 5
Imagem: emagrecarapido.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar couve, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Moises Moraes Paiva
Oi muito bom essas dicas de vcs gostaria que vcs me enviassem dica como acabar com funcos no couve?
nilson xavier dos santos
na minha região a couve da muita lagarta
Dejani
Você conhece uma árvore chamada NIN, muito fácil de achar. Vc. irá pegar um tanto de folhas de Nim deixar de molho na água por 3 dias e depois bater no tudo no liquidificador e coar de preferência num pano, para não entupir o borrifador, dai é só colocar meio/meio de nim com água e borrifar nas plantas. Fácil né. Nas minhas faço de 30 em 30 dias +-.
José Luiz
Minhas couve não consegue formar
Fabio Ribeiro de Novaes
Bom dia. Gostei muito da apresentacoa ou seja do site,e gostaria de estar recebendo por emai ,tecnicas no plantio de Alface couve,almerao.rucula e agriao.Desde ja agradeco pela atencao!
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
GENILDO FERREIRA DE MOURA
Maravilhosa matéria. Parabens
Editor umComo.com.br
Oi Genildo! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Mario Brasil R. Campos
Boa noite, pergunta, gostaria de saber além dos dois métodos, posso plantar uma folha da couve????
A sua avaliação:
Lourival Gonçalves Soares
Sou iniciante em plantio de couve e outros, queria mais informações!
Editor umComo.com.br
Oi Lourival! Que outras informações ou dúvidas você tem?
A sua avaliação:
Adelaide Franco Porto
Excelente
Editor umComo.com.br
Oi Adelaide! Que bom saber que a informação foi útil para você. Obrigada pelo seu comentário :)
Alba Campos
Boa tarde! Quero plantar couve em vaso, qual a profundidade que deve ser o vaso? Aguardo resposta. Desde já agradeço!
Imagem: blog.bemzen.uol.com.br
Imagem: marquesices.blogspot.pt
Imagem: quintaldolita.blogspot.pt
Imagem: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt
Imagem: commerciol.com
Imagem: emagrecarapido.net
1 de 6
Como plantar couve