Outras árvores de fruto

Como plantar jambo

Como plantar jambo
Imagem: aorquidea.com.br

O jambo é o fruto da árvore jambeiro, que pertence à família das Mirtáceas da qual fazem parte também a goiaba e a pitanga. O jambo apresenta-se em formato de pera, tem polpa branca e consistente e sua casca varia em três cores: vermelho, rosa e branco. É um fruto bastante aromático e muito vitaminado, rico também em ferro, fósforo e proteínas. O jambo-rosa é a variedade mais utilizada como planta ornamental, pelas suas bonitas flores com estames cor-de-rosa. Quer seja para colher os frutos ou para decorar seu jardim, aprenda neste artigo umComo.com.br como plantar jambo!

Também lhe pode interessar: Como plantar romã
Passos a seguir:
1

Para plantar jambo a altura ideal é a primavera e deverá começar por aproveitar as sementes que se encontram no interior do fruto. Deixe-as secar em um local à sombra e depois limpe-as retirando as impurezas.

Como plantar jambo - Passo 1
Imagem: umasementepordia.blogspot.pt
2

A árvore do jambo é grande, por isso você irá precisar de um terreno espaçoso ao ar livre para plantar as sementes dela. Prefira um local com sombra total ou parcial.

Como plantar jambo - Passo 2
Imagem: panoramio.com
3

Regue a parcela de terreno onde você pretende plantar o jambo e abra uma cova de 40 cm de profundidade e largura. Coloque esterco ou húmus e um pouco de terra sem compactar.

Como plantar jambo - Passo 3
Imagem: harasacurui.blogspot.pt
4

Em seguida, enterre a semente na cova a cerca de 10 cm de profundidade. Regue ligeiramente, dado que a terra já está úmida por a ter regado antes.

Como plantar jambo - Passo 4
Imagem: palmeirasdobrasil.blogspot.pt
5

Regue com moderação (esta planta não gosta da terra molhada mas sim úmida) e, ao fim de cerca de 30 dias, já conseguirá ver um pequeno pé de jambo.

Como plantar jambo - Passo 5
Imagem: zelzen.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar jambo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
70 comentários
A sua avaliação:
Heliane-Lili
Genteeee aos que tem pe de jambo, os meus parece que estão doente, os troncos estao com brocas( cupins) Que tipo de tratamento eu faço neles por favor?
A sua avaliação:
Luciana
Tenho pé de jambo que tem em media 12 anos, proximo de casa. Meu companheiro quer cortar porque acha que a raiz pode prejudicar a a casa. Até o momento não tem parede rachada. Qiero saber se prejudica?
Não sabemos se a raiz é espalhada ou apenas profunda .
Ar
As raízes, geralmente, ocupam a área da copa de forma invertida, ou seja, no solo a raiz vai se desenvolver conforme a copa. Nesse caso, você deve observar o tamanho da árvore e a proximidade. Provavelmente, as raízes estão em formato cônico (formato da copa do pé de jambo) apontando para baixo (crescendo mais na vertical que horizontal) e, como não há reflexos negativos na sua casa, não vale a pena acabar com a vida da árvore. Não vale a pena destruir o pé de jambo por danificações que são inexistentes, até o momento, ou seja, não a indícios de prejuízo. Continue observando e mantenha sempre em mente a valorização da natureza como prioridade. Boa sorte e paz.
A sua avaliação:
Inivalda Marques
Gostaria de receber informações sobre plantar caroço de jambo vermelho.
A sua avaliação:
Nivaldo
Como tirar muda da árvore de jambo? Meu jambeiro é novo e preciso tirar mudas, preciso mudar de lugar. Ele está com 2 metros, não dá pra mudar inteiro.
A sua avaliação:
Arlindo V. Silva
Gostaria de saber qual o espaçamento e ou a distancia aconselhado entre jamboeiros . Obrigado Arlindo Silva Cabo Verde
Daniele Ventura dos Santos
Se eu plantar agora no outono, vou obter sucesso? Amo jambo!
MARCOS ROBERTO GOMES
ONDE MORO NO CONDOMINIO, NASCEU A 1 E MEIO MAIOS MENOS UM PÉ DE JAMBO E AGORA É QUE O PERCEBEMOS, ACONTECE QUE NO LOCAL ONDE ELE ESTA NAO PODEMOS DEIXAR ELE CRESCER, VAI DAR MUITO PROBLEMA PELA ALTURA QUE ELE ALCANÇA E PELA TUBULAÇÃO DE AGUA QUE PASSA PERTO, ELE ESTA COM MAIS OU MENOS 1 METRO E MEIO, TEM COMO TRANSPLANTAR PARA OUTRO LUGAR SEM O MATAR ? , COMO RETIRAR ? A RAIZ DELE É PONDEAGULA OU ELA CRESCE LATERALMENTE ? DEVO PLANTAR EM LOCAL COM MEIA SOMBRA OU PLENO SOL ? POR FAVOR ME AJUDE NESTE PROBLEMA, GOSTARIA DEPOIS DE ME FILIAR COM VOCES PARA APRENDER MAIS SOBRE AS PLANTAS E COMO TRATAR DELAS , OBRIGADO
Jone back
tambem quero saber pra não crescer muito
Nilva MACHADO
ESTOU PRETENDENDO PANTAR DOIS PÉS DE JAMBO NA FRENTE DE MINHA CASA. QUAL A DISTANCIA MINIMA QUE PRECISO PLANTAR AS MINH MUDAS DE JAMBEIRO
renata saldanha de oliveira
gostaria de receber um catalogo ou livrinho explicando o plantio de maracujá,kiwi,mamão,melancia,batata,batata doce e amarela, onde posso plantar no terreno de minha casa ,moro em bh/mg e do lado de minha casa tenho um terreno que ja tem algumas plantas e gostaria de plantar estas especies queria tambem de caqui, como eu faço pra conseguir;obrigada.
A sua avaliação:
gerson pereira da silva
gostaria de saber fruta jambo é mais inicada pra que , pode ser para suco/vitamina/salada,como devo usar.
A sua avaliação:
waldyr do gioia
Sem duvida o esclarecimento de como plantar Jambo foi muito importante por isso agradeço,Parabéns. waldyr do gioia
Editor umComo.com.br
Oi Waldyr! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
MARILINDA BRAUN
QUAL A DISTANCIA DA CASA? PARA AS RAÍZES NÃO PREJUDICAR A CONSTRUÇÃO?
carlos
QUAL A DISTANCIA DA CASA? PARA AS RAÍZES NÃO PREJUDICAR A CONSTRUÇÃO?
A sua avaliação:
waldyr do gioia
Prezados Srs. Boa Noite. Gostaria de saber se a semente de jambo e esta tirada da fruta,ou essa semente tirada da fruta devera ser aberta?e dentro da mesma tem a semente?agradeço a atenção. Sem mais. Atenciosamente. waldyr do gioia.
A sua avaliação:
irmgard schmidt berwaldt
Gostaria de conhecer esta planta é mesmo que jambolão? Att, Irmgard
Editor umComo.com.br
Oi Irmgard! Sim jambo é o mesmo que jambolão :)
MARIA DA GLORIA PEREZ DELGADO SANCHES
Não. Jambo é uma coisa, jambolão, outra. O jambolão tem uma árvore de formato muito diferente, com a copa ampla, enquanto o jambo tem a copa cônica, o fruto do jambolão é de um preto arroxeado, enquanto as variedades do jambo são branca, rosa ou vermelha. O interior da fruta é também diferente, assim como o gosto.
A sua avaliação:
manoel
planto jambo, maracujá,mamao mais nao esta dando muito certo. nao esta se desenvolvendo.
Editor umComo.com.br
Oi Manoel! Eu vou passar dois links de artigos que explicam como plantar mamão e maracujá, para você ver se está fazendo tudo certo:
http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-mamao-18698.html
http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-maracuja-18688.html
A sua avaliação:
José Braz Deunizio
Boa tarde, moro em SC, plantei uma semente de Jambo vermelho, nasceu dois brotos numa semente, ja estão com 15 cm d altura ! O q devo fazer, corto um e deixo um, ou deixo os dois crescerem juntos ?
A sua avaliação:
conceição servulo
meu pé de jambo estava bonito, mas depois que ficou grande, as folhas estão caindo e ta seco só os galhos. queria saber o que aconteceu? e o eu faço?
A sua avaliação:
flavio cesarino froes
JAMBO CAINDO ANTES DE CRESCER
A sua avaliação:
José Augusto Gonçalves Vaz
Com quanto tempo o jambo começa a produzir
A sua avaliação:
Evadia Pastorio
jambo pode ser plantado no RGS onde temos bastante temperaturas baixas, já que ela vive em regiões quentes. Porque acerola e de uma região quente mas vejo muitos pés dando fruto aqui.
Imagem: aorquidea.com.br
Imagem: umasementepordia.blogspot.pt
Imagem: panoramio.com
Imagem: harasacurui.blogspot.pt
Imagem: palmeirasdobrasil.blogspot.pt
Imagem: zelzen.wordpress.com
1 de 6
Como plantar jambo