Cuidar de árvores de frutos

Como plantar maracujá

Como plantar maracujá
Imagem: revistagloborural.globo.com

O maracujá é uma planta tropical que se desenvolve muito bem em climas quentes, acima de 25ºC mas não tolera ventos frios ou geadas. Num país como o Brasil esta planta não apresenta grandes pormenores no plantio e cultivo, podendo dar frutos durante todo o ano, exceto em períodos mais frios como no inverno.

Por ser natural de climas tropicais o pé de maracujá gosta de boas e frequentes regas mas sem exageros, caso pretenda plantar em campo é preferível que seja em alguma região favorável.

Neste artigo, umComo te explica como plantar maracujá.

Também lhe pode interessar: Como plantar romã
Passos a seguir:
1

A melhor época para plantar maracujá é no período entre julho e agosto, se for plantar por sementes, você pode colocar de 3 a 4 em cada vaso e pode levar de 20 a 30 dias até que o primeiro broto possa ser visto na superfície do vaso e quando isso acontecer, você deve deixar uma muda em cada vaso ou recipiente.

Ao plantar em campo o processo é o mesmo, mas quando as mudas já tiverem alcançado os seus 50 cm de altura elas devem ser transplantadas para o seu local definitivo.

Como plantar maracujá - Passo 1
Imagem: mercadolivre.com.br
2

Assim que a sua planta estiver firmada em um vaso definitivo, está na hora de preparar um sistema de sustentação.

O pé de maracujá é uma planta trepadeira e precisa de algo para se agarrar, isso a manterá firme e saudável para que possa gerar bons frutos. Você pode fazer este apoio ou comprar, colocar o vaso perto de alguma cerca ou algo que ela possa se agarrar tira a necessidade de construir um apoio.

Caso contrário, monte um apoio em forma de 'T' onde o caule principal irá se apoiar na parte vertical e os seus ramos na parte horizontal, não precisa ser muito grosso, apenas o suficiente para não partir com o peso da planta e seus frutos. A parte horizontal do apoio pode ter até 2,6 m de altura, mas é recomendado que tenha no mínimo 1,8 m.

3

A poda é vital para o crescimento de um bom pé de maracujá e deve ser feita conforme as especificações:

Depois de instalar o sistema de sustentação, você deve podar o seu pé para que ele fique rente à parte vertical do apoio, para que cresça junto com ele. Você saberá qual é o caule principal só de olhar, os ramos que crescem além dele, antes que a planta tenha uma altura de cerca de 1,5 m devem ser podados com uma tesoura limpa de corte afiado, afiado suficiente para cortar os ramos sem esmagá-los.

Como plantar maracujá - Passo 3
Imagem: infonegocios.biz
4

A adubação do maracujá deve ser feita antes de semeio e durante o seu tempo de vida e pode ser feita de 30 em 30 dias. Esterco, adubos orgânicos, sulfato de amônia, cloreto de potássio e superfosfato simples podem ser utilizados na adubação.

Se pretende utilizar os frutos na cozinha ou apenas saborear a fruta tirada do pé (o que você provavelmente não vai resistir) recomendo que use apenas adubos orgânicos, afinal, o maracujá possui diversos benefícios para a saúde além de ser delicioso.

Como plantar maracujá - Passo 4
Imagem: cplantar.com
5

Dependendo da sua horta, região onde mora ou clima é provável que apareçam pragas e doenças que podem atrapalhar o desenvolvimento do seu pé de maracujá, afinal nem as pragas resistem a essa fruta deliciosa.

Procure não utilizar pesticidas, a não ser que sejam biodegradáveis.

Plantar uma roseira ou plantar arruda próximo ao seu pé ou seus pés de maracujá podem resolver grande parte do problema das pragas, esses dois tipos de plantas têm como uma das maiores funções o regulamento de pragas em hortas ou até em grandes plantações.

Como plantar maracujá - Passo 5
Imagem: sargacal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Carlos
Olá, tenho um pé de maracujá ao lado de um pé de acerola, devo deixá-lo trepar no pé de acerola??
A sua avaliação:
Patrícia Guerra
Olá! Gostaria de saber em qual época devo podar o pé de maracujá? Obrigada! Abraço!
Sueli Isabel Fernandes
Gostaria de como plantar o maracujá pérola do cerrado , já plantei várias vezes e não germinam , já deixei as sementes na água , plantei no substrato , na terra , coloquei papel filme , como se fosse estufa e nada
A sua avaliação:
celso gomes
mais meu pe de maracuja atrai muita lagarta ou taturana , q faco
Editor umComo.com.br
Oi Celso! Recomendamos a leitura dessas orientações: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-acabar-com-lagartas-nas-plantas-26441.html
Jorge
Se você tem um plantio (duas ou mais) pode fazer catação (coleta manual) ou pode passar um inseticida caseiro (Ex.: Vinagre 1/2 dose + 1/2 dose água + sabão neutro) aplicar na planta nos períodos de manhã jato dirigido (Leque ou cone) ou tarde/noite. Jorge
vilson de souza oliveira
como plantar maracujar
Maria luisa de castro-angolana
Porque as maracujuzeiras nao dao frutos nas grandes cidades do litoral, elas nascem e desenvolvem bem,dao lindas flores, mas estas acabam por cair, sem dar nenhum fruto, apenas as plantas servem de sombra, a que se deve
Romero Gomes Saraiva
Maria Luisa veja a resposta a Ana Lucia no dia 22.02.2017 abaixo. O que evita que a flor caia é a falta de polinização. No seu caso tem que ser manual . A polonização evita a queda das flores e o surgimento dos frutos. Planto na região do litoral e colho normalmente.
A sua avaliação:
osmar
GOSTARIA DE SABER QUANTO GASTARIA PARA FORMAR UMA PLANTAÇÃO DE MARACUJÁ EM UM HECTARE.
maria ignes
As folhas do meu maracuja estão cheias de burracos o que fazer
Editor umComo.com.br
marcilio pimentel marinho
muito bom esses artigos.
Editor umComo.com.br
Oi Marcilio! Que bom que gostou dos artigos. Continue acompanhando o nosso portal!
washington oliveira
foi um aprendizado pra crecimento ,agora e praticar e executar experiencias
Ana Lucia
Plantei um pé de maracujá, ano passado, Ele está lindo ramos imensos. aparecem os botões. a flor se abre. mas logo depois ela cai. Já adubei com esterco de galinha. como não deu resultado adubei com um adubo a base de algas e calcário. mas o problema não se resolveu, Gostaria de uma dica, obrigada
Jmalduque
Ana Lucia, o seu pé de maracujá não está dando frutos, porque não tem em sua região um inseto chamado mamamgava (Um tipo de besouro bem grande), que são os únicos polinizadores naturais do maracujá. Fora ele, somente o ser humano poderá polinizar, e de que forma. A flor tem as anteras superiores femininas e inferiores masculinas. Vc tem que retirar o polen da parte de baixo com um cotonete ou os dedos e passar na parte de cima. Isso se chama polinização manual. Em muitas plantações de maracujá, se contrata pessoas para fazerem esse tipo de serviço, durante dias, para polinizar as flores dos maracujazeiros. Não existe outra forma de polinizar. Faça isso, durante todos os dias que abrirem as flores, não é somente um dia. Assim, seu pé de maracujá dará frutos. E para ficarem grandes e pesados, coloque potássio no pé, 30 cm ao redor. Um abraço. Espero ter ajudado
daniela
eu li em uma reportagem que para que haja a polinização, tem que ter plantado pelo menos duas mudas de maracuja proximos.
A sua avaliação:
edson
adorei as dicas como plantar o maracujá gostaria de conhece mais sobre o plantio do mesmo
Editor umComo.com.br
Oi Edson! De momento só temos essas informações sobre o plantio do maracujá. Obrigado pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Neusa Maria Laignier
Gostaria de saber porque os frutos estao caindo pequenos e verdes.que adubo organico devo usar
A sua avaliação:
MARCOS TEOGEM FERREIRA ALVES
OLA-BOM DIA. tenho um pê de abobora quero prantar um pé de maracujá. o espaço e pequeno da certo. O BRIGADO ATENCIOSAMENTE.-MARCOS TEOGEM.
Editor umComo.com.br
Oi Marcos! O ideal é que as covas para o maracujá sejam de 30 x 30 x 30cm. Obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
rodrigo samul
Gostaria de saber o quanto devo regar as mudas do maracujá
Editor umComo.com.br
Oi Rodrigo! Se você viver em uma região de muita chuva, então não precisa regar a planta de maracujá com muita frequência. Mas em climas de umidade moderada, deve regar a planta uma vez por semana. Certificando-se sempre de não deixar o solo encharcado. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página!
A sua avaliação:
GENILDO FERREIRA DE MOURA
As dicas foram maravilhosas. Parabens.
Editor umComo.com.br
Oi Genildo! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
NAIR POI
Moro Araçatuba sp , muito quente.Tenho em casa ,este ano perdi 2 floradas ,como agir,ele está muito formado devo tirar suas ramas?
A sua avaliação:
piter
Boa tarde quero tirar uma duvida eu tenho um maracuja plantado faz tempo ta muito grande mais nao ta florando e nem dando fruto me ajude por favor oque eu faço.
A sua avaliação:
LUIZ PEREIRA DOS SANTOS
COMO PREVENIR CONTRA A FUSARIOSE
A sua avaliação:
Farias, Joao
gostaria de saber sobre a impolinaçao assistida....
Imagem: revistagloborural.globo.com
Imagem: mercadolivre.com.br
Imagem: infonegocios.biz
Imagem: cplantar.com
Imagem: sargacal.com
1 de 5
Como plantar maracujá