Outras árvores de fruto

Como plantar marmelo

Como plantar marmelo

O marmeleiro é uma planta de origem persa, sendo frutífera e fácil cultivo, crescendo de forma natural em regiões meridionais da França, Itália e nos bosques do Cáucaso.[1] Ainda que não seja uma das árvores frutíferas mais famosas nos pomares brasileiros, a árvore de marmelo é muito comum em Portugal, principalmente em razão dos seus frutos serem utilizados para fazer marmelada. Além de frutos saborosos, o marmeleiro tem propriedades medicinais que podem nos ajudar a tratar doenças sem termos que fazer uso de remédios industrializados, sendo uma planta bastante vantajosa de se ter em casa.

Para saber mais sobre a planta e também sobre como plantar marmelo, continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva

Índice

  1. Como plantar marmelo
  2. Como cultivar marmelo
  3. Características do pé de marmelo

Como plantar marmelo

A marmelada é um doce bastante saboroso mas, para conseguirmos produzi-lo, primeiramente precisamos aprender como cuidar de sua árvore, o marmeleiro. A primeira etapa do plantio de marmelo é escolher um local para plantá-lo. O ideal é que ele seja alocado próximo à um muro, que o protegerá, enquanto jovem, de ventos fortes e dos horários mais quentes do dia. É bom que haja um pouco de sombra para o marmeleiro, porém, também deve haver espaço suficiente para que o marmeleiro cresça, sem nenhum impedimento de objetos exteriores, como é o caso de calçadas, tetos baixos e muros.

A época de plantio do marmeleiro também é importante e deve ser logo após o inverno, no início da primavera, ou até um pouco antes disso. Seja como for, evite realizar o plantio durante as épocas mais frias do ano, já que isso poderá dificultar o crescimento da planta.

A beleza, grandeza e sabor das frutas do marmelo dependem da quantidade de luz solar que eles estão expostos, da água que tomam e dos nutrientes da terra, ou seja, para ter bons marmelos é necessário cuidar bem do seu pé de marmelo. Em casos mais extremos, é possível que ele nem se quer produza frutos, mesmo que um marmelo estéril ainda seja uma boa árvore para decorar o jardim.

Numa certa altura vai ser possível notar o desabrochamento de pequenas flores brancas, que se dão pouco antes da frutificação, anunciando a sua chegada, o que geralmente acontece no começo do verão.

Como cultivar marmelo

Após aprender a plantar marmelo, nada mais lógico do que aprendermos também como cuidar desse espécie para mantê-la saudável e fazer com que cresça e dê frutos saborosos. Veja abaixo alguns cuidados necessários para garantir uma marmelada:

  • Clima: o marmeleiro é uma planta que gosta de clima ameno. Evite deixá-lo muito exposto ao sol mas também tome cuidado com excessos de sombra. Em razão da preferência da espécie, o recomendável é que se evite plantá-lo em regiões mais quentes como o Norte e Nordeste do país.
  • Solo: não é necessário se preocupar com adubos específicos para garantir que seu marmeleiro irá crescer, entretanto, é necessário colocá-lo em solo fértil. Para garantir que seu solo terá nutrientes suficientes para essa e outras plantas próximas, utilize adubo NPK 10-10-10, adubo padrão e mais simples que existe e que é bastante eficaz para da ao solo nutrientes básicos. Caso for de sua preferência, também é possível adubar o solo com estrume ou outro adubo orgânico.
  • Poda: a poda do marmeleiro é bastante simples e deve ser realizada apenas em caso de necessidade quando houver folhas mortas ou regiões da planta danificadas por pragas. Caso a planta não aparente precisar desse tipo de cuidado, não se preocupe.
  • Água: a água é um fator importante na hora de aprendermos a lidar com uma especie nova, afinal, existem espécies que precisam de grande quantidade e outras que acabam por se afogar caso reguemos com frequência. No caso do marmeleiro, o solo deve estar sempre úmido mas jamais com excesso de água. Tente regá-lo ao menos 1 vez por semana e atente-se aos tempos de seca.

Como você pode ver acima, o marmeleiro (Cydonia oblonga[1]) é uma planta bastante pouco exigente mas que, assim como qualquer outra, necessita de alguns cuidados para conseguir crescer e dar frutos. Se também quiser saber como fazer muda de pé de marmelo, veja também como fazer mudas de árvores e saiba que essa é uma planta que pode ser multiplicada por meio de estaquia e também por enxertia.

Características do pé de marmelo

Como já vimos, o nome do pé de marmelo é marmeleiro, além disso, seu nome científico é Cydonia oblonga[1]. É válido dizer que além do marmeleiro comum, existem frutos similares pois também existem as espécies Cydonia vulgaris, Cydonia sinensis e Cydonia japônica[1] e, por fim, existe o marmelo do cerrado, oriundo da planta de nome Alibertia edulis e o marmeleiro Croton sonderianus[2], que produz um fruto popularmente chamado de marmelo-do-mato. Apesar de produzirem frutos similares, apenas a Cydonia oblonga nos dá o marmelo "original".

Desde que o cultivo se dê da forma correta, o marmeleiro pode alcançar uma média de 5 metros de altura. É claro, isto varia também de acordo com o espaço disponível para que as raízes se desenvolvam sem frustrações. É importante estar atento ao seu crescimento para evitar ataques de pragas.

Além das características físicas apresentadas acima, o marmeleiro tem propriedades:

  • Adstringente;
  • Antisséptica;
  • Antidiarreica
  • Cicatrizante
  • Nutriente;
  • Antiespasmódica.[2]
Como plantar marmelo - Características do pé de marmelo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar marmelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. SOBRINHO, J. S.; MONTENEGRO, H. W. S. Ensaio da época de plantio de estacas de marmeleiro. Anais da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, Vol. 6, 1949. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aesalq/v6/14.pdf. Acesso em: 19/10/2020.
  2. CARVALHO, F. C. de; ARAÚJO FILHO, J. A. de; GARCIA, R.; PEREIRA FILHO, J. M.; ALBUQUERQUE, V. M. de. Efeito do Corte da Parte Aérea na Sobrevivência do Marmeleiro (Croton Sonderianus Muell.Arg.). Revista Brasileira de Zootecnia, Vol. 30, Nº 3, Suppl. 1, Viçosa, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982001000400004. Acesso em: 31/10/2020.
  3. SILVA, F. G.; OLIVEIRA, G. L. Conhecimento popular e atividade antimicrobiana de Cydonia oblonga Miller (Rosaceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol. 15, Nº 1, Botucatu, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722013000100014. Acesso em: 24/10/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
luiz neto de melo alves
gostei. onde co sigo mudas
waldemar da silva ferreira
gostei muito da apresentação dos frutos. Gostaria de saber onde conseguir mudas de marmeleiros comestíveis., Obrigaddo
1 de 2
Como plantar marmelo