Outras árvores de fruto

Como plantar pitaia

Como plantar pitaia
Imagem: hdwallpapersfit.com

Originária dos países que compõem a América Central e o México, a pitaia ou pitaya é fruto de um cacto e é altamente saborosa. De aparência estranha, a fruta chama atenção por onde passa. Sua casca aparenta ser formada por escamas, e daí que vem o apelido "Dragon Fruit", ou "fruta do dragão" em português. É adocicada e pode ser branca ou vermelha por dentro, sendo que as cascas podem ser branca, vermelha ou amarela, sendo que essa última é mais rara no Brasil. Embora esta fruta seja sensível à temperaturas baixas, você também pode plantá-la dentro de casa, em vasos. Ela também é uma ótima fruta para se plantar num pomar, sem falar nos inúmeros benefícios da pitaia para a sua saúde. Neste artigo, umCOMO te explicamos como plantar pitaia. Confira!

Também lhe pode interessar: Como plantar pitanga

Índice

  1. Como plantar pitaya no vaso
  2. Como cultivar pitaia
  3. Como plantar muda de pitaya
  4. Proprieades da pitaia

Como plantar pitaya no vaso

  1. Em primeiro lugar, prepare um recipiente para receber as sementes, que podem ser compradas em lojas online ou em algumas lojas de jardim e sementes. Por se tratar de uma planta relativamente rara, pode ser difícil encontrar sementes de pitaya à venda em lojas do ramo de jardinagem, de forma que é mais fácil encontrá-las para comprar pela internet.
  2. O vaso para plantar pitaya deve possuir ao menos 40 cm de profundidade e ter um diâmetro de uma palma e meia, no mínimo. Cascalhos ou cacos de telha cobertos com uma fina camada de areia no fundo do vaso ajudarão a dar maior vazão à água. Depois disso, você pode preencher com terra.
  3. Coloque algumas sementes no vaso com espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. Cubra com 2 cm de terra aproximadamente e regue, só até deixar a terra úmida. Nesta etapa você pode colocar um pano ou pedaço de filme plástico sobre o vaso para ajudar a manter a umidade e estimular as sementes, retire-o assim que for possível ver os primeiros brotos. A germinação ocorre num intervalo entre oito e quatorze dias.
  4. A planta da pitaia deve ficar sobre luz solar direta, o máximo possível mesmo que tenha plantado dentro de casa, desta forma ela deve ficar em uma janela onde ela possa receber ao menos 8 horas de sol por dia.
  5. Você pode regar a planta duas vezes por semana sempre mantendo o solo úmido mas sem encharcar, lembrando que devem ficar apenas uma muda por vaso, quando elas alcançarem cerca de 8 cm você deve deixar apenas aquela que melhor se desenvolveu, arrancando as outras ou, se achar melhor, pode plantá-las em outros vasos.

Se você se interessa por plantas e frutas exóticas, confira nosso artigo sobre como plantar lichia!

Como plantar pitaia - Como plantar pitaya no vaso

Como cultivar pitaia

Para além dos cuidados básicos com sua planta, como regá-la e tomar cuidado com a exposição solar, outras medidas são necessárias para plantar pitaya. Confira:

  • Para a fertilização você pode usar adubo orgânico, casca de ovo moída e depositada em volta do broto principal (esta só durante os primeiros meses de cultivo) e adubos ricos em magnésio. Confira nossas recomendações sobre como fazer adubo natural e aproveite os ingredientes que você já tem em casa.
  • Nesta etapa você deve escolher entre plantá-la de forma samambaia ou usar apoio de estacas e amarras. Esta planta cresce de forma que suas folhas ficam despejadas e você deve escolher entre deixá-la em um local alto para que suas folhas não fiquem no chão ou usar uma estaca e amarras.
  • Caso opte pela estaca, esta pode ser de bambu e deve ser inserida proximamente à planta, isto quando a pitaia já alcançou os seus 15 cm de altura.
  • As amarras podem ser feitas com barbante, de preferência grosso, e devem ficar frouxas para não machucar a planta. Conforme ela for crescendo faça novas amarras. A pitaia pode alcançar uma altura de até 6 metros, você pode mantê-la num vaso pequeno mas o recomendado é realizar o transplante para o quintal, uma hora ou outra.

Este cacto pode levar de 3 a 5 anos para produzir seus frutos, vale a pena manter mais de uma planta em casa para uma maior produção, se bem que, quando começar a produzir, um cacto já será suficiente para abastecer você e sua família com o seu delicioso fruto.

De todo modo, cada vez mais a pitaya é encontrada em supermercados e feiras livres, de forma que você pode comprá-la de outros fornecedores enquanto ainda não dispõe de sua produção própria de pitayas.

Como plantar pitaia - Como cultivar pitaia

Como plantar muda de pitaya

Diversos pesquisadores, como os da Universidade Estadual de Londrina[1], apontam que o plantio por estaquias é o melhor para a pitaya, uma vez que produz frutos mais uniformes do que aqueles plantados por sementes. Salientamos que as estaquias são as mudas de pitaya.

Para fazer o plantio por estaquias, você deverá remover uma estaca da planta-mãe, preferencialmente de 25 cm de comprimento (segundo orientações dos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras[3]) e aguardar 48 horas em local ventilado para que a estaca passe pelo processo de cicatrização, para posteriormente plantá-la em local com substrato fértil. Você pode optar pelos vasos, dando preferência aos grandes. Em caso de dúvidas, consulte nosso artigo sobre como fazer estaquia.

Regue diariamente, de modo a deixar o solos sempre úmido, e deixe sua pitaya em local com boa iluminação solar, já que ela precisa de pelo menos 10 horas de sol por dia[2]. Em breve surgirão os primeiros brotos e você poderá transplantá-la para outros vasos ou até mesmo diretamente para o solo.

Como plantar pitaya no chão

Para plantar pitaya no chão basta seguir o procedimento anterior adotado para os vasos, e depois transpor a planta para o solo. Lembre-se de escolher um local bem iluminado e com boa drenagem, além de substrato fértil.

Por se tratara de um cacto trepador, pode ser necessário utilizar pedaços de madeira para dar suporte e sustentação à planta. Você também pode conseguir esse suporte com mourões de concreto, pedaços de ferro ou até mesmo pneus velhos.

Em geral, a pitaya produz frutos novembro e maio - ou seja, na época mais quente do ano. Caso queira comprá-la em feiras ou supermercados, essa é a época mais recomendada, pois a fruta estará ainda mais saborosa.

Proprieades da pitaia

Apesar de nós brasileiros não estarmos muito familiarizados com a pitaya, não podemos negar que essa exótica fruta possui muitos benefícios para a saúde pois:

  • É rica em fibras, o que facilita a digestão;
  • Possui boa quantidade de vitamina C, que é antioxidante e combate o envelhecimento precoce;
  • É rica em cálcio, ferro e fósforo, colaborando para a boa manutenção do sistema imunológico;
  • Combate o mau colesterol, pois é rica em ômega 3;
  • Tem vitaminas do complexo B, que combatem o cansaço e a fadiga.

Para além da pitaya, não deixe de incluir outras frutas, legumes e verduras na sua alimentação diária. esse grupo de alimentos fornece vitaminas e minerais que são indispensáveis para o bom funcionamento de nosso organismo e, consequentemente, para manter-nos com boa saúde.

Como plantar pitaia - Proprieades da pitaia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar pitaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. BASTOS, Débora Costa et al. Propagação da Pitaya 'vermelha' por estaquia. Ciênc. agrotec., Lavras , v. 30, n. 6, p. 1106-1109, Dec. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000600009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de março de 2020.
  2. Braga Marques, Virna; Amato Moreira, Rodrigo; Ramos, José Darlan; Arcanjo de Araújo,Neimar; Monteiro da Cruz, Maria do Céu. Profundidade de plantio e dominância apical na estaquia de pitaia vermelha. Semina: Ciências Agrárias, vol. 33, núm. 6, noviembre-diciembre, 2012, pp. 2091-2097. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Brasil. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4457/445744116006.pdf>. Acesso em 30 de março de 2020.
  3. CAMPOS, Thiago Tadeu. Aprenda a plantar pitaya orgânica. Ciclo Vivo. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/aprenda-a-plantar-pitaya-organica/>. Publicado em 4 de fevereiro de 2020. Acesso em 30 de março de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
87 comentários
A sua avaliação:
Maria Helena O M Ferreira Ferreira
Boa tarde.
Gostava de comparar a planta da pitaia, pode informar onde comprar'
Obrigada
A sua avaliação:
marcia.bs0412@gmail.com
Olá, minhas pitayas dão muitas flores mas não geram os frutos. O que acontece?
A sua avaliação:
otilia freitas
Boa noite, sou da ilha da Madeira e tenho umas plantas já a uns 3 anos. Este ano um dele deu flor, o que faço agora?
A sua avaliação:
Lauro Polonio
Podemos planta-la no sistema de estaquia? Este procedimento reduziria o tempo de produção?
A sua avaliação:
Regina Ap Passoni de Souza
Em que terra se planta a pitaia em vasos
A sua avaliação:
Elildi
Como polinizar a pitaya
gilberto
melhor maneira é polinizar manualmente,pois a flor só abre uma noite,retire polem da parte masculina e deposite na parte feminina
A sua avaliação:
José Carlos
suas explicações, foram ótimas, agradeço de coração. Tenho um pomar comunitário em frente a minha casa, fazem 5 anos. Quando vi o site me interessei, agora vou seguir vcs, obrigado...
Almira Fernandes
Tenho pé de pitaia em minha casa, plantado em vaso. Ganhei um galho para mudar. Já faz mais ou menos uns quatro anos.
Gostaria de saber se preciso tomar alguma providência para este pé começar a florir. Até hoje não me deu nenhuma flor.
gilberto
ele precisa de sol,não pode deixar o cladodio principal crescer mais de 1.50mts de altura .pode a ponta pois aparecerão novos brotos que futuramente darão flores e frutos,não esquecendo da polinização manual a noite,procure no you tube os videos sobre pitaya de reinaldo alves
Leoncio Condori Crispin
preciso comprar mudas de pitaya por favor pelo menos 200 pitayas dependendo do preço e espaço de uma pitaya para outro qual e a distancia.
Vanilda
Bom dia!!! Quero comprar muda de pitaya com raiz onde posso encontrar na região de Laguna, tubarão, Imbituba. Fico no aguardo com urgência. Grata
Antonio Mauro Cardoso
Onde comprar semente de pitaya? sou de Colatina Espirito Santo.
no aguardo Mauro
Luis Carlos
Compre estacas de pitaya, ao invés de sementes. As estacas produzirão frutos em média após 1 ano e as originadas por semente, demorarão uns 5 anos. Pesquise mais como cultivar e comprar nos sites de busca (google).
gilberto
procure pelos videos de reinaldo alves do espirito santo ,ele ensina e vende cladodios de varias pitayas
Edite Macedo de Jesus
Comprei as mudas de pitaya hoje. Gostei da explicação. Obrigada. Bom dia!!!
jane da silva
tenho a planta pitaya a 2 anos mas nao fruta
A sua avaliação:
Edson Nordi
Muito bom artigo.
Editor umComo.com.br
Oi Edson! Que bom que você gostou da informação. Continue acompanhando as dicas do umCOMO :)
A sua avaliação:
Alzira
Depois que como a pitaya, posso plantar as sementes direto na terra sem nenhum outro procedimento? Obrigada
Ediana Spacini Morgan
Já tenho algumas plantas. Elas estão plantadas em estacas e começaram a produzir. Gostaria de saber que tipo e quantidade de adubo devo usar?
lenoel marques
Gostaria de conseguir algumas mudas, voces pode me ajudar.
Erico Bonifácio Lunkes
Achei muito importante. Há muito procuro mudas e orientação quanto ao cultivo. Nom sistema de estacas no alto com o tempo se forma um tipo de "cabeleira"- Deve-se podar a planta? Vai se erguendo, ou sub indo na estaca uma só planta, mas como se forma aquela copa que produz flores e frutos em sua volta.- Plantei tres mudas de pitaya no quintal, mas não prosperaram. Qual a época do plantio.? Pretendo visitar uma plantação em município proximo. Nunca imaginei que existia semente de Pitaya. =- Deixo o meu AGRADECIMENTO.
Gustavo
Olá boa noite Plantei uma centena de mudas de pitaya vermelha e branca. Esse ano deu 2 anos e as plantas estão ficando amarelas e morrendo. O que pode ser? Solo ou alguma praga?
jose ferreira da silva
tenho uma area de 6.000m2 quantos covas posso plantar de pitaya,qual tempo vou comessar a ter o retorno,??? qual o custo p/cova?? qual a melhor qualidade em produtividade,,?
Imagem: hdwallpapersfit.com
1 de 4
Como plantar pitaia