Cultivar frutas e hortaliças

Como plantar tomates em vasos

Como plantar tomates em vasos

O tomate é uma das frutas mais consumidas mundialmente e, apesar de não ser um produto caro, em alguns países o quilo pode ter um custo elevado. Por isso, algumas pessoas decidem plantar seus próprios tomates em casa, uma ótima opção que não levará muito tempo se prestarmos atenção a alguns aspectos.

O tomate, ao contrário do que muitos pensam, é uma fruta e pode ser consumida tanto crua como frita, em sucos, molhos ou cozidos, trazendo sabor e benefícios para a nossa saúde. Apesar do cultivo do tomate não ser uma tarefa complicada, quando o fazemos em pequena escala devemos considerar uma série de dados sobre o processo que implica. Por isso, em umComo.com.br explicamos para você como plantar tomates em vasos, passo a passo e de forma fácil, para que em pouco tempo possa consumir seus próprios tomates.

Também lhe pode interessar: Como plantar tomates
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve saber que existem duas variedades de tomates:

  • Determinados. Trata-se de uma planta mais compacta e arbustiva que não precisa ser podada e que tem um crescimento limitado, sendo ideal para plantar tomates em um vaso. Este tipo de tomate é o que vamos utilizar neste caso. São perfeitos quando contamos com pouco espaço e são os conhecidos tomates-cereja, de um tamanho mais reduzido. Estes tomates darão frutos ao mesmo tempo, por isso devemos colher todos os tomates de uma vez só.
  • Indeterminados. São os tomates mais típicos, cujo tamanho é um pouco menor que uma bola de tênis, e cujo crescimento é ilimitado, precisando de mais espaço e de mais cuidados. A planta dará tomates o tempo todo.
2

O vaso adequado. Antes de plantar os tomates, deve tentar conseguir um vaso para depositar as sementes.

  • Ele deve ter no mínimo 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade, mas o mais conveniente é que tenha uma profundidade de uns 45 cm. Isso também dependerá do espaço disponível, mas quanto maior, melhor.
  • Evite que o material do vaso seja pesado, pois seria difícil de mover, e prefira um de plástico, por exemplo.
  • É recomendável colocar um pires embaixo do vaso para que a água que jogar ao regar fique depositada depois de drenar.
  • É necessário que o vaso facilite a drenagem, caso contrário, a planta acumularia muita água. Por isso, o vaso deve ter buracos na parte inferior.

Lembre-se que no início deve plantar todas as sementes em um mesmo vaso, mas após germinar e ter pequenas plantas, deverá transplantá-las de forma individual para diferentes vasos.

Como plantar tomates em vasos - Passo 2
3

Obter as sementes. Pode optar por comprar as sementes em um centro de jardinagem ou, se preferir, extrair de algum tomate que tiver em casa. Se escolher a segunda opção, certifique-se de que se trata de um tomate determinado, ou seja, que tem um crescimento limitado, pois vai plantar em um vaso.

  • Abra um tomate bem maduro e extraia as sementes.
  • Coloque num coador e adicione água, extraindo os restos de fruta que estiverem grudados.
  • Quando as sementes estiverem livres de qualquer resto de tomate, coloque sobre papel de cozinha para absorver a água até que estejam totalmente secas.

Quando deve plantar as sementes?

No caso dos tomates determinados, a época para plantar as sementes é no começo da primavera, pois as temperaturas não caem abaixo dos 11 graus e os tomates não suportam temperaturas inferiores a isso durante o seu crescimento. Esta é uma das condições para saber como plantar tomates em um vaso.

Como plantar tomates em vasos - Passo 3
4

Plantar as sementes. Quando tiver as sementes que darão os futuros tomates, assim como o vaso adequado para plantar, pode plantar os tomates.

  • Encha o vaso com terra de cultivo - que deveria comprar em um centro de jardinagem - deixando livres uns 5 cm.
  • Acalque a terra com a mão e espalhe as sementes pela superfície deixando uma certa distância entre elas.
  • Pressione as sementes contra a terra para que afundem parcialmente e adicione uns 5 cm mais de terra, pressionando de novo para que fique compacta.
  • Regue a terra de forma abundante, cubra o vaso para reter a umidade com um filme transparente e coloque em um lugar quente onde possa receber a luz do sol.
  • Agora só falta esperar até que comecem a aparecer os primeiros brotos, garantindo que a planta tenha sempre a umidade adequada - a terra deve estar sempre úmida - mas evitando que fique encharcada.
Como plantar tomates em vasos - Passo 4
5

O transplante. É conveniente realizar um transplante quando os brotos atingirem os 6-8 cm. Deve colocar cada planta em um vaso individual para garantir que cresce corretamente.

  • Regue o vaso para que posteriormente seja mais fácil de extrair as plantas sem que as raízes se quebrem.
  • Prepare os diferentes vasinhos onde vai semear os tomates, que agora ainda são pequenos brotos.
  • Pegue em algum utensílio para ajudar a retirar cada planta segurando com uma mão o caule e com a outra introduzindo por baixo da mesma uma pequena pá, ou inclusive um garfo, pressionando levemente para cima.
  • Coloque a planta em seu novo vaso, tentando que a maior parte do caule fique dentro do vaso e cubra com terra.
  • Regue os vasos com água em abundância.
Como plantar tomates em vasos - Passo 5
6

Cuidados na hora de plantar tomates em vasos.

  • Evite que a terra da planta fique seca. Lembre-se que quanto mais calor fizer, mais irrigação o tomate requer.
  • Tente detectar a presença de qualquer praga que possa colocar a planta em risco. Neste artigo damos alguns remédios caseiros para combater as pragas.
  • No inverno precisará de uma maior quantidade de sol, enquanto no verão deve evitar a exposição de forma prolongada para evitar se queimar.
  • Não coloque a planta em um lugar onde possa ter muito vento.

Veja também: Como plantar ora-pró-nóbis em vaso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar tomates em vasos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
João Carlos Sonai
qual a nutrição diária do pé de tomate em todo o ciclo.
MARIA JOSE DA CONCEIÇÃO BANDEIRA
MUITO BOM VOU FAZER ESSA PLANTAÇÃO, JA TIVE UMA PLANTAÇAO DE TOMATES CEREJAS.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Obrigada pelo comentário e boas plantações ;)
maria de lourdes cardoso
Srs. Plantei tomates no vaso,tem moscas brancas,pulverizo comoleo de nem mas continuam as moscas e esta cheio de flores mas as flores estão caindo. adubo com farinha de osso .falta algum adubo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Os tomateiros também precisam da aplicação de fertilizantes, principalmente durante o período de crescimento. Quanto às moscas brancas, veja se estas dicas podem ser úteis:
https://casa.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-contra-a-mosca-branca-13511.html
https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-pragas-nos-tomateiros-15138.html
A sua avaliação:
Terezinha Maria dos Santos
Boa noite! Estou com uns tomates cereja que amargam muito. Há explicação para tal? Existe uma forma de eliminar o amargor?
A sua avaliação:
Paulo Cezar Jesuino
gostaria de saber como faço para corrigir a alcalinidade do solo; pois eu fiz a medição com o meu aparelho e deu acima de 10.
A sua avaliação:
marisa pereira dálmeida ramos
eu ja tive tomate num vaso, e chegou a dar 3 tomates, do tamenho de uma bola de ping pong, eles eram verdes e não sapiram disto. tambem duros Porque será?enviar pelo face.
A sua avaliação:
marisa
Tenho algum tempo coentro de folhas grandes, porem apesar de dar sementes, sempre aprecem uma coisas brancas pegajosas nele todo. Não consigo retirar. Agora mesmo esta na segunda plantação e hoje olhei esta cheio desta praga eu acho. Como exterminar isto, pois adoro este tipo de coentro.?Gostaria que coloca-se a resposta no face pois não entro no e-mail.
A sua avaliação:
SHEYLA VERVIER
GOSTARIA SABER A MANEIRA MAIS FACIL DE PLANTAR PIMENTÃO E QUAL O TEMPO PARA COMEÇAR A DAR. POSSO PLANTAR EM VASOS?? GRATA
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sheyla! Obtenha toda a informação necessária para plantar pimentão nesse link: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-pimentao-1257.html Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Patricia
Boa tarde a minha duvida é,no meu vaso tem um pe de coqueiro ornamental e dentro do balde nasceu um pé de tomate ja esta até madurando a minha duvida se eu posso consumir este tomate que esta no mesmo vaso com outra plantar q nao pode comer o tomate pode ser perigoso pra comer.obrigada
Diniz
Os tomates podem ser consumidos sem problema.
A sua avaliação:
Evaristo H. Rungo
gostaria de obter dicas rapidas sobre como preparar os solos organicos em minha casa e poder fazer plantios de orticolas.
A sua avaliação:
maria
muito útil, bem explicado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que a matéria foi útil para você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 5
Como plantar tomates em vasos