Cuidar do chão

Como polir um solo de concreto

Como polir um solo de concreto
Imagem: interiorismos.com

Muitos pisos contam com solos onde o cimento liso ou concreto é o protagonista. O parquet ou a tarimba flutuante são materiais mais delicados e precisam tanto de produtos especializados na hora de limpá-los como de um cuidado especial, de forma que o concreto é uma opção muito boa para todos aqueles que procuram um material resistente e que não precise de um cuidado constante. Embora seja verdade, é bom poli-lo de vez em quando para que tenha sempre uma estética perfeita. Por isso, neste artigo de umComo, aprenderemos como polir um solo de concreto.

Também lhe pode interessar: Como colocar um parquet de madeira flutuante

Passos a seguir:

1

Para termos uma ideia clara a respeito de como é polir um solo de concreto, podemos compará-lo com lixar um móvel de madeira, devem ser tirar as imperfeições que surgiram com o uso e o passar do tempo.

2

O primeiro de tudo é fazê-lo com o equipamento adequado, que pode ser encontrado em qualquer loja de bricolagem. Podemos ir naquela que consideremos de melhor qualidade e receberemos as máquinas adequadas, além dos conselhos sobre a sua utilização e, inclusive, sobre como polir um solo de concreto adequadamente.

3

Uma vez que tenhamos as ferramentas adequadas, devemos saber que há dois métodos para polir solos de concreto alisado: seco ou molhado.

4

Com o solo de concreto molhado, a água cumpre a função de arrefecer os pequenos pedaços de diamantes e desfazer-se do pó. A água atua como lubrificante, além de ser um método que beneficia as ferramentas, diminuindo o calor das altas temperaturas que devem suportar durante seu uso. O principal inconveniente de molhar o solo de concreto alisado é a sujeira gerada.

5

Agora vamos ver a diferença de como polir um solo de concreto a seco. Neste caso, a máquina em si contém o pó, permitindo que o solo não fique tão sujo após poli-lo. Entretanto, como dissemos antes, as ferramentas sofrem mais desgaste.

6

Em muitos casos, as pessoas que fazem o polimento do solo de concreto alisado primeiro o fazem a seco e depois molhado, desta maneira aperfeiçoamos o resultado final.

7

As máquinas que utilizaremos terão diferentes espessuras de discos, sendo as de maior espessura as que utilizaremos no primeiro polimento, uma vez que se encarregam de tirar manchas menores e preparam o piso para o polimento do solo de concreto definitivo.

8

Uma vez que tenhamos passado a máquina com os discos grossos, procederemos a mudá-lo por outra de discos mais finos até atingir o brilho desejado no solo de concreto. Após esse procedimento, polimento terá finalizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como polir um solo de concreto, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Djair
qual tipo de maquina eu posso usar para polir um piso de concreto
clenio flores
uma quadra de esporte com piso concreto antigo pode ser polido? se pode como fazer?
Imagem: interiorismos.com
Como polir um solo de concreto