Reciclagem de metal

Como reciclar latas

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como reciclar latas
Imagem: blogs.elpais.com

As latas são o tipo de embalagem descartável que não valorizamos e que, depois de termos consumido seu conteúdo, deitamos para o lixo. No entanto é possível reciclar latas transformando-as em objetos decorativos e úteis, dando assim origem a criações originais e econômicas que irão surpreender quem as vir. Se quiser descobrir como reciclar latas, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como reciclar frascos de vidro

Passos a seguir:

1

Uma das utilizações mais comuns para as latas é fazer delas vasos de plantas, e é muito simples: basta remover completamente a tampa, limpar o interior e está pronta a ser usada! Se achar que o aspeto original da lata é simples demais, pode passar uma borrifadela de spray de glitter, coser um tecido à volta, pintar ou atar uma fita colorida à volta. São muitas as opções e qualquer uma delas dará um acabamento mais charmoso à sua humilde lata usada.

Como reciclar latas - Passo 1
Imagem: artesanato.culturamix.com
2

Uma lata de bebida por revelar-se muito útil depois de termos bebido seu conteúdo, principalmente quando estivermos acampando: ela pode nos ajudar a cozinhar nossos alimentos! Se não acredita, veja este vídeo em que lhe mostramos como fazer um fogareiro com uma lata de alumínio e surpreenda-se com a potencialidade de uma simples lata. Aliada a quatro ferramentas, ela tem o que é necessário para cozinhar seu jantar.

Como reciclar latas - Passo 2
3

Está precisando de um candeeiro novo mas não tem grana para comprar? Não há problema, use uma lata! Comece por retirar na totalidade a tampa e a base da lata e limpá-la bem. De seguida, com um berbequim, fure vários pontos, de forma a criar orifícios de luz. Pode escolher formar um desenho ou simplesmente fazer furinhos aleatórios. Crie um suporte para assentar na base do candeeiro, passe duas a três camadas de tinta e está pronto!

Como reciclar latas - Passo 3
Imagem: etsy.com
4

Semelhante ao anterior mas mais simples, pode também transformar uma lata em uma bonita luminária para velas. O processo é o mesmo que o do candeeiro com a diferença de que não necessitará de nenhuma base. Porque uma luminária para velas é um objeto mais decorativo, crie um desenho elaborado com os furinhos, de forma a ficar mais atrativo.

Como reciclar latas - Passo 4
Imagem: kiflieslevendula.blogspot.pt
5

Uma lata usada pode também se converter em caixa para guardar suas canetas e pincéis. Não há nada mais econômico e a melhor parte é que pode personalizar a 100%! Tudo o que tem de fazer é remover na totalidade a tampa e limpar bem o interior da lata. De seguida meça a lata (altura e diâmetro), pegue em papel autocolante liso ou com padrões, recorte um pedaço correspondente às medidas da lata e cole nela. O resultado irá ficar tão bonito quanto o da imagem ao lado!

Como reciclar latas - Passo 5
Imagem: pinterest.com
6

Latas redondas com grande diâmetro podem revelar-se prateleiras originais, já pensou nisso? E é tão simples: remova completamente a parte da tampa, limpe bem o interior e decore a parte exterior da lata com papel autocolante, tecido ou simplesmente várias camadas de tinta. Depois é só fixá-la à parede como se fosse um quadro, ou preso por uma linha a um suporte superior.

Como reciclar latas - Passo 6
Imagem: kiflieslevendula.blogspot.pt
7

Provavelmente reparou que na imagem anterior estão representadas velas de lata. Ora aí está mais uma ideia! Para isso basta, mais uma vez, remover a tampa da lata e limpar bem o interior. De seguida derreta parafina em banho maria e, quando estiver líquida, verta-a na lata. Coloque um pavio parafinado no centro e espere que arrefeça e solidifique. Se quiser uma vela cheirosa basta adicionar uma essência à sua escolha (de jasmim, baunilha, pinho, etc).

Como reciclar latas - Passo 7
Imagem: lightinthebox.com
8

Se não quiser usar a lata inteira para não se perceber que é uma lata usada, pode usar apenas parte dela para formar flores, como na imagem. Para isso desmonte uma lata de bebida removendo a parte superior e inferior. Ficará apenas com a parte lateral, e em seguia estenda-a e desenhe a forma de uma folha ou pétala. Recorte essas formas e cole-as com ajuda de cola quente. Damos a sugestão de as aplicar numa guirlanda, como na imagem ao lado.

Como reciclar latas - Passo 8
Imagem: espacoeducar-liza.blogspot.pt
9

Outra forma útil de reciclar latas é dando-lhes utilidade para arrumar objetos. Na cozinha por exemplo, pode manter o rótulo de uma lata de conserva, pois será alusivo ao próprio tema deste cômodo: alimentação. Apenas remova a tampa desta, limpe bem o interior e fixe-a numa placa de madeira, como na imagem, para arrumar talheres. Assim conseguirá um elemento decorativo e ao mesmo tempo útil, sem gastar dinheiro!

Como reciclar latas - Passo 9
Imagem: hgtv.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reciclar latas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Tome cuidado ao manusear latas, e principalmente se tiver de as recortar, pois é muito fácil cortar-se com elas. Para isso use luvas, que podem ser aquelas grossas de jardinagem.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blogs.elpais.com
Imagem: artesanato.culturamix.com
Imagem: etsy.com
Imagem: kiflieslevendula.blogspot.pt
Imagem: pinterest.com
Imagem: kiflieslevendula.blogspot.pt
Imagem: lightinthebox.com
Imagem: espacoeducar-liza.blogspot.pt
Imagem: hgtv.com
1 de 10
Como reciclar latas