Remover as manchas difíceis

Como remover silicone de vidro

Como remover silicone de vidro

Na hora de instalar um vidro na janela ou em uma porta e mesmo ao montar um aquário e em demais ocasiões em que seja o silicone a substância usada para fixar os vidros, não raro, a sua superfície fica com manchas do produto que serve para colar. Nesse e um uma série de outros momentos, é possível se deparar com um vidro onde esteja grudado silicone que, se não for retirado, causará manchas na superfície com o acúmulo de poeira, deixando o vidro com aspecto sujo e feio. No entanto, é possível remover silicone de vidro, o que pode ser feito de modo bastante prático. Por isso, no umCOMO iremos te dar algumas dicas muito simples de como remover silicone de vidro de maneira fácil e eficiente, utilizando apenas alguns produtos.

Também lhe pode interessar: Como remover o calcário dos vidros

Como tirar silicone do vidro com querosene

Uma das receitas consiste em usar um pouco de querosene misturada com sabão em pó. O querosene para limpeza de box é aquele comum que pode ser comprado em mercados ou em lojas de material de construção, sendo uma solução não apenas simples de se encontrar como também bastante barata.

Com esses materiais a mão e mais um pano macio e limpo, preferencialmente de algodão, siga os seguintes passos:

  1. Coloque luvas para evitar o contato da pele direto com o querosene;
  2. Misture querosene com sabão em pó e misture até que se forme um líquido homogêneo;
  3. Umedeça o pano ou algodão com a mistura e passe no vidro delicadamente. Já que tanto o silicone quanto o querosene são derivados do petróleo, o segundo consegue agir no primeiro, fazendo com que ele se desmanche, enquanto o sabão em pó ajuda a limpar a superfície, uma vez que o silicone possui um tipo de gordura;
  4. Depois de passar o pano úmido no vidro, basta usar um cartão de débito ou de crédito ou outro cartão plástico parecido e até uma espátula de plástico para remover o silicone que já estará mais mole. Para tanto, basta raspá-lo sobre as manchas com a substância;
  5. Caso se trate de um vidro de box de banheiro ou de aquário, lave-o com sabão para se certificar de que todo o querosene foi removido e de que ninguém entrará em contato com o produto.

Para tirar silicone do vidro, também é possível usar uma mistura com álcool e querosene, sendo que o primeiro vai ter a mesma função do sabão em pó, que é o de limpar a gordura do silicone. Caso o vidro esteja muito sujo e você não consiga remover todo o silicone, repita o processo.

Como remover silicone de vidro - Como tirar silicone do vidro com querosene

Como remover silicone de vidro com solvente

Outro produto que se usa para tirar silicone da superfície do vidro, inclusive, quando se trata de uma mancha antiga é thinner, que é um tipo de solvente para remover tinta. O processo de remoção de silicone com esse produto é bastante simples e pode resolver seu problema de forma rápida e com pouco esforço. Veja abaixo o passo a passo de como tirar resto de silicone do vidro com esse thinner:

  1. Compre thinner na loja de material de construção mais próxima de sua casa e, se já o tiver, melhor ainda;
  2. Coloque luvas e uma máscara. Se for esse seu método escolhido de como remover silicone mole, não se esqueça de que o thinner é um produto forte, sendo assim, ao usá-lo é melhor estar com máscara no rosto e luvas nas mãos para evitar danos físicos;
  3. Embebede um pano ou pedaço de algodão no líquido do thinner. Se for utilizar um pano, utilize um branco ou de cor bastante clara pois o thinner dissolve tintura e acabará sujando seu vidro com o corante do tecido;
  4. Passe o tecido com thinner nas regiões onde há silicone fazendo um movimento interno, ou seja, um movimento que vá pra o interior da mancha e não para fora. Tomando esse cuidado, você evitará espalhar ainda mais o silicone;
  5. Conforme o tecido for ficando impregnado com o silicone, vá utilizando outras regiões ou, se estiver utilizando algodão, pegue novos pedaços;
  6. Repita o processo até que o silicone tenha sido completamente removido.

Importante: agora que você já sabe como limpar silicone, também é importante saber que, por ser um material inflamável, o thinner deve ser evitado perto de locais onde há fogo como em bocas de fogão acesas.

Aproveite e confira também os nossos artigos sobre como tirar a gordura dos vidros e como remover o calcário dos vidros.

Como tirar silicone seco do vidro com lâmina

Para remover o mais grosso do silicone que está incrustado no vidro, é possível usar ainda a lâmina de um estilete e, para passar a solução, uma esponja de aço ao invés do pano. No entanto, o vidro pode ser riscado com esses materiais e a técnica não deve ter utilizada em vidros que ficarão muito expostos ou que servem para decoração, sendo assim, quem estiver em busca de como tirar silicone do vidro do aquário deverá utilizar uma das outras técnicas explicada nesse artigo. Veja como remover silicone do vidro com lâmina:

  1. Encontre uma lâmina ou um estilete. A lâmina pode ser aquelas utilizadas para barbear, o importante é que esteja nova ou ao menos bastante afiada;
  2. Posicione a lâmina de forma rente ao vidro. Quanto mais paralela ao vidro a lâmina estive, menores as chances de você acabar riscando-o;
  3. Cuidadosamente empurre a lâmina contra o silicone, vá puxando com a mão as partes que saírem;
  4. Repita o processo até que todo o grosso do silicone tenha sido removido.

O estilete ou a lâmina não removerá todo o silicone, apenas o grosso, é ideal utilizar essa técnica inicialmente e, quando sobrarem apenas pequenos pedaços de silicone, utilizar a técnica com querosene ou então o thinner.

Já que é possível "cortar" o silicone utilizando metais afiados, a lâmina pode te ajudar se você também precisa saber como descolar vidro colado com silicone.

Dica: esse pode ser o método ideal na hora de como tirar silicone do vidro Blindex ou de qualquer outro vidro grande, afinal, a lâmina pode remover grandes pedaços de silicone logo na primeira tentativa, enquanto produtos solventes exigem mais tempo e dedicação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover silicone de vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Vídeos relacionados com Como remover silicone de vidro

1 de 3
Vídeos relacionados com Como remover silicone de vidro
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Maria Tereza
Como tirar manchas de vidro jateado
A sua avaliação:
renato
Gostaria de saber como posso remover resíduos de silicone de grade de alumínio
A sua avaliação:
Júlia Alves
Olá, gostaria de saber se há outro produto que possa ser usado no lugar do querosene?
Alessandra
Muito excelente, fiz com querosene e sabão em pó, deu muitíssimo certo, limpei o azulejo da minha cozinha.
Editor umComo.com.br
Oi Alessandra! Que bom que as dicas foram úteis. Continue nos acompanhando!
1 de 2
Como remover silicone de vidro