Cultivar morangos

Como semear morangos

Como semear morangos

Cultivar morangos é muito fácil e nos permitirá desfrutar de frutos bem mais saborosos do que os que podemos comprar em qualquer estabelecimento. Se você dispõe de uma horta ou um jardim suficientemente grande, poderá plantar no chão, mas também é possível plantar os morangos em vasos. Neste artigo de umComo você encontrará tudo o que precisa saber para semear morangos facilmente.

Vai precisar de:
  • Plântulas ou mudas de morangos
  • Substrato universal
  • Vaso
  • Adubo
  • Água
Também lhe pode interessar: Como cuidar dos morangos
Passos a seguir:
1

Os morangos podem ser cultivados tanto em vaso como no chão, se você dispõe de suficiente espaço na sua horta ou jardim. Cabe destacar que o morango é uma planta que se enraíza muito fácil e não supõe muitos problemas na hora de plantar.

Como semear morangos - Passo 1
2

Além disso, esta planta resiste muito bem ao frio e ao calor, e até é capaz de sobreviver às geadas; de modo que se você vive em uma região de clima frio, não deve se preocupar. A melhor época para cultivar morangos é no final do inverno e durante a primavera.

3

A melhor opção na hora de semear morangos é a partir de plântulas ou mudas, que você poderá encontrar na sua loja de jardinagem ou viveiro mais próximo.

Como semear morangos - Passo 3
Imagem: comolosquesos.com
4

Também é possível cultivar os seus morangos mediante sementes, mas a verdade é que custará mais a crescer e pode ser complicado.

5

Na hora de plantar morangos em vasos, você vai precisar contar com um bom sistema de drenagem, para evitar que a água de irrigação encharque e apodreça os morangos, já que esta é uma planta bastante sensível neste aspecto.

6

Os morangos em vaso deverão ser colocados em um lugar onde recebam a luz solar para estar bem iluminados e poder crescer fortes e sadios. Além disso, precisarão de terra adubada para aumentar sua produção.

7

Se preferimos plantar os morangos diretamente na terra do jardim ou horta, recomenda-se fazê-lo em camalhões, isto é, sulcos com lombas ou elevações. Colocaremos as plântulas na parte superior e deixaremos uma separação de uns 30 cm entre uma e outra.

Como semear morangos - Passo 7
Imagem: unhuertoparadisfrutar.blogspot.com.es
8

Um dos pontos mais importantes do cultivo de morangos será a irrigação, já que precisam receber água de maneira constante, mas sempre evitando que fiquem encharcadas, como já comentamos. Desta forma, o mais adequado serão as irrigações dosadas, de modo que sempre tenham umidade na terra, mas sem exagerar.

9

A irrigação por gotejamento é uma das formas mais adequadas de fornecer água aos morangueiros e nunca se deve usar a irrigação por inundação, já que as plantas vão apodrecer muito rápido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como semear morangos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Mário Matias
Fiquei já esclarecido e vou fazer a 1ª experiência de semear. obrigado.
yoji oguri
Como tirar mudas de morangos de semente (morangos gigantes)....?
A sua avaliação:
Amalia Fontes Leite
Plantado no chão, tem que colocar uma proteção para os frutos ñ ficarem na terra? Obrigada
A sua avaliação:
graça almeida
Gostaria de saber como devo fazer para semear morangos (datas, local, regas, etc). Quando falo "semear" é deitar a semente na terra. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Graça! Quanto às informações do cuidado dos morangos, regas e tudo mais, pode obter essa informação aqui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-dos-morangos-13619.html
Edvã Silva Santos
Bom dia. Gostaria muito que vcs me ajudace, tenho 80 mundas de morango na minha horta só que os morango só crescer um centímetro e amadurece . Gostaria de saber oque fazer pra sim disenvolver os morangos?
maria de fatima vieira
plantei morango em uma jardineira mas as folhas começaram a secar, coloquei num lugar com mesmo sol mesmo assim continuaram a secar o que fazer?
maria isabel
Gostaria de saber.,se plantar um morango nasce muda?
LUIZ FERNANDO SCHMITT
Plantei fatias de Morango e após 60 dias de irrigação dia sim, dia não, os brotos começaram enfim nascer... Nasce sim.
Antonio B. Santos
Desejo conhecer o modo de semeadura do morango. O titulo diz semear, e não diz nada. Diz que é melhor plantar mudas. Obrigado
João Boleto
Semear morangos tem tudo a ver com sementes, não com mudas e nem plântulas das lojas e viveiros do lado. Fiquei na mesma, sem saber nada acerca de como germinar morangos.
amarildo nunes da silva
vcs falaram em como semear morangos em sementes, mas não explicaram como fazer para obter germinação com as sementes...me dê uma dica, deve ter algum segredo, pois eu não consigo obter mudas atraves de sementes... como faço??
Eduardo
Eu costumo pegar uma fruta bem madura,de preferência que tenha ido a geladeira.Amasso ela em um papel toalha para sair bem o suco,depois ponho este papel toalha empregado do morango amassado no sol por dois a três dias para secar,deixe o papel esticado.Depois de seco as sementes estarão todas grudadas no papel,aí é só cortar o o papel e pedacinhos com sementes e enterrar no vaso ou no chão cobrindo com no máximo 1 cm de terra boa.Os meus sempre nasceram assim.Regar com regador e pouca água de dois em dois dias.Geralmente em 1 mês já brotam.
Ademir Martins
como plantar saladas alfaces tenho colocado vario prudutos cal de cocha umos de minhoca mas elas nao crece porque
luziaaparecidademorais
kero saber o k faser com os cordoes de muda k nao vo usa la posso cortar
luzia
Como fazer para plantar morango em casa
Marineide Santos
Tenho uma horta de morangos começou dar fruto mais são miúdos o que fazer para se desenvolver mais?Mar
Luis Moreno
gostei da apresentação .pergunto como se diferencia as várias espécies.
rodrigo
eu tenho semente de morangos coloridos, como faço para gerar as mudas a partir das sementes?
Hadassa
Eu tenho um morangueiro plantado no meu quintal e já tem morango, mas não sei cuidar dele devidamente, os morangos são pequenos e a planta está bem espalhada, o quê posso fazer para que os frutos fiquem maiores e mais saudáveis?
Usuário anônimo
Queria saber como fazer as mudas de morango a partir do fruto
Sara
A plântula é a planta já recém-nascida, é o embrião vegetal já desenvolvido e ainda fechado.
Imagem: comolosquesos.com
Imagem: unhuertoparadisfrutar.blogspot.com.es
1 de 4
Como semear morangos