Tirar manchas de comida

Como tirar as manchas de comida da roupa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar as manchas de comida da roupa

Quando temos crianças em casa e inclusive adultos, é difícil evitar que os resíduos ou manchas de alimentos acabem nas camisas, calças, saias e vestidos, fazendo-nos temer que a roupa possa ficar marcada para sempre. Por isso, em umComo.com.br oferecemos um artigo com conselhos úteis e práticos para que você saiba como tirar as manchas de comida da roupa e manter seus tecidos em bom estado.

Também lhe pode interessar: Como tirar as manchas de vinho com leite
Passos a seguir:
1

Um chiclete colado em nossa roupa nos deixa alarmadas mas há um truque que ajudará: coloque a roupa no congelador ou passe gelo sobre o chiclete até que o mesmo endureça o suficiente para que seja possível arrancá-lo. É normal que fiquem resíduos, aplique detergente líquido na área (de preferência um tira-manchas) e deixe atuar por algumas horas, depois lave normalmente.

Como tirar as manchas de comida da roupa - Passo 1
Imagem: wp.clicrbs.com.br
2

Com manchas de alimentos como o chocolate seja líquido, gelado, em barra, etc, é necessário agir rápido. Coloque a roupa em água quente com detergente e deixe-a de molho por algumas horas. Também é possível aplicar um tira-manchas diretamente na área. Depois lave normalmente.

Como tirar as manchas de comida da roupa - Passo 2
Imagem: nodoas.com
3

O processo anterior pode ser aplicado também para manchas ocasionadas por marmelada, leite, ovo ou qualquer tipo de molho branco.

4

Os temperos ou molhos de tons amarelos ou vermelhos como a mostarda, o curry ou picantes parecem difíceis de eliminar, mas saem facilmente caso atue rápido. Deixe a roupa de molho durante algumas horas em água quente e detergente ou aplique o tira-manchas na área diretamente e deixe atuar antes de lavar como faz habitualmente.

Como tirar as manchas de comida da roupa - Passo 4
Imagem: lartotal.com
5

Para eliminar o vinho, a beterraba, o ketchup e as frutas de cor vermelha, há muitos truques, mas tudo dependerá se a mancha for fresca ou antiga. Se for nova, basta deixar de molho com detergente em água fria durante algumas horas ou usar um tira-manchas na área. Se for pequena, sairá rapidamente com água e sabão, não precisa se alarmar.

Como tirar as manchas de comida da roupa - Passo 5
Imagem: minipreco.pt
6

Com os bebês, as manchas de papinha podem ser convertidas no pior pesadelo dos pais, mas basta mergulhar a roupa em água muito quente durante algumas horas para que a sujeira comece a sair, depois pode lavar de forma normal.

7

As manchas de alimentos gordurosos como azeite, manteiga, alguma fritura, etc., podem ficar na roupa se não forem tratadas rapidamente. Por isso, assim que perceber a mancha e se não estiver em casa, coloque talco na área, este absorverá a gordura. Quando for possível, deixe a roupa de molho em água quente e detergente durante duas horas e depois lave com água o mais quente possível, conforme orientação na etiqueta da roupa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar as manchas de comida da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Na maior parte dos casos, as manchas de alimentos saem da roupa se estiverem frescas, por isso é importante agir rápido.
  • Tenha sempre em casa detergente em pó, líquido e um tira-manchas que possa ser aplicado localmente, pois isto facilitará muito o trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: wp.clicrbs.com.br
Imagem: nodoas.com
Imagem: lartotal.com
Imagem: minipreco.pt
1 de 5
Como tirar as manchas de comida da roupa