Lavar roupa à mão

Como tirar mancha de ketchup da roupa

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de ketchup da roupa

Costuma-se usar o ketchup em lanches, os quais frequentemente são segurados pelas mãos ao serem consumidos. Por conta disso, são comuns as manchas no vestuário com esse produto. No entanto, é possível aprender a como tirar mancha de ketchup da roupa com algumas dicas bem simples. Confira quais são elas com o umCOMO e evite que as suas peças fiquem danificadas por causa das marcas deixadas pelo alimento.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de dendê da roupa
Passos a seguir:
1

A forma mais eficiente de remover qualquer mancha de tecidos é agindo rápido, sem deixar para se preocupar com a marca apenas na hora que a roupa for lavada. Nesse momento, a substância ou alimento que derramou na roupa já vai estar seco e mais impregnado nas fibras do tecido, dificultando a sua remoção. Por isso, para tirar mancha de ketchup da roupa é importante levar a peça para o tanque ou para a pia e iniciar o procedimento o quanto antes. No entanto, antes mesmo disso, é indicado remover o excesso do produto com uma colher, com o cuidado de não fazer a mancha aumentar de tamanho.

2

O próximo passo consiste em colocar a parte da roupa com a mancha embaixo da torneira para que a água fria auxilie na remoção do ketchup. Para evitar que esse procedimento deixe o alimento ainda mais grudado no tecido, é importante que a água caia no lado avesso da roupa, ou seja, na parte detrás da mancha. Com isso, a água ajuda a mancha sair das fibras da peça. Depois que não tiver mais o que sair com a água, é indicado aplicar detergente líquido e neutro no local onde derramou o alimento e esfregar o tecido com movimento circulares.

Como tirar mancha de ketchup da roupa - Passo 2
3

Depois de enxaguar bem a roupa, pode ser preciso repetir o procedimento, o que vai depender do tamanho da mancha e da quantidade de ketchup que caiu no local. Ao invés de detergente é possível usar sabão líquido concentrado também, o qual pode permanecer na mancha por meia hora, antes de ser enxaguado. Quando se tratam de roupas claras, é possível ainda colocar sobre a mancha um pouco de suco de limão ou vinagre branco, com o auxilio de uma esponja, a fim de ajudar na remoção do alimento. Se isso for feito, pode ser realizado logo após passar o detergente na roupa.

4

Se a mancha de ketchup estiver em estofados ou tapetes, a primeira coisa que deverá fazer é secar a mancha com uma toalha limpa. Depois deve misturar 1/4 de colher de chá de detergente líquido com meia chávena de chá de água fria. Mergulhe a toalha na mistura e coloque-a sobre a mancha. Depois enxague com outra toalha limpa e seca. Se depois disso a mancha ainda permanecer, deve experimentar uma solução de meia chávena de chá de água fria com uma colher de chá de amoníaco e repetir o procedimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de ketchup da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar mancha de ketchup da roupa