Remover as manchas do calçado

Como tirar manchas de azeite dos sapatos

Como tirar manchas de azeite dos sapatos
Imagem: holagourmet.com

As manchas de azeite são as mais comuns, tanto na roupa como nos sapatos. Quem não passou pela situação de passar pela cozinha e uma gota de azeite cair sobre o calçado? Se for assim, não se preocupe porque existem alguns truques que podem ajudar você a se livrar dessas manchas tão desagradáveis e complicadas de tirar. Se quiser saber como tirar manchas de azeite dos sapatos, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra os remédios caseiros mais eficazes.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de mofo dos sapatos

Passos a seguir:

1

Caso observe a mancha de azeite, a primeira coisa que deve ser feita é cobri-la com um produto absorvente, como talco, sal, farinha ou giz em pó. O melhor de todos eles é o talco. Cubra a mancha de azeite do sapato com pó e deixe algumas horas para que absorva toda a gordura. Se não tiver talco e for utilizar sal ou farinha, deixe-os atuar um dia inteiro. O truque é ideal para todos os tipos de sapatos.

2

Passado o tempo de repouso, retire o talco com uma escova de cerdas suaves, com muito cuidado. Depois, com um pano limpo e seco, retire os restos de pó que ficaram no sapato. Se a mancha não sair, você pode repetir o processo ou seguir os seguintes passos, em função do tipo de calçado.

3

Tirar manchas de azeite em sapatos de couro ou pele

Depois de aplicar o talco, há várias opções para eliminar as manchas de azeite de seus sapatos de couro ou pele.

  • Se forem de pele natural, dilua duas colheres de sopa de xampu para cavalos em 1/2 litro de água quente. Umedeça um pano limpo na mistura, retire o excesso de líquido, esfregando a mancha suavemente. Em seguida, com um pano úmido com água, retire o sabão excedente. O sabão de abóbora também é muito eficaz e pode ser encontrado em qualquer supermercado.
  • Se forem de pele ou couro sintético, você pode usar os produtos acima ou o detergente que utiliza normalmente para lavar a louça, porque é um poderoso desengordurante e remove manchas de azeite. Este truque é muito bom para sapatos de couro engraxado.
  • Se o couro é escuro, um truque muito eficaz para tirar manchas de azeite é esfregar com o interior de uma casca de banana, que absorverá a mancha e o deixará como novo.

Em todos os casos, use o secador de cabelo, um ventilador ou qualquer outro objeto que solte ar para secar bem os sapatos, uma vez que se ficarem úmidos, poderão estragar.

Como tirar manchas de azeite dos sapatos - Passo 3
Imagem: ameliasdesalto.com
4

Tirar manchas de azeite em sapatos de camurça

Os sapatos de camurça são bem mais delicados do que os de couro, por isso, devemos ter um cuidado especial para tirar a mancha. Assim, a melhor opção para eliminar manchas de azeite deste tipo de calçado é o talco. Execute as etapas 1 e 2 e a mancha deverá desaparecer. Caso contrário, você pode preparar uma solução com água morna, sabão neutro e um pouco de amoníaco. Bata a mistura até que saia espuma, já que deverá limpar a mancha com a espuma, nunca com o líquido. Ponha um pouco de espuma em uma escova de cerdas de metal e esfregue a mancha com muito cuidado, na direção do pelo. Depois, com um pano limpo, retire os restos e seque bem o sapato com um secador de cabelo.

Como tirar manchas de azeite dos sapatos - Passo 4
Imagem: milshoes.com.br
5

Tirar manchas de azeite em sapatos nobuk

O nobuk é um material extremamente idêntico à camurça, é por isso que às vezes os confundimos e, portanto, sua limpeza é muito parecida. Para tirar manchas deste tipo de sapato não é recomendável utilizar produtos líquidos, mas sendo que o azeite é líquido, mesmo que eliminemos a mancha ficará uma marca em nosso sapato. Assim, para evitar que isto aconteça, o mais recomendável é limpar todo o sapato. Depois de aplicar o talco, prepare uma solução com água quente e sabão em barra. Quando o sabão tiver sido dissolvido, umedeça uma escova de cerdas de metal e limpe todo o sapato, incidindo na mancha de azeite. Lembre-se que este tipo de material deve ser limpo sempre na direção do pelo.

Como tirar manchas de azeite dos sapatos - Passo 5
6

Tirar manchas de azeite em sapatos de tecido

Os sapatos de tecido são os mais fáceis de limpar. Após usar o talco, prepare uma mistura com água morna, sabão neutro e um pouco de bicarbonato de sódio. Quando os ingredientes estiverem bem integrados, umedeça uma escova de cerdas suaves e esfregue a mancha. Em seguida, deixe secar em um lugar com sombra.

Como tirar manchas de azeite dos sapatos - Passo 6
Imagem: seliganamake.blogspot.pt
7

Teste todos estes truques caseiros para tirar manchas de azeite de seus sapatos e se livre delas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de azeite dos sapatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Maria Pereira
Como tirar nódoa de gordura em sapato beije
ISABEL NASCIMENTO
quero limpar colete de couro nobuck virou oleo de maquina singer no couro . obrigado
Imagem: holagourmet.com
Imagem: ameliasdesalto.com
Imagem: milshoes.com.br
Imagem: seliganamake.blogspot.pt
1 de 5
Como tirar manchas de azeite dos sapatos