Fazer o seu próprio ambientador

Como tirar o cheiro a mofo dos armários

Como tirar o cheiro a mofo dos armários
Imagem: elalisio.com

O cheiro a umidade nos armários não é só desagradável, como também consegue penetrar de forma importante em nossas roupas e objetos guardados, deixando um cheiro muito incômodo. Mas este problema tem soluções eficazes graças a alguns truques caseiros que nos ajudarão a tirar o cheiro de umidade dos armários de forma rápida e simples. Descubra em umComo as melhores soluções para eliminar este problema comum.

Também lhe pode interessar: Como tirar cheiro de móvel novo

Passos a seguir:

1

É muito comum que o cheiro a umidade se acumule nos armários cheios de roupas que usamos pouco ou que são antigas e que, às vezes, estão cheias de mofo. Este problema, que ocorre pela presença de diversos fungos, é muitas vezes o que desencadeia o cheiro desagradável de umidade nestes espaços fechados. Para eliminá-lo será necessário eliminar o problema de raiz.

2

Revise o armário em busca de roupa com mofo e fungos. Depois de encontrá-las, tire-as imediatamente do armário e avalie o que fará com elas. Se forem valiosas para você, então o mais recomendável é levá-las à lavanderia para ver se é possível eliminar as marcas de mofo e recuperar as peças de roupa. No caso de roupa que não lhe interesse o melhor é eliminá-la sem pensar.

Como tirar o cheiro a mofo dos armários - Passo 2
Imagem: eliminarmoho.org
3

Se seus armários forem embutidos e ao fazer a revisão não encontrar nenhuma roupa com mofo, mas o cheiro a umidade estiver muito presente, o melhor é esvaziar o armário e ter a certeza de que não há nenhuma infiltração na parede que possa estar produzindo esse cheiro. Caso você detecte uma infiltração será imprescindível consertar para conseguir tirar o cheiro a umidade com sucesso.

Como tirar o cheiro a mofo dos armários - Passo 3
Imagem: goteras.info
4

Uma vez eliminada de raiz a fonte de umidade será a vez de tirar o mau cheiro. O carvão ativo é um aliado muito eficiente para consegui-lo, este produto similar ao carvão para fazer churrasco é ideal para absorver os cheiros mais fortes em pouco tempo. Você pode comprá-lo em lojas de produtos de jardinagem.

Coloque em um recipiente e deixe no fundo do armário por alguns dias. Tenha cuidado porque este produto pode manchar a roupa. Uma vez que o cheiro a umidade desaparecer você poderá retirá-lo. Você pode usar também carvão vegetal, mas não adquira o que é para churrasco e sim o natural.

Como tirar o cheiro a mofo dos armários - Passo 4
Imagem: tecnoificio.com
5

O café, de preferência recém moído, é ideal para absorver e tirar o cheiro a umidade dos armários de forma eficaz. Coloque um recipiente cheio de café no fundo do móvel e deixe ali durante um dia, sem abrir o armário.

Você verá como após 24 horas o mau cheiro terá desaparecido.

Como tirar o cheiro a mofo dos armários - Passo 5
Imagem: grupoelcafetal.com
6

O bicarbonato de sódio conta com diversos usos no âmbito da limpeza do lar, um dos mais populares é como ambientador. Trata-se de um produto excelente para absorver cheiros de forma eficiente, inclusive o de umidade.

Você deve apenas colocar um recipiente com bicarbonato e deixar agir por alguns dias dentro do armário. Você verá como este produto consegue eliminar eficientemente o problema.

Foro: hacercremas.es

Como tirar o cheiro a mofo dos armários - Passo 6
7

Por último, uma solução também eficiente para tirar o cheiro de umidade dos armários é o vinagre branco, um neutralizador de odores muito eficaz usado também para limpar nossa casa a fundo e deixar a roupa impecável.

Coloque um recipiente com vinagre branco no fundo do armário por 24 horas. Durante esse tempo não abra, após um dia você poderá abri-lo e verificar que o cheiro foi embora.

Veja também: Como tirar manchas de mofo da roupa

Como tirar o cheiro a mofo dos armários - Passo 7
Imagem: be-eco.com.pe

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro a mofo dos armários, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Maria Tereza Correa
Moro em Florianopólis desde janeiro de 2021 e é assombroso o mofo dentro de casa e armários,tudo que pode amenizar é importante ter conhecimento.
marlene
Como tirar cheiro de mofo dos armários da cozinha
Carmen
Bom dia, mandei fazer uma sapateira grande com várias prateleiras, têm saída de ar as os meus sapatos começaram a ficar brancos de mofo, perdi até uma bota, ela abriu toda e cortou em baixo a sola, quando percebi o que acontecia, comecei a deixar as portas abertas mas não adiantou, será que tenho que colocar a mistura em todas as prateleiras ou em uma é o suficiente. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Carmen! Recomendo que você coloque em todas mesmo para garantir que o problema não continua!
LANUCHA DAIANE
OLÁ, MEU ARMÁRIO TEM APENAS 6 MESES, EU TENHO QUE LIMPAR TODA SEMANA, POIS FORMA UMA CAMADA VERDE ( MOFO ), ESTA CRIANDO BICHINHOS PEQUENOS, E O CHEIRO ESTA MUITO FORTE, TEM ALGO A SER FEITO? ISSO COMEÇOU POIS MINHA PAREDE NÃO ERA REBOCADA, MAS AGORA JÁ REBOQUEI, PORÉM JÁ DEIXOU O ARMÁRIO ÚMIDO E NÃO CONSIGO ACABAR COM ESSE MOFO, TEM ALGUMA DICA?
Editor umComo.com.br
juliana oliveira
tiro as roupas do roupeiro para fazer os procedimentos acima.o problema e o cheiro de roupa guardada porem limpa e baratas
A sua avaliação:
sylvie
excelentes dicas mas gostaria de receber uma orientação de algo que possa ser deixado permanentemente dentro dos armários que tem sempre cheiro de mofo e umidade mesmo depois de sanado o problema. grata
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Sylvie!

Pode encontrar as melhores dicas nesse artigo que explica tudinho: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-a-umidade-nos-armarios-5610.html
sirlene Rosário
Como tirar guarda roupa .por de café não vai ficar cheiro nas roupas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sirlene! O ideal para não correr esse risco é tirar a sua roupa do armário no dia em que colocar o café no mesmo. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: elalisio.com
Imagem: eliminarmoho.org
Imagem: goteras.info
Imagem: tecnoificio.com
Imagem: grupoelcafetal.com
Imagem: be-eco.com.pe
1 de 7
Como tirar o cheiro a mofo dos armários