Transplante de vegetais

Como transplantar alface

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 21 agosto 2017
Como transplantar alface

Existem diversas vantagens em plantar alface em pequenos vasos para depois transplantar as mudas. Já que essa é uma espécie que combina apenas com algumas temperaturas, é a forma certa de deixar que elas brotem em um ambiente mais controlado para que, depois, mais fortes e adequadas ao clima, se desenvolvam. Desse modo, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como transplantar alface.

Também lhe pode interessar: Como cultivar alface americana

Passos a seguir:

1

A alface cresce melhor quando a temperatura do solo está entre os 15 e 21 graus, assim, os meses da primavera e do outono são os mais adequados para transplantar as mudas para o seu local definitivo. Embora a espécie até possa sobreviver às geadas, o calor intenso pode matá-las. Quando as sementes vão para o solo nos dias muito quentes, corre-se o risco dela florescer antes da hora, o que vai inviabilizar o seu desenvolvimento.

2

Para transplantar alface, portanto, com sucesso, o melhor é que ela seja plantada em um vaso dentro de casa quatro semanas antes. Caso elas demorem mais do que esse período para serem transplantadas, as mudas de alface já estarão grandes demais para o procedimento, o que é negativo para a raiz, uma vez que ela estará mais suscetível aos danos causados pelo processo. Durante a germinação, a alface pode estar num ambiente com temperatura entre os 21 e 23 graus, o que vai tornar o seu desenvolvimento mais ágil.

Como transplantar alface - Passo 2
3

As sementes podem ainda ser colocadas em vasos de turfa, material biodegradável que vai ajudar a manter a segurança das raízes da alface, pois não terá que ser removido durante o transplante. Nesse momento, o mais adequado é deixar as sementes levemente enterradas com pouca terra sobre elas, sendo que não é indicado colocar mais de três sementes por vaso. Antes do transplante, as mudas podem ficar do lado de fora de casa, por alguns dias, mas em um local protegido, para que se acostumem aos poucos ao novo habitat.

4

Na hora do transplante, o vaso de turfa deve ficar com a sua borda toda enterrada. Caso contrário, as raízes da alface podem secar após a planta ser transplantada. Se não for usado vaso de turfa e a muda da planta tiver que sair do seu recipiente, deve-se ter cuidado para não danificar a sua raiz, sendo que ela pode enrolar um pouco e, nesse caso, é possível soltar levemente a terra ao redor das raízes para que ela continue crescendo na direção da base.

5

Porém, deve-se ter cuidado para que o torrão (raízes e terra) não seja danificado. Para retirá-lo do recipiente em que estava, portanto, pode-se ter a ajuda de uma colher. A alface também pode ser transplantada para um vaso maior. A terra, de qualquer forma, deve estar adubada adequadamente e o transplante não deve ser feito sob o sol, e sim, de preferência, no fim do dia ou em um dia nublado. Ao final do procedimento, é preciso regar moderadamente a muda.

Dica: Confira como cuidar de alface em vaso nesse artigo.

Como transplantar alface - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transplantar alface, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como transplantar alface