Limpar a sua casa

Como usar água oxigenada em casa

Como usar água oxigenada em casa

A água oxigenada conta com mais usos do que apenas desinfetar ferimentos. Graças à sua composição e suas propriedades, este produto não tóxico pode ser aplicado em diversas tarefas domésticas. Se você não sabe como tirar proveito da água oxigenada, no seguinte artigo de umComo.com.br encontrará alguns truques simples: desde limpar feridas e desinfetá-las, até tirar manchas diversas. Aprenda como usar água oxigenada em casa, um elemento econômico e ideal para suas atividades diárias.

Também lhe pode interessar: Como fazer água sanitária caseira

Índice

  1. Usar água oxigenada: desinfetar
  2. Usar água oxigenada: tirar manchas
  3. Usar água oxigenada: limpar
  4. Usar água oxigenada: cuidado do corpo

Usar água oxigenada: desinfetar

A água oxigenada conta com uma composição particular que faz com que seja um produto muito desinfetante, além de nada tóxico. Por isso, será um produto ideal para limpar banheiros ou desinfetar objetos pessoais.

Para higienizar o vaso sanitário, aconselhamos você a usá-la uma vez por semana. Coloque uma boa quantidade do produto em um recipiente e deixe repousar durante uns minutos. Depois molhe a escova na água oxigenada e esfregue bem o vaso sanitário para eliminar a sujeira. Se desejar apenas desinfetar, será conveniente aplicar um pouco dentro do vaso sanitário diariamente.

Também será ótimo para desinfetar objetos de uso diário como uma esponja. Misture em um recipiente a água oxigenada com água, em partes iguais. Coloque a esponja dentro e deixe-a se embeber com a solução durante uns 15 minutos, aproximadamente. Depois enxágue. Conseguirá uma desinfecção total.

Usar água oxigenada: tirar manchas

As propriedades da água oxigenada são perfeitas, além disso, para eliminar manchas difíceis, como as de sangue ou vinho.

Para acabar com as manchas de sangue, principalmente se as manchas estão em roupas brancas ou de tons claros, aplique um bom jato de água oxigenada diretamente sobre a mancha e deixe agir durante cinco minutos. Depois, enxágue a peça com água fria e repita a ação três vezes para acabar com a mancha.

Para eliminar as manchas de vinho, pode misturar o peróxido de hidrogênio com o detergente. Misture em partes iguais. Depois, verta um pouco sobre a mancha da roupa e retire a umidade com uma toalha seca. A seguir, enxágue a peça com água quente. A mancha terá desaparecido!

Usar água oxigenada: limpar

Limpar os eletrodomésticos ou os azulejos será bem mais eficaz se o fizer com água oxigenada.

Tire o mau cheiro do forno, do lava-louças ou do micro-ondas, elimine suas manchas ou evite o aparecimento de fungos ou mofo. Para isso, mergulhe uma toalha na água oxigenada e limpe os eletrodomésticos com ela. Depois deixe a umidade agir durante uns minutos e em seguida seque bem com papel de cozinha.

Além disso, com uma mistura de água oxigenada com farinha, poderá deixar brilhantes a bancada da cozinha, azulejos ou superfícies de pedra. Aplique a mistura sobre as manchas destes materiais. Depois envolva a mancha com a mistura através de papel transparente e deixe agir durante toda a noite. No dia seguinte, poderá retirar o papel e o produto com muito cuidado.

Usar água oxigenada: cuidado do corpo

Graças às suas propriedades desinfetantes, a água oxigenada é ideal para limpar as feridas, principalmente se forem superficiais. Pode usá-la para fortalecer as unhas, bem como clareá-las e torná-las mais bonitas. Só precisa passar um pedaço de algodão embebido em água oxigenada e notará a mudança.

Outro uso frequente é a desinfecção de ouvidos. Aplique duas gotas no fundo da orelha e deixe a água oxigenada agir entre meio e um minuto. Passado este tempo, seque o ouvido se gotejar, ainda que só esteja úmido, deixe secar ao ar livre. Recomendamos a você não introduzir nada na orelha. Se seguir este ritual com frequência, a água oxigenada ajudará você a prevenir resfriados e a combater infecções como a otite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar água oxigenada em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Neide
Valeu. Adorei essas informações
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Neide, muito obrigada :)
João
Água oxigenada em feridas?! Não se usa. Água oxigenada para desinfectar ouvidos?! Não se usa. É um "crime" propagarem esses absurdos e erros.
Fernando
Fala sério? absurdo é o que você está dizendo!!
Meire
Sempre que leio essas matérias sobre o uso da água oxigenada me surge uma dúvida: pode ser usado qualquer volume? Além disso eu gostaria de saber a diferença entre a água oxigenada líquida e cremosa. Obrigada
Como usar água oxigenada em casa